Buscar

Testes de Direito Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CIVIL VI –Testes 04 -
	 1a Questão
	No direito brasileiro: 
	 
	a sucessão legítima é subsidiária em relação à sucessão testamentária.
	
	a sucessão testamentária só pode abranger os bens da legítima.
	
	a sucessão testamentária só pode abranger 20% do patrimônio do de cujus.
	
	a sucessão testamentária não pode abranger os bens da legítima.
	
	a sucessão testamentária prevalece em qualquer caso, sem levar em consideração a sucessão legítima.
	Explicação: Compreensão dos arts. 1845 a 1850 do CC a despeito dos direitos dos herdeiros necessários, em que estes terão direito à metade dos bens do falecido, quando este deixar testamento.
	
	 2a Questão
	
	Em testamento, Antônio previu a constituição de fundação para a promoção da educação de crianças carentes. Quando de seu falecimento, constatou-se que os bens destinados à criação da fundação seriam insuficientes para sua constituição. O testamento nada previu para esta hipótese. Os bens deverão ser
	 
	destinados para outra fundação que se proponha a igual ou semelhante fim.
	
	repartidos entre os herdeiros de Antônio.
	
	destinados ao Município.
	
	doados a qualquer organização sem fins lucrativos, ainda que de natureza diversa.
	
	destinados a qualquer outra fundação, desde que no mesmo âmbito territorial.
	Explicação: Art. 63 CC. Quando insuficientes para constituir a fundação, os bens a ela destinados serão, se de outro modo não dispuser o instituidor, incorporados em outra fundação que se proponha a fim igual ou semelhante.
	
	3a Questão
	
	Sobre a legitimidade passiva é incorreto afirmar que:
	
	Pelo princípio da Saisine, como não existe sujeito subjetivo sem titular, no mesmo instante que ocorre o fim da existência da pessoa natural, abre-se a sucessão e a herança transmite-se automaticamente sine facto ominis.
	 
	Em qualquer situação a pessoa só poderá dispor por testamento 50% do seu patrimônio.
	
	A massa patrimonial deixada pelo autor da herança denomina-se espólio.
	
	A legitimidade passiva para suceder é a regra e a ilegitimidade a exceção. Assim, como regra, todas as pessoas nascidas ou concebidas no momento da abertura da sucessão estão aptas à suceder.
	
	O princípio Saisine está previsto no ordenamento brasileiro no art. 1784 do C.C.
	Explicação: - Na forma do art. 1789 do CC a afirmativa é caso de legitimidade ativa. Art. 1.789. Havendo herdeiros necessários, o testador só poderá dispor da metade da herança.
	
	 4a Questão
	
	
	Os pais de Raimundo já haviam falecido e, como ele não tinha filhos, seu sobrinho Otávio era seu único parente vivo. Seu melhor amigo era Alfredo. Em um determinado dia, Raimundo resolveu fazer sozinho uma trilha perigosa pela Floresta dos Urucuns e, ao se perder na mata, acidentou-se gravemente. Ao perceber que podia morrer, redigiu em um papel, datado e assinado por ele, declarando a circunstância excepcional em que se encontrava e que gostaria de deixar toda a sua fortuna para Alfredo. Em razão do acidente, Raimundo veio a falecer, sendo encontrado pelas equipes de resgate quatro dias depois do óbito. Ao seu lado, estava o papel com sua última declaração escrita em vida, que foi recolhido pela equipe de resgate e entregue à Polícia. Ao saber do ocorrido, Otávio consulta seu advogado para saber se a declaração escrita por Raimundo tinha validade. Com base na hipótese narrada, assinale a afirmativa correta.
	
	O testamento será nulo
	
	O testamento deixado por Raimundo não tem validade em virtude da ausência das formalidades legais para o ato de última vontade, em especial a presença de testemunhas.
	 
	O testamento deixado por Raimundo poderá ser confirmado, a critério do juiz, já q a lei admite o testamento particular sem presença testemunhas qdo testador estiver em circunstâncias excepcionais.
	
	O testamento deixado por Raimundo não tem validade porque a lei só admite o testamento público, lavrado na presença de um tabelião.
	 
	O testamento deixado por Raimundo tem validade, mas suas disposições terão que ser reduzidas em 50%, pelo fato de Otávio ser herdeiro de Raimundo.
	Explicação: - Art. 1.879 CC. Em circunstâncias excepcionais declaradas na cédula, o testamento particular de próprio punho e assinado pelo testador, sem testemunhas, poderá ser confirmado, a critério do juiz.
	
	 5a Questão
	
	
	Ester, viúva, tinha duas filhas muito ricas, Marina e Carina. Como as filhas não necessitam de seus bens, Ester deseja beneficiar sua irmã, Ruth, por ocasião de sua morte, destinando-lhe toda a sua herança, bens que vieram de seus pais, também pais de Ruth. Ester o(a) procura como advogado(a), indagando se é possível deixar todos os seus bens para sua irmã. Deseja fazê-lo por meio de testamento público, devidamente lavrado em Cartório de Notas, porque suas filhas estão de acordo com esse seu desejo. Assinale a opção que indica a orientação correta a ser transmitida a Ester.
	 
	Ester pode dispor de 50% de seu patrimônio em favor de Ruth, cabendo os outros 50% necessariamente às suas filhas, Marina e Carina, na proporção de 25% para cada uma.
	
	Em virtude de ter descendentes, Ester não pode dispor de seus bens por testamento.
	
	Ester só pode dispor de 1/3 de seu patrimônio em favor de Ruth, cabendo o restante de sua herança às suas filhas Marina e Carina, dividindo-se igualmente o patrimônio.
	
	Todas alternativas estão incorretas.
	
	Ester pode dispor de todo o seu patrimônio em favor de Ruth, já que as filhas estão de acordo.
	Explicação: - Aplicação do limite da liberdade de testar do art. 1789 do CC.
	
	 6a Questão
	
	
	 Ao estipular o doador que os bens doados reverterão ao seu patrimônio se o donatário vier a falecer antes dele, qual é o tipo de doação?:
	
	Condição a prazo determinado
	 
	 Com cláusula de reversão. 
	
	 Condição positiva
	
	 Conjuntiva inoficiosa. 
	
	Sob condição suspensiva expressa
	Explicação: -Dispõe o artigo 547 do Código Civil que ¿O doador pode estipular que os bens doados voltem ao seu patrimônio, se sobreviver ao donatário¿.O bem adquirido pelo donatário com tal cláusula estará, portanto, sujeito à condição resolúvel, sendo, assim, uma modalidade de propriedade temporária
	
	 7a Questão
	
	
	Caduca o legado, se:
	
	sobrevier descendente sucessível, desconhecido do testador quando testou.
	
	o testamento não respeitar os requisitos essenciais à sua validade.
	
	referir à pessoa incerta impossível de se identificar.
	 
	a coisa perecer ou for evicta.
	
	inquinado de erro, dolo ou coação.
	Explicação: - Art. 1.939. Caducará o legado:I - se, depois do testamento, o testador modificar a coisa legada, ao ponto de já não ter a forma nem lhe caber a denominação que possuía; II - se o testador, por qualquer título, alienar no todo ou em parte a coisa legada; nesse caso, caducará até onde ela deixou de pertencer ao testador; III - se a coisa perecer ou for evicta, vivo ou morto o testador, sem culpa do herdeiro ou legatário incumbido do seu cumprimento; IV - se o legatário for excluído da sucessão, nos termos do art. 1.815; V - se o legatário falecer antes do testador. Art. 1.940. Se o legado for de duas ou mais coisas alternativamente, e algumas delas perecerem, subsistirá quanto às restantes; perecendo parte de uma, valerá, quanto ao seu remanescente, o legado.
	
	 8a Questão
	
	
	Marcos, Alberto, Carla, José e Paulo são irmãos e herdeiros da mãe falecida. Marcos deseja transferir seus direitos sucessórios para Carla onerosamente, tendo garantido a preferência também a Alberto e Paulo. Diante disso, marque a alternativa correta:
	
	O negócio jurídico depende do deferimento do juiz da sucessão.
	
	Não havia necessidade de se conferir preferência porque não se trata de condomínio.
	 
	José poderá impugnar a cessão porque não lhe foi oferecido o quinhão de Marcos.
	
	A cessão está perfeita,desde que o preço e as condições oferecidas a todos tenham sido iguais.
	
	Nenhuma das opções
	 4a Questão
	
	Sobre sucessão testamentária, marque a opção INCORRETA:
	
	As despesas e os riscos da entrega do legado correm à conta do legatário, se não dispuser diversamente o testador. 
	
	Se o legado for de coisa que se determine pelo gênero, será o mesmo cumprido, ainda que tal coisa não exista entre os bens deixados pelo testador
	
	Por meio de testamento é possível instituir legado de usufruto em favor de pessoa indicada pelo testador.
	
	No caso de instituição de legado de usufruto sem fixação de tempo, entende-se deixado ao legatário por toda a sua vida.
	 
	A responsabilidade pelo cumprimento do legado caberá ao legatário.
	Explicação: - CC, Art. 1.921. O legado de usufruto, sem fixação de tempo, entende-se deixado ao legatário por toda a sua vida. CC, Art. 1.921. O legado de usufruto, sem fixação de tempo, entende-se deixado ao legatário por toda a sua vida. CC, Art. 1.915. Se o legado for de coisa que se determine pelo gênero, será o mesmo cumprido, ainda que tal coisa não exista entre os bens deixados pelo testador. CC, Art. 1.936. As despesas e os riscos da entrega do legado correm à conta do legatário, se não dispuser diversamente o testador.CC, Art. 1.934. No silêncio do testamento, o cumprimento dos legados incumbe aos herdeiros e, não os havendo, aos legatários, na proporção do que herdaram.
	5a Questão
	
	Só se permite o testamento público:
	 
	ao cego, a quem lhe será lido, em voz alta, duas vezes, uma pelo tabelião ou por seu substituto legal e a outra por uma das testemunhas, designada pelo testador, fazendo-se de tudo circunstanciada menção no testamento.
	 
	aos analfabetos, devendo a escritura de testamento, neste caso, ser subscrita por cinco testemunhas indicadas pelo testador.
	
	ao indivíduo inteiramente surdo, que souber ler e escrever ou, não o sabendo, que designe quem o leia em seu lugar, presentes cincos testemunhas.
	
	à pessoa estrangeira, que não conheça o idioma nacional, devendo as testemunhas conhecerem a língua em que se expressa o testador, e mediante tradução feita por tradutor juramentado.
	
	às pessoas que contarem mais de setenta anos de idade.
	Explicação: - Não pode ser testemunha testamentária: o surdo; o cego; o herdeiro ou legatário instituído no testamento, bem como seus descendentes, ascendentes, irmãos, cônjuges ou companheiros (art. 228 CC); Por fim, também não podem ser testemunhas os cônjuges, os descendentes, os ascendentes e os colaterais por consanguinidade, até o terceiro grau, das partes envolvidas. De acordo com jurisprudência do STJ, ¿As testemunhas impedidas de participarem do ato são as resultantes de parentesco por consanguinidade, não as por afinidade¿.
	 6a Questão
	
	O direito de acrescer encontra-se
	
	Numa coisa individualizada, com apenas 1 legatário e ele tem o direito de receber da legítima
	
	Não gera para a legítima o direito de acrescer se o único legatário, renunciar
	
	Disposto no livro de direito de família, nos alimentos, precisamente
	
	Quando a coisa não é individualizada, então não há entrega da coisa
	 
	Numa coisa individualizada, em sistema de condomínio, no caso de renúncia, por exemplo, a parte disponível é destinada ao outro legatário e não retorna à legítima
	Explicação: Art. 1.942. O direito de acrescer competirá aos colegatários, qdo nomeados cjtamente a respeito de uma só coisa, determinada e certa, ou qdo objeto do legado não puder dividir sem risco de desvalorização.
	 7a Questão
	
	Antônio deseja lavrar um testamento e deixar toda a sua herança para uma instituição de caridade que cuida de animais abandonados. O único parente de Antônio é seu irmão João, com quem almoça todos os domingos. Antônio não possui outros parentes nem cônjuge ou companheiro. Antônio procura você na condição de advogado e indaga se a vontade dele é tutelada pela lei. Diante da indagação de Antônio, assinale a afirmativa correta.
	
	Antônio não pode testar em favor da instituição de caridade que cuida de animais, uma vez que a herança cabe inteiramente a parente vivo mais próximo, no caso, seu irmão.
	
	Antônio não pode testar em favor da instituição de caridade, pois pessoa jurídica não tem legitimidade para suceder.
	
	Antônio pode deixar para a instituição de caridade 3/4 de seu patrimônio, uma vez que é preciso garantir no mínimo 1/4 da herança a seu irmão bilateral.
	
	Antônio pode deixar por testamento apenas metade da herança para a instituição de caridade, uma vez que a outra metade pertence por lei a seu irmão, a quem deve alimentos.
	 
	Antônio pode deixar toda a herança para a instituição de caridade, uma vez que seu irmão não é seu herdeiro necessário.
	Explicação: - A inexistência de herdeiros necessários confere liberdade plena para testar.
	 8a Questão
	
	Luiza, brasileira, viúva, sem ascendentes e descendentes vivos, faleceu. Deixou uma carta escrita de próprio punho, escrita em uma folha de caderno, datada e assinada onde divide seu patrimônio composto apenas de bens móveis de pequeno valor entre seus amigos e parentes mais próximos. No caso em tela estamos diante de que documento:
	
	Nenhuma das afirmativas aqui mencionadas.
	
	Estamos diante de um codicilo. Inválido, pois a forma prevista na lei é a presença de assinatura de no mínimo três testemunhas.
	 
	Este é um codicilo válido, pois sua exigência é que seja escrito, datado e assinado. Não precisando de mais formalidades.
	
	Testamento particular, eivado de vício, haja vista que não foi respeitada a forma prevista na lei.
	
	Testamento público viciado, pois não foi levado a registro no cartório.
	Explicação: Art. 1.881. Toda pessoa capaz de testar poderá, mediante escrito particular seu, datado e assinado, fazer disposições especiais sobre o seu enterro, sobre esmolas de pouca monta a certas e determinadas pessoas, ou, indeterminadamente, aos pobres de certo lugar, assim como legar móveis, roupas ou jóias, de pouco valor, de seu uso pessoal.

Outros materiais