Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
2 Apols juntas Arte Tridimenssional

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto: 
“Para desenvolver um bom trabalho de Arte o professor precisa descobrir quais são os interesses, vivências, linguagens, modos de conhecimento de arte e práticas de vida de seus alunos. Conhecer os estudantes na sua relação com a própria região, com o Brasil e com o mundo, é um ponto de partida imprescindível para um trabalho de educação escolar em arte que realmente mobilize uma assimilação e uma apreensão de informações na área artística”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRAZ, M.H.; FUSARI, M.F.R. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001. p. 22. 
A partir dos conteúdos abordados nas aulas, no livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional e na citação acima, relacione corretamente os elementos da coluna 1 às respectivas características elencadas na coluna 2 sobre o ensino de arte:
COLUNA 1:
1)Ana Mae Barbosa
2)Abordagem Triangular
3) Leitura da obra de arte
4) História da arte
COLUNA 2:
(  3    ) Análise crítica da materialidade da obra a partir de princípios estéticos ou semiológicos, ou gestálticos ou iconográficos.
(   4  ) Estudo das obras de arte a partir da contextualização histórica, relação com o período artístico e com outros artistas.
(    1 ) Autora do livro A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos.
(  2   ) Metodologia do ensino que parte da ideia de um ensino da arte que interliga a leitura da obra de arte, a história da arte e o fazer artístico.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	3 – 4 – 1 – 2.
	
	B
	3 – 1 – 2 – 4.
	
	C
	4 – 3 – 1 – 2.
	
	D
	4 – 3 – 2 – 1.
	
	E
	3 – 4 – 2 – 1.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto sobre o Construtivismo Russo:
“Para o construtivismo, a pintura e a escultura são pensadas como construções — e não como representações —, guardando proximidade com a arquitetura em termos de materiais, procedimentos e objetivos. O termo construtivismo liga-se diretamente ao movimento de vanguarda russa e a um artigo do crítico N. Punin, de 1913, sobre os relevos tridimensionais de Vladimir Evgrafovic Tatlin (1885–1953)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3780/construtivismo>. Acesso em: 14 maio 2017. 
De acordo com o excerto de texto e o conteúdo do livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, sobre o Construtivismo Russo, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as Verdadeiras e F para as Falsas:
(v  ) A matéria “real” no espaço “real” era a concepção idealizada pelos construtivistas.
(f  ) Os construtivistas evitavam o uso da madeira, do vidro, do metal, do arame e do plástico.
( f ) O construtivismo russo foi uma corrente de vanguarda artística liderada por Pablo Picasso.
(v  ) Os construtivistas russos focavam os processos que tinham como suporte os materiais industriais e as técnicas da engenharia.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – F – F – V
Questão 3/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Observe as imagens abaixo leia o fragmento de texto:
Fonte: The Ny Carlsberg Glyptotek is an art museum in Copenhagen, Denmark with Rodin's The Thinker. Disponível em: <https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/ny-carlsberg-glyptotek-art-museum-copenhagen-619997555?src=6OnNwgwJtwcpseePKvdWmQ-1-28>. Acesso em: 13 mai. 2017. 
Fonte:Fonte View of a two men statue at Jardin Des Tuileries in Paris. Expansive, 17th-century formal garden dotted with statues, including 18 bronzes by Maillol. Disponível em: <https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/view-two-men-statue-jardin-des-509502703?src=wgUUdyXc0PpDEozcKzd72g-1-12>. Acesso em: 13 maio 2017. 
“Maillol (1997) e Rodin (1990) carregam a tendência de suas esculturas com suas formas próprias de expressão. Para Maillol, a escultura deve ter a menor quantidade possível de movimento e Rodin explica que o direcionamento é dado pelo movimento geral da escultura. Qualquer um, que tenha contato com as obras desses artistas, compreende a relevância do papel desempenhado pela relação estaticidade/ação. É interessante notar que, no caso de Rodin, esse movimento geral de natureza vaga aparece nos primeiros esboços envolto em uma espécie de névoa – uma ação com contornos pouco nítidos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Fapesp: Annablume, 2004. p. 28. 
De acordo com as obras de Maillol e Rodin, a leitura do texto acima e o livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo escultura refere-se à arte de desenhar e/ou pintar a matéria por meio do entalhe, modelado, cinzelado e fundição.
II. Diante de uma obra, como Davi, de Michelangelo, por exemplo, ou O Pensador, de Rodin, conseguimos percebê-las como esculturas.
III. Nas esculturas, os artistas realizam trabalhos figurativos em bronze e mármore em detrimento de figuras e detalhes abstratos.
IV. A sensação de movimento nas obras de Rodin é reforçada pela indefinição nos contornos das figuras. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e IV.
	
	B
	II e IV,
	
	C
	III e IV
	
	D
	I, II e III
	
	E
	II, III e IV
Questão 4/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto:
“Os trabalhos de arte, nessa concepção, são simplesmente objetos materiais e não veículos portadores de ideias ou emoções. Um vocabulário construído de ideias como despojamento, simplicidade e neutralidade, manejado com o auxílio de materiais industriais – vidro, aço, acrílico etc. –, é o núcleo do programa da minimal art”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3229/minimalismo>. Acesso em: 15 maio 2017
A partir da leitura do trecho acima e do conteúdo abordado no livro Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as Verdadeiras e F para as Falsas, no que diz respeito às obras de David Smith (1906–1965) e Anthony Caro (1924–2013):
( ) Smith e Caro gostavam de provocar a impossibilidade e criaram grandes desenhos no espaço, com materiais geralmente pesados e duros, linhas leves e cores fortes compondo formas ao ar livre.
( ) Smith e Caro foram chamados de pintores-construtores, por não se fixarem nos materiais tradicionais, investigando e se aventurando nos diferentes materiais e ferramentas usadas.
( ) Smith criou linhas curvas e sinuosas, conseguindo desenvolver formas delicadas com aço e ferro, como um desenho mesmo, mas que foge do figurativo.
( ) Smith vislumbrava formas e criava com audácia, sem nenhuma preocupação narrativa. Suas obras foram chamadas de novas esculturas.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	F – V – V – F
Questão 5/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto e observe a imagem a seguir:
“A partir do século XX, a escultura, ou melhor dizendo, a arte tridimensional continua forte, agora com um campo vasto de possibilidades. A história da arte nos possibilita detectar algumas nuances que nos ajudam a compreender esse novo rumo do pensar a escultura, da investigação dos variados materiais e da exploração do espaço”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOURENÇO, Cleidiane. Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 22.
Fonte: Twenty cent — a futuristic sculpture by Umberto Boccioni,
Página123