Buscar

APOL 4 PPCP NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 4 PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO NOTA 100
Questão 1/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
Atualmente, são três os principais sistemas de planejamento e controle da produção: Just in Time (JIT), Enterprise Resource Planning (ERP) e Optimized Production Technology (OPT). Os dois últimos são sistemas integrados de informação, baseados em computadores, sendo que o OPT é embasado na Teoria das Restrições. Considerando esse contexto, avalie qual a informação correta acerca do sistema OPT:
I. O sistema OPT utiliza o sistema puxado de produção, no qual os materiais são movidos somente quando a próxima estação de trabalho os solicita, reduzindo, assim, o nível de estoque de material em processo.
II. O sistema OPT utiliza como ferramenta a árvore de produto, para auxiliar na decisão acerca das ações necessárias de emissão de ordem de fabricação e ordem de compra.
III. O sistema OPT tem por foco as restrições de capacidade ou gargalos na produção.
É correto o que se afirma:
	
	A
	Apenas em I
	
	B
	Apenas em II
	
	C
	Apenas em III
	
	D
	Apenas em I e II
Questão 2/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
O software de Gestão Empresarial ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão amplo, que engloba a parte administrativa, financeira e comercial da empresa. Em grande parte dos casos, a exigência em implantar sistemas ERP acontece quando a empresa começa a perder o comando, tanto em relação ao acesso às informações, que se torna complexo e difícil, como na questão da falta de integração entre setores distintos. Adaptado de http://exame.abril.com.br/negocios/dino/quando-implantar-um-sistema-erp-na-sua-empresa-shtml/ para fins acadêmicos.  Para o PPCP, em especial, o ERP auxilia oferecendo alguns módulos específicos. Assinale a opção correta quanto a estes módulos:
	
	A
	Módulos de Planejamento da Produção e de Gerenciamento de Materiais
	
	B
	Módulos de Faturamento e Contábil
	
	C
	Módulos de Recursos Humanos e de Cadastros
	
	D
	Módulos de Ferramentas e de SGQ
Questão 3/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
Manter um baixo nível de estoque para não comprometer o capital de giro, sem diminuir a qualidade na produção e os prazos de entregas dos produtos, é com certeza, um desafio cada vez maior devido à concorrência entre as empresas. Desta forma, o MRP (Materials Requirement Planning/Planejamento das Necessidades de Materiais) vem para facilitar e calcular a medida necessária à produção. Já o MRP II (Manufacturing Resource Planning/Planejamento de Recursos de Fabricação 2), é utilizado para planejar todos os recursos de manufatura. No entanto, por muitos anos, possuir soluções informatizadas para a gestão da área produtiva era um luxo das grandes empresas. Os altos custos, poucos fornecedores de soluções, a demora na implantação e o baixo conhecimento do mundo digital, por parte de alguns empresários e administradores, tornavam praticamente impossíveis que as pequenas e médias indústrias possuíssem ferramentas deste tipo. Hoje já é possível ter este tipo de ferramenta em qualquer organização, mas as empresas estão preferindo outros softwares. Adaptado de http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/mrp-e-mrpii-para-a-gestao-de-fabrica-das-pequenas-e-medias-empresas/52600/ para fins acadêmicos. Isto acontece, pois, o MRP e o MRP II têm sido criticados em relação à sua funcionalidade. Observe as afirmações sobre estas críticas:
I. As informações oferecidas pelo MRP não são suficientes para uma programação adequada da produção.
II. O MRP II é um sistema passivo que não questiona parâmetros como tempo de preparação de máquina, níveis de refugo, ou níveis de estoque de segurança.
III. O MRP II tem limitação quanto a abrangência e apresenta dificuldades de integração com outros sistemas utilizados nas diferentes áreas da empresa.
Assinale a opção correta:
	
	A
	Somente a afirmação I é correta
	
	B
	Somente a afirmação II é correta
	
	C
	Somente a afirmação III é correta
	
	D
	As afirmações I, II e III são corretas
Questão 4/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
O Sistema Kanban é um sistema de puxar a produção, ou seja, nada se produz até que o cliente se manifeste. Neste sentido o sistema Kanban é diferente do sistema tradicional de empurrar a produção. Pode-se observar esta diferença ao analisar a figura a seguir. Ela demonstra um dos aspectos mais relevantes do sistema Kanban em relação à programação da produção e á sua diferença em relação ao sistema tradicional de empurrar. Assinale a opção que denota este aspecto:
	
	A
	Diferente do sistema tradicional de empurrar a produção, o sistema Kanban só emite ordem de fabricação quando se finalizam os cálculos de previsão de demanda.
	
	B
	No sistema Kanban se espera a matéria prima circular por todos os processos para, então, emitir uma ordem de fabricação.
	
	C
	O sistema Kanban usa o PMP (Plano Mestre de Produção) para emitir ordens apenas para o último estágio do processo produtivo, diferente do sistema tradicional que emite ordens para todos os postos de trabalho.
	
	D
	Para o sistema Kanban se elabora um programa de produção completo, desde a compra da matéria-prima até a montagem do produto acabado, enviando ordens de compra, fabricação ou montagem para cada um dos processos envolvidos.
Questão 5/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
O sistema Kanban foi desenvolvido com a observação de Taiichi Ohno, executivo da Toyota, em supermercados americanos ao ver que os produtos expostos só eram retirados quando existia a necessidade do cliente, e que a reposição destes produtos era feita somente após as mercadorias estarem efetivamente vendidas. Como no caso do supermercado, se espera que o operário de uma indústria, em seu processo produtivo, atue de uma determinada forma. Assinale a opção que melhor define esta forma de ação no sistema Kanban:
	
	A
	O operário decide o momento de começar a produzir de acordo com a sua disponibilidade de tempo.
	
	B
	O operário pode iniciar o processo de manufatura somente ao visualizar a necessidade de produção do item.
	
	C
	Somente quando recebe uma ordem por escrito do escritório de PPCP o operário pode iniciar o processo produtivo.
	
	D
	A operação de manufatura pode ser iniciada pelo operário em qualquer momento, independente de aviso visual dado pelo Kanban.

Outros materiais