Buscar

2 Apols juntas Arte Tridimenssional

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto: 
“Para desenvolver um bom trabalho de Arte o professor precisa descobrir quais são os interesses, vivências, linguagens, modos de conhecimento de arte e práticas de vida de seus alunos. Conhecer os estudantes na sua relação com a própria região, com o Brasil e com o mundo, é um ponto de partida imprescindível para um trabalho de educação escolar em arte que realmente mobilize uma assimilação e uma apreensão de informações na área artística”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRAZ, M.H.; FUSARI, M.F.R. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001. p. 22. 
A partir dos conteúdos abordados nas aulas, no livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional e na citação acima, relacione corretamente os elementos da coluna 1 às respectivas características elencadas na coluna 2 sobre o ensino de arte:
COLUNA 1:
1)Ana Mae Barbosa
2)Abordagem Triangular
3) Leitura da obra de arte
4) História da arte
COLUNA 2:
(  3    ) Análise crítica da materialidade da obra a partir de princípios estéticos ou semiológicos, ou gestálticos ou iconográficos.
(   4  ) Estudo das obras de arte a partir da contextualização histórica, relação com o período artístico e com outros artistas.
(    1 ) Autora do livro A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos.
(  2   ) Metodologia do ensino que parte da ideia de um ensino da arte que interliga a leitura da obra de arte, a história da arte e o fazer artístico.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	3 – 4 – 1 – 2.
	
	B
	3 – 1 – 2 – 4.
	
	C
	4 – 3 – 1 – 2.
	
	D
	4 – 3 – 2 – 1.
	
	E
	3 – 4 – 2 – 1.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto sobre o Construtivismo Russo:
“Para o construtivismo, a pintura e a escultura são pensadas como construções — e não como representações —, guardando proximidade com a arquitetura em termos de materiais, procedimentos e objetivos. O termo construtivismo liga-se diretamente ao movimento de vanguarda russa e a um artigo do crítico N. Punin, de 1913, sobre os relevos tridimensionais de Vladimir Evgrafovic Tatlin (1885–1953)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3780/construtivismo>. Acesso em: 14 maio 2017. 
De acordo com o excerto de texto e o conteúdo do livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, sobre o Construtivismo Russo, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as Verdadeiras e F para as Falsas:
(v  ) A matéria “real” no espaço “real” era a concepção idealizada pelos construtivistas.
(f  ) Os construtivistas evitavam o uso da madeira, do vidro, do metal, do arame e do plástico.
( f ) O construtivismo russo foi uma corrente de vanguarda artística liderada por Pablo Picasso.
(v  ) Os construtivistas russos focavam os processos que tinham como suporte os materiais industriais e as técnicas da engenharia.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – F – F – V
Questão 3/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Observe as imagens abaixo leia o fragmento de texto:
Fonte: The Ny Carlsberg Glyptotek is an art museum in Copenhagen, Denmark with Rodin's The Thinker. Disponível em: <https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/ny-carlsberg-glyptotek-art-museum-copenhagen-619997555?src=6OnNwgwJtwcpseePKvdWmQ-1-28>. Acesso em: 13 mai. 2017. 
Fonte:Fonte View of a two men statue at Jardin Des Tuileries in Paris. Expansive, 17th-century formal garden dotted with statues, including 18 bronzes by Maillol. Disponível em: <https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/view-two-men-statue-jardin-des-509502703?src=wgUUdyXc0PpDEozcKzd72g-1-12>. Acesso em: 13 maio 2017. 
“Maillol (1997) e Rodin (1990) carregam a tendência de suas esculturas com suas formas próprias de expressão. Para Maillol, a escultura deve ter a menor quantidade possível de movimento e Rodin explica que o direcionamento é dado pelo movimento geral da escultura. Qualquer um, que tenha contato com as obras desses artistas, compreende a relevância do papel desempenhado pela relação estaticidade/ação. É interessante notar que, no caso de Rodin, esse movimento geral de natureza vaga aparece nos primeiros esboços envolto em uma espécie de névoa – uma ação com contornos pouco nítidos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Fapesp: Annablume, 2004. p. 28. 
De acordo com as obras de Maillol e Rodin, a leitura do texto acima e o livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo escultura refere-se à arte de desenhar e/ou pintar a matéria por meio do entalhe, modelado, cinzelado e fundição.
II. Diante de uma obra, como Davi, de Michelangelo, por exemplo, ou O Pensador, de Rodin, conseguimos percebê-las como esculturas.
III. Nas esculturas, os artistas realizam trabalhos figurativos em bronze e mármore em detrimento de figuras e detalhes abstratos.
IV. A sensação de movimento nas obras de Rodin é reforçada pela indefinição nos contornos das figuras. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e IV.
	
	B
	II e IV,
	
	C
	III e IV
	
	D
	I, II e III
	
	E
	II, III e IV
Questão 4/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto:
“Os trabalhos de arte, nessa concepção, são simplesmente objetos materiais e não veículos portadores de ideias ou emoções. Um vocabulário construído de ideias como despojamento, simplicidade e neutralidade, manejado com o auxílio de materiais industriais – vidro, aço, acrílico etc. –, é o núcleo do programa da minimal art”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3229/minimalismo>. Acesso em: 15 maio 2017
A partir da leitura do trecho acima e do conteúdo abordado no livro Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as Verdadeiras e F para as Falsas, no que diz respeito às obras de David Smith (1906–1965) e Anthony Caro (1924–2013):
( ) Smith e Caro gostavam de provocar a impossibilidade e criaram grandes desenhos no espaço, com materiais geralmente pesados e duros, linhas leves e cores fortes compondo formas ao ar livre.
( ) Smith e Caro foram chamados de pintores-construtores, por não se fixarem nos materiais tradicionais, investigando e se aventurando nos diferentes materiais e ferramentas usadas.
( ) Smith criou linhas curvas e sinuosas, conseguindo desenvolver formas delicadas com aço e ferro, como um desenho mesmo, mas que foge do figurativo.
( ) Smith vislumbrava formas e criava com audácia, sem nenhuma preocupação narrativa. Suas obras foram chamadas de novas esculturas.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	F – V – V – F
Questão 5/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto e observe a imagem a seguir:
“A partir do século XX, a escultura, ou melhor dizendo, a arte tridimensional continua forte, agora com um campo vasto de possibilidades. A história da arte nos possibilita detectar algumas nuances que nos ajudam a compreender esse novo rumo do pensar a escultura, da investigação dos variados materiais e da exploração do espaço”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOURENÇO, Cleidiane. Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 22.
Fonte: Twenty cent — a futuristic sculpture by Umberto Boccioni,Italy. Euro currency isolated on white background. Disponível em: <https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/twenty-cent-futuristic-sculpture-by-umberto-567351880?src=ptETCKvAsm5YGiKlyPCryw-1-0>. Acesso em: 26 maio 2017. 
No que diz respeito ao contexto histórico mencionado acima e de acordo com o conteúdo abordado no livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, relacione os artistas elencados abaixo, com as respectivas características apresentadas na sequência, acerca de suas produções pictóricas:
1. Auguste Rodin
2. Umberto Boccioni
3. Vladimir Tatlin
4. Picasso
(  4 ) Artista que integrou o cubismo sintético e produziu a obra Violão, que foi produzida em folhas de metal e arame.
(  1  ) Artista que pode ser considerado o “pontapé inicial” para a transformação da escultura tradicional.
(  2  ) Artista futurista que acreditava que a escultura deveria unir forma e ambiente.
(   3 ) Artista construtivista que pretendia transformar as construções pictóricas em objetos reais.
(   1 ) Artista que tem sua obra ligada à raiz clássica e a um processo que estabelece o equilíbrio como norma. 
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	3 – 4 – 2 – 1 – 2
	
	B
	4 – 2 – 1 – 3 – 3
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3 – 1
	
	D
	2 – 4 – 1 – 1 – 3
	
	E
	1 – 2 – 4 – 3 – 2
Questão 1/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto sobre a arte abstrata:
“Em sentido amplo, abstracionismo refere-se às formas de arte não regidas pela figuração e pela imitação do mundo. Em acepção específica, o termo liga-se às vanguardas europeias das décadas de 1910 e 1920, que recusam a representação ilusionista da natureza. A decomposição da figura, a simplificação da forma, os novos usos da cor, o descarte da perspectiva e das técnicas de modelagem e a rejeição dos jogos convencionais de sombra e luz, aparecem como traços recorrentes das diferentes orientações abrigadas sob esse rótulo. Inúmeros movimentos e artistas aderem à abstração, que se torna, a partir da década de 1930, um dos eixos centrais da produção artística no século XX”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo347/abstracionismo>. Acesso em: 15 maio. 2017. 
A partir dos conteúdos abordados nas aulas, da citação acima e do livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, sobre o abstracionismo, leia as sentenças abaixo, assinalando V para as Verdadeiras F para as Falsas:
(v ) A arte abstrata teve seu auge com a pintura, mas, no campo tridimensional, também encontramos trabalhos que escaparam do naturalismo.
(f  ) Marcel Duchamp é um representante da arte abstrata norte-americana, mais conhecido por suas pinturas abstratas.
( v  ) Frank Stella é um representante da arte abstrata norte-americana, produzindo esculturas que exploravam possibilidades do espaço.
(v ) A escultura abstrata teve seu desenvolvimento influenciado pelo expressionismo abstrato, movimento norte-americano que valorizava novas experiências no processo artístico.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 2/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto e observe o detalhe (cabeça) da obra de Rodin, intitulada “Monumento à Balzac”: 
“Auguste Rodin (1840–1917), escultor francês, desestabilizou a escultura clássica, revelando a essência da forma, exibindo as tensões que sustentam a escultura, excluindo a uniformidade e a perfeição anatômica, como era nos moldes de Michelangelo (1475–1564)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOURENÇO, Cleidiane. Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 23.
 
Fonte: Monumental Head of Balzac (Rodin sculpture). Disponível em: <https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/monumental-head-balzacrodin-sculpture-304180283?src=D6bdg4ioCqnzmRdSHnrAgg-1-4>. Acesso em: 25 maio 2017. 
Sobre a produção escultórica de Rodin, de acordo com a imagem dada e considerando o livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas: 
(   ) A obra de Rodin, Monumento a Balzac, nos conduz a uma aproximação com a série Escravos, que Michelangelo deixou inacabada.
(   ) Michelangelo concebeu as esculturas da série Escravos para o túmulo do Papa Júlio II.
(   ) Na série Escravos, Michelangelo demonstra o processo da escultura muito próximo ao que Rodin faz, ao preferir o acabamento polido e refinado.
(    ) Na série Escravos, Michelangelo revela a pedra bruta de onde surgem as figuras com fortes expressões corporais, como a estética presente nas esculturas de Rodin. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – V
	
	B
	F – F – F – F
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – V – F – V
Questão 3/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto:
“Entre os vários artistas ou pensadores que se ocuparam de introduzir polêmicos questionamentos acerca do que vem a ser, afinal de contas, a obra de Arte – e do que deveria ser a Arte mais propriamente no período moderno – foi seguramente Marcel Duchamp, aquele que mais lançou instigantes provocações com vista à renovação conceitual do artístico. Não é à toa que, talvez apenas rivalizado por Picasso e Matisse na sua capacidade de surpreender o mundo consumidor de arte na primeira metade do século XX, Duchamp é ainda hoje considerado um dos nomes de maior impacto na História da Arte Moderna. (...) ao contrário de Picasso e Matisse, a sua importância não se dá tanto pelas suas obras tomadas em si mesmas, mas sim pelo que elas vieram representar em termos de questionamento e redefinição do que vem a ser a própria Arte”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROS, José D’Assunção. Rebeldia e modernidade em Marcel Duchamp: uma redefinição do objeto e do sujeito artísticos. Revista Palíndromo, n. 11, jul./dez. 2014, p. 74.
Segundo o fragmento de texto e o conteúdo do livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, no que diz respeito à obra de Duchamp, podemos afirmar que:
I. O artista quebrou a barreira do pedestal antes mesmo de se pensar em uma espacialidade contemporânea, já que, na obra Milha de fio, a instalação se apoiava nas paredes da galeria.
II. O artista influenciou artistas tais como Picasso e Matisse até os minimalistas da década de 1960, “na intenção de fazer coincidir arte e vida”.
III. O artista serve de modelo para todas as vanguardas artísticas, tal como o Cubismo e o Futurismo.
IV. Dentre os ready-mades de Duchamp, temos a Roda de bicicleta, de 1913, e A fonte, de 1917, dentre suas obras mais famosas. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	I e IV
	
	D
	II e IV
	
	E
	I, II e III
Questão 4/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto:
“O termo assemblage é incorporado às artes em 1953, cunhado pelo pintor e gravador francês Jean Dubuffet (1901–1985) para fazer referência a trabalhos que, segundo ele, ‘vão além das colagens’. O princípio que orienta a feitura de assemblages é a ‘estética da acumulação’: todo e qualquer tipo de material pode ser incorporado à obra de arte. O trabalho artístico visa romper definitivamente as fronteiras entre arte e vida cotidiana; ruptura já ensaiada pelo dadaísmo, sobretudo pelo ready-made de Marcel Duchamp (1887–1968) e pelas obras Merz (1919), de Kurt Schwitters (1887–1948)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo325/assemblage>. Acesso em: 14 maio 2017. 
Segundo o conteúdo abordado no livro-base Entre cores,formas e labirintos: arte tridimensional, a respeito do conceito de assemblage mencionado no texto acima, é correto dizer que:
	
	A
	Assemblage é um procedimento artístico que tem como característica a planaridade da obra.
	
	B
	Assemblage é uma palavra de origem francesa que significa a desmontagem do objeto artístico.
	
	C
	A assemblage se aproxima da palavra colagem, já que é realizada num plano com três dimensões.
	
	D
	Na assemblage, a colagem é frequentemente utilizada com processos diversos, como soldar, cortar, pregar, parafusar, entre outros.
	
	E
	O termo assemblage foi traduzido muitas vezes como colagem tridimensional, pelo caráter de incorporar uma infinidade de materiais na sua produção.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Tridimensional
Leia o fragmento de texto sobre Alexander Calder:
“Depois de ter estudado em Nova York, transfere-se para Paris, onde, em 1926, apresenta seus primeiros objetos animados (O circo), que por dois anos constituem o centro de atrações parisienses. A descoberta de um movimento natural, obtido segundo o princípio da balança, baseado num contrapeso rodando num eixo que sustenta a obra, constitui a base de seus móbiles, que, abandonada a esteticidade, fazem-se vibrantes, sensíveis a cada movimento do ar, imitam o movimento das folhas ao vento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARGAN, Giulio. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 657. 
A partir do trecho de texto que comenta sobre os móbiles de Calder, bem como o conteúdo do livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, sobre a arte cinética, analise as afirmativas a seguir:
I. Alexander Calder criou móbiles que se encaixam na abordagem da pintura bidimensional.
II. Os móbiles movem-se com o recurso mecânico que contribui para que ele gire no espaço.
III. Os móbiles são estruturas de fios e arames que sustentam, em suas pontas, figuras e formas abstratas coloridas.
IV. O volume virtual dos móbiles está no movimento de cada linha que, em conjunto, interceptam-se e nos conduzem a ver formas no espaço. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	IIII e IV
	
	C
	I e III
	
	D
	II e III
	
	E
	I e IV

Continue navegando