Buscar

APOL PEDAGOGIA HOSPITALAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Pedagogia Hospitalar - ELETIVA
Considere a seguinte citação:
“Precisamos garantir maiores e melhores condições de acompanhamento pedagógico-educacional à clientela infanto-juvenil internada, o que certamente virá com a formação específica de profissionais nessa área de conhecimento”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Pedagogia e escolarização no hospital, analise as afirmativas e assinale aquela que conceitua corretamente o conceito de “ambiente”:
A) Espaço físico e social para o desenvolvimento da vida.
Questão 2/5 - Pedagogia Hospitalar - ELETIVA
Considere a seguinte citação:
“O importante é perceber a criança e seus familiares como seres pensantes que, quando chegam ao hospital, já trazem histórias de vida, conhecimentos prévios sobre o que é saúde, doença, e sobre sua ação nessa dinâmica”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Pedagogia e escolarização no hospital, assinale a alternativa que menciona corretamente os partícipes da relação que deve ser construída na aprendizagem hospitalar para que não ocorram prejuízos para o processo educativo:
A) A família do escolar hospitalizado, a escola do hospital e a escola de origem.
Questão 3/5 - Pedagogia Hospitalar - ELETIVA
Atente para a seguinte citação:
“A identidade de ser criança é, muitas vezes, diluída numa situação de internação, em que a criança se vê numa realidade diferente da sua vida cotidiana. O papel de ser criança é sufocado pelas rotinas e práticas hospitalares, que tratam a criança como paciente”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Pedagogia e escolarização no hospital, sobre o respaldo legal para a escola no hospital, assinale a alternativa que menciona corretamente o direito adquirido por meio do artigo 13 da Resolução CNE/CEB nº 02/2001:
A) Direito à escolaridade das crianças doentes
Questão 4/5 - Pedagogia Hospitalar - ELETIVA
Atente para trecho de texto:
“A Pedagogia Hospitalar busca modificar situações e atitudes junto ao enfermo, as quais não podem ser confundidas com o atendimento à sua enfermidade. Isso exige cuidado especial no desenvolvimento das atividades. À Pedagogia Hospitalar caberá: o efetivo envolvimento com o doente; modificação no ambiente em que está envolvido; modalidades de ação e intervenção; programas adaptados às capacidades e disponibilidades do enfermo”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Pedagogia e escolarização no hospital, pode-se afirmar que a relação da criança doente com a escola hospitalar promove, além da escolarização, outros pontos relevantes. Analise as afirmativas e assinale aquela que menciona um ponto relevante que vai além de questões cognitivas:
A) A escola hospitalar colabora para uma recuperação mais rápida.
Questão 5/5 - Pedagogia Hospitalar - ELETIVA
Considere a seguinte citação:
“A criança aprende a criar mecanismos para minimizar a sua dor, e esses mecanismos podem ser socializados e até utilizados por outras crianças. Essa também é uma prática educativa, mediada pelo indivíduo mais experiente da cultura”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Pedagogia e escolarização no hospital, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de “intercorrências físicas”:
E) As limitações impostas pela doença do aluno hospitalar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais