cargos e salarios
9 pág.

cargos e salarios


DisciplinaDesenvolvimento de Recursos Humanos674 materiais7.755 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Leia as afirmações a afirmações a seguir a assinale V-verdadeiro e F-falso
 
( ) Durante anos era discutida qual a melhor forma de remuneração que tinham alguma coisa a ver com o objetivo e a estratégia da organização. Foi aí que surgiu a régua salarial que é formada por um conjunto que dá a definição da política salarial, assim valorizando as competências e as habilidades de cada um dentro da empresa.
 
( ) A régua salarial amplia o feedback e consequentemente favorece no autodesenvolvimento dos profissionais da empresa. Nas organizações essa régua salarial serve para separar e remunerar seus funcionários conforme o cargo que ocupam.
 
( ) a introdução dos conceitos de habilidades ou de competências ajusta-se bem à sistemática de Réguas Salariais, uma vez que estabelece um range para a evolução natural dos profissionais em seus departamentos.
 
( ) Uma Política Salarial que remunere as pessoas de acordo com suas habilidades e competências faz com que a organização tenha a qualidade e o resultado esperado.
 
( ) A Política Salarial é importante e deve ser bem analisada, pois, é através dela que a empresa vai atrair profissionais que estão procurando.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
 
Escolha uma:
a. F \u2013 V \u2013 V - V
b. V \u2013 V \u2013 V - V Correto
c. V \u2013 F \u2013 V - V
d. F \u2013 F \u2013 F - F
e. V \u2013 V \u2013 F - V
Feedback
A resposta correta é: V \u2013 V \u2013 V - V.
Questão 2
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A avaliação de cargos é o processo pelo qual se estabelece o grau de importância das funções (seja no aspecto mental, físicos, condições de trabalho e etc) desempenhadas na empresa e a diferenciação entre elas, (Cardoso, 2017). 
 
Com base nas questões que dizem respeito a avaliação de cargos, assinale a alternativa correta.
 
Escolha uma:
a. Ao se definir os valores relativos dos cargos cria-se uma hierarquia entre os mesmos por intermédio de uma análise de comparação, levando-se em conta os fatores a serem mensurados em cada grupo ocupacional como os grupos: administrativo, operacional, técnico e alta gestão. Correto
b. Realizada a avaliação dos cargos estes terão um sentido único, particular, que contribuirá exclusivamente para o processo de demissão dos colaboradores.
c. Para que ocorra avaliação dos cargos faz-se necessário classificar os cargos, de acordo com os grupos informais, existentes na empresa, para tanto deve levar em conta a natureza do trabalho do cargo bem como o perfil da pessoa que ocupa tal cargo.
d. O propósito da avaliação de cargos é definir o valor de cada cargo dentro da organização. Entretanto você também poderá observar que a ênfase desse procedimento recai sobre a pessoa, não sobre o cargo propriamente dito.
e. O Objetivo da avaliação de cargos é estabelecer uma política salarial mais privilegiada, enfatizando exclusivamente os cargos estratégicos, já que estes merecem toda a atenção da empresa, para a determinação dos salários de alto nível.
Feedback
A resposta correta é: Ao se definir os valores relativos dos cargos cria-se uma hierarquia entre os mesmos por intermédio de uma análise de comparação, levando-se em conta os fatores a serem mensurados em cada grupo ocupacional como os grupos: administrativo, operacional, técnico e alta gestão..
Questão 3
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Atualmente a gestão de pessoas nas organizações vem passando por profundas transformações, uma vez que o mercado de trabalho apresenta um novo perfil de colaborador, com especificidades não existentes até então, para isso, faz-se necessário um olhar diferenciado para este profissional que começa a fazer parte das organizações, sendo estes dotados de um novo perfil comportamental e de competências.
 
Avalie as afirmativas a seguir
 
I. A gestão por competências vem tratar de um novo modelo gerencial de pessoas, atentando-se para aspectos cognitivos, funcionais e organizacionais, trazendo em foco, por consequência, uma nova sistemática de retenção deste profissional, através de avaliações focadas em competências e políticas salariais envoltas neste contexto.
 
II. Muitas empresas não possuem os conhecimentos de como mapear o desempenho humano, e devido a isso, apresentam ineficácia para a própria empresa e para seus colaboradores, atingindo diretamente a produção e a competitividade da empresa.
 
III. A gestão de pessoas é muito importante nas grandes organizações, não sendo necessário sua aplicação em empresas pequenas e principalmente naquelas que são familiares.
 
Está correto o que se afirma em
Escolha uma:
a. I e III apenas.
b. I e II apenas. Correto
c. II apenas.
d. III apenas.
e. I, II e III.
Feedback
A resposta correta é: I e II apenas..
Questão 4
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Nada garante que uma organização com uma distribuição equitativa de salários esteja oferecendo uma remuneração competitiva em relação ao mercado. Por isso, para verificar como anda o equilíbrio externo dos salários da empresa é preciso lançar mão de outro instrumento: a pesquisa salarial (Marras, 2000 apud CARDOSO, 2017).
 
Considerando os aspectos que envolvem a elaboração e aplicação de uma pesquisa salarial, analise as afirmativas a seguir:
 
 
I. Tem por objeto a investigação de dados como: salário, remuneração variável (bônus, PLR, comissões), adicionais como periculosidade, insalubridade ou adicional por tempo de serviço e outros que irão compor o \u201ctotal em dinheiro\u201d recebido pelo funcionário.
 
 
II. Além dos valores referentes às remunerações podem ser também pesquisadas questões referentes a benefícios, tais como: assistência médica à saúde, planos odontológicos, creche, seguro de vida, vale refeição etc., que uma vez sendo coletados minuciosamente compreenderão a composição da \u201cremuneração total\u201d,
III. Não é recomendado que a empresa que está realizando a pesquisa salarial faça a entrega de um relatório final contendo todos os dados referentes à mesma, às empresas participantes.
 
 
IV. Quanto a escolha das empresas participantes da pesquisa, nenhuma influência pode se esperar da região em que se encontram as mesmas, uma vez que o aspectos mais importante para determinação destas é o número de funcionários existentes nas mesmas. 
 
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas I e II. Correto
b. I, II, III e IV.
c. Apenas I, III e IV.
d. Apenas I, II e IV.
e. Apenas II, III e IV.
Feedback
A resposta correta é: Apenas I e II..
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Segundo (Cardoso, 2017), os métodos não quantitativos consistem em um simples ordenamento dos cargos segundo seu valor global comparativo, pode ser dividido em Método de escalonamento de cargos e Método de Categorias Pré-determinadas ou de classificação. Sobre a aplicabilidade dos métodos não quantitativos, leia as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.
 
 
 
O Método de Graus predeterminados vem aplicar um detalhamento maior em comparação ao método de sistemas de pontos, isto em virtude do mesmo consistir em definir especificações muito mais complexas para os diferentes níveis ou classes estabelecidos.
 
 
 
 Sendo assim
 
 
 
O Método de escalonamento de cargos é o método que apresenta abordagem mais básica e intuitiva à avaliação de cargos, em outras palavras, consiste em comparar os cargos da empresa uns com os outros segundo determinado critério (escolaridade, complexidade, por exemplo) e ordená-los hierarquicamente.
 
 
Escolha uma:
a. Ambas as frases estão corretas e a segunda complementa a primeira.
b. A primeira frase está correta e a segunda não diz respeito ao mesmo assunto.
c. Ambas estão corretas, mas a segunda não corresponde a primeira. Incorreto
d. A primeira