Buscar

Avaliação de Direito Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIANDO 1/2/3/4 – DIREITO EMPRESARIAL I
	1a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Julgue os itens a seguir:
I - O novo Código Civil vedou expressamente a constituição de sociedades entre cônjuges, independentemente do regime matrimonial de bens, sendo que as sociedades já constituídas poderão prosseguir face ao respeito ao ato jurídico perfeito. 
II - O registro de empresário rural na junta comercial, de natureza declaratória, sujeita-o ao regime jurídico empresarial. 
III - O ato de inscrição do empresário no registro público de empresas é essencial para a caracterização do exercício profissional de atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. 
IV - No Brasil, todas as juntas comerciais são subordinadas administrativa e tecnicamente ao Departamento de Registro Empresarial e Integração. 
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	 
	Todas as assertivas estão incorretas.
	
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
	
	2a Questão (Ref.:201602311161)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Afrânio, empresário individual, foi submetido a exame por junta médica que atestou ser ele portador de grave esquizofrenia, qualificando-o como permanentemente incapaz de gerir os próprios negócios. Por essa razão, o pai do empresário ajuizou pedido de interdição, com o pleito de ser nomeado seu curador e gerir seus negócios da vida civil. Considere a opção correta.
	
	Eventuais clientes que tenham comprado de Afrânio produtos mediante pagamento à vista, mas que ainda não tenham recebido as mercadorias, na hipótese de continuidade da atividade empresária, estarão impedidos de reclamar o prejuízo em razão da patologia do empresário individual.
	
	Caso o pai de Afrânio, já como seu curador, esteja impedido, por lei, de exercer atividade empresarial, também não poderá proceder com a indicação de gerentes ao juízo para o exercício desse mister, com o que extinguirá a empresa.
	 
	O pai de Afrânio, se curador nomeado judicialmente, poderá exercer atividade empresária em nome do filho interditado.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	A interdição de empresário individual determina necessariamente a extinção da empresa, sendo inviável a sua continuidade por qualquer meio, portanto o pai de Afrânio não poderá substituí-lo nos negócios.
	
	3a Questão (Ref.:201602311164)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo a doutrina, o direito comercial não se formou em uma única época nem no meio de um só povo. A cooperação de todos os povos em tempos sucessivos, firmada fundamentalmente nas bases econômicas, é que o constituíram e lhe imprimiram o caráter autônomo. Com relação ao direito comercial e ao empresário, assinale a opção correta.
	
	Somente será considerado empresário o exercente profissional de atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços, inscrito no registro de empresas do órgão próprio.
	
	O empresário individual casado deve averbar sua certidão de casamento à margem de seu registro como empresário na Junta Comercial e, caso venha a alienar ou gravar qualquer bem comum do casal, necessita da outorga de seu conjugê de que trata o art. 1647 do Código Civil.
	
	Nos termos do Código Civil, somente podem exercer a atividade empresarial os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos, não havendo possibilidade de menor de dezesseis anos exercer a atividade empresarial.
	
	Empresário é definido na lei como o profissional que exerce atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços. Para a doutrina, também será empresário aquele que organizar episodicamente a produção de certa mercadoria, mesmo destinando-a à venda no mercado.
	 
	Os funcionários públicos estão proibidos de exercer atividade empresarial, de acordo com a CF e normas específicas; contudo, a proibição diz respeito ao efetivo exercício da atividade empresarial, não existindo restrição quanto ao fato de o funcionário público ser simplesmente acionista ou quotista de sociedade empresária.
	
	4a Questão (Ref.:201604213022)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 Com referência ao nome empresarial, assinale a afirmativa INCORRETA.
	
	b) "Souza e Irmãos Ltda. EPP" refere-se a uma sociedade limitada que optou pela utilização de firma social e que goza do regime diferenciado e favorecido, dispensado às empresas de pequeno porte, sendo Souza sócio dessa sociedade.
	
	c) "Pedro da Silva Minerações S/A" refere-se a uma sociedade anônima que tem como objeto a atividade mineradora, sendo Pedro da Silva uma pessoa que concorreu para o sucesso da empresa.
	 
	e) Companhia Nacional de Moagens" refere-se a uma sociedade limitada que adota as normas da sociedade anônima como lei.
	
	d) "Carlos S. da Silva" refere-se a um empresário individual
	
	a) "Oliveira & Cia. C/A" refere-se a uma sociedade em comandita por ações que optou pela utilização de firma social, sendo Alves um sócio-diretor ou gerente da sociedade.
	
	5a Questão (Ref.:201604085973)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 Zacarias é proprietário de quatro fazendas onde ele realiza, em nome próprio, a exploração de culturas de soja e milho, bem como criação intensiva de gado. A atividade em todas as fazendas é voltada para exportação, com emprego intenso de tecnologia e insumos de alto custo. Zacarias não está registrado na Junta Comercial. Com base nessas informações, é correto afirmar que:
	
	a) Zacarias, por exercer empresa em caráter profissional, é considerado empresário independentemente de ter ou não registro na Junta Comercial.
	
	b) Zacarias, mesmo que exerça uma empresa, não será considerado empresário pelo fato de não ter realizado seu registro na Junta Comercial.
	
	d) Zacarias é um empresário de fato, por não ter realizado seu registro na Junta Comercial antes do início de sua atividade, descumprindo obrigação legal.
	
	c) Zacarias não pode ser registrado como empresário, porque, sendo engenheiro agrônomo, exerce profissão intelectual de natureza científica, com auxílio de colaboradores.
	 
	Zacarias exerce atividade rural, de modo que pode optar por requerer a sua inscrição na Junta Comercial da sede da sua atividade e, o fazendo, será equiparado ao empresário sujeito a registro para todos os efeitos.
	1a Questão (Ref.:201602310682)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	. Considerando o atual estágio do direito comercial (ou empresarial) brasileiro, assinale a opção correta.
	 
	A Constituição da República estabelece a competência privativa da União para legislar sobre direito comercial (ou empresarial).
	
	Nenhuma das respostas.
	
	O Código Civil de 2002, assim como o Código Comercial de 1850, adotou a teoria da empresa.
	
	O Código Civil de 2002 revogou totalmente o Código Comercial de 1850.
	
	O Código Civil de 2002 não revogou a antiga legislação sobre sociedades por quotas de responsabilidade limitada.
	
	2a Questão (Ref.:201602311160)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Juiz TJ-PB 2011 - CESPE) A respeito da disciplina aplicável ao empresário individual, assinale a opção correta.
	
	O empresário individual assume os riscos da empresa até o limite do capital que houver destinado à atividade, não respondendo com seus bens pessoais por dívidas da empresa.
	
	O servidor público pode ser empresário individual, desde que a atividade empresarial seja compatível com o cargo público que ele exerça.
	 
	Ao empresário individual é permitida a alienação, sem a outorga de seu cônjuge, de bens imóveis destinados à sua atividade empresarial.
	
	Em atenção ao princípio da continuidade da empresa, os bens destinados pelo empresário individual à exploração de sua atividade não respondem por suas dívidas pessoais.
	
	O empresário individual que venha a se tornar civilmente incapaz poderá obter autorização judicialpara continuação de sua atividade; tal autorização, entretanto, deverá ser averbada na junta comercial e servirá para atos singulares, não podendo ser genérica.
	
	3a Questão (Ref.:201604123190)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É CORRETO afirmar sobre a sociedade em comandita simples:
	
	Teve sua origem nas pequenas manufaturas de família da idade média;
	
	Seu nome empresarial é constituído sempre pela regra da denominação;
	
	Cabe apenas aos sócios comanditários a representação da sociedade.
	 
	Apresenta dois tipos de sócios, os comanditados que respondem de forma ilimitada e solidária e os comanditários que respondem de forma limitada;
	
	Juntamente com a sociedade do tipo limitada é o tipo societário mais utilizado na atualidade;
	
	4a Questão (Ref.:201604229378)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Código Civil (Lei n. 10.406/2002), no livro que trata do direito de empresa, apresenta vários tipos de sociedades, cada uma com as suas características próprias. Dentre os enunciados abaixo, assinale a alternativa CORRETA:
	
	na sociedade em conta de participação a atividade constitutiva do objeto social é exercida unicamente pelo sócio participante.
	
	a sociedade anônima, independentemente de seu objeto, é sempre sociedade simples.
	 
	a sociedade cooperativa, independentemente do objeto social, é sempre sociedade simples.
	
	a sociedade simples não possui personalidade jurídica, sendo desnecessária a inscrição de seu contrato no Registro Civil de Pessoas Jurídicas do local de sua sede.
	
	na sociedade em comum, apenas o sócio majoritário responde ilimitadamente pelas obrigações da sociedade.
	
	5a Questão (Ref.:201604216551)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Julgue os itens a seguir:
I - O novo Código Civil vedou expressamente a constituição de sociedades entre cônjuges, independentemente do regime matrimonial de bens, sendo que as sociedades já constituídas poderão prosseguir face ao respeito ao ato jurídico perfeito. 
II - O registro de empresário rural na junta comercial, de natureza declaratória, sujeita-o ao regime jurídico empresarial. 
III - O ato de inscrição do empresário no registro público de empresas é essencial para a caracterização do exercício profissional de atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. 
IV - No Brasil, todas as juntas comerciais são subordinadas administrativa e tecnicamente ao Departamento de Registro Empresarial e Integração. 
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	 
	Todas as assertivas estão incorretas.
	
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
	
	2a Questão (Ref.:201602311163)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Advogado OAB 2006 CESPE) Dispõe o art. 972 do Código Civil, que podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos. Assinale a opção correta, quanto à disciplina dos requisitos para o exercício da atividade empresarial.
	 
	Os atos praticados por empresário falido impedido de exercer atividade empresarial terão plena validade em relação a terceiros de boa-fé.
	
	A atividade econômica de exploração de recursos minerais pode ser levada a efeito por empresas nacionais ou estrangeiras, desde que haja prévia autorização ou concessão da União.
	
	Ao servidor público federal é vedada a condição de acionista ou cotista de sociedade empresária.
	
	O menor, com dezesseis anos completos, somente poderá exercer atividade empresarial após a emancipação, sendo imprescindível a homologação desta por sentença.
	
	NENHUMA DAS RESPOSTAS
	
	3a Questão (Ref.:201604102776)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Código Civil trata das sociedades Limitada. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a CORRETA:
	
	A sociedade limitada sempre é supletivamente regida, nas omissões do capítulo a ela reservado no Código Civil, pelas normas da sociedade anônima.
	
	As deliberações dos sócios na sociedade limitada, serão tomadas em reunião ou em assembleia, conforme previsto no contrato social, devendo ser convocadas pelos administradores nos casos previstos em lei ou no contrato. A deliberação em assembleia será obrigatória se o número de sócios for 10 (dez), situação em que os sócios não podem decidir por escrito sobre a matéria que seria objeto dela. 
	
	A sociedade limitada , ainda que não esteja previsto no Contrato Social, deve  instituir conselho fiscal composto de três ou mais membros e respectivos suplentes, sócios ou não, residentes no País, eleitos na assembleia anual.
	 
	Na sociedade limitada, quando houver modificação do contrato, fusão da sociedade, incorporação de outra, ou dela por outra, terá o sócio dissidente o direito de se retirar da sociedade, nos trinta dias subsequentes à reunião.
	
	A sociedade limitada é administrada por uma ou mais sócios, designados no contrato social ou em ato separado, não sendo possível nomear administrador que não seja sócio em nenhuma hipótese.
	
	4a Questão (Ref.:201604219236)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Faça o julgamento das seguintes afirmativas:
I. Ações preferenciais sem direito a voto não podem ser admitidas à negociação no mercado de valores mobiliários em nenhum caso.
II. Ações preferenciais nunca possuem direito a voto.
III. Uma das vantagens expressamente prevista em lei, relativa às ações preferenciais, é que esta preferência pode ser a prioridade no reembolso do capital, com prêmio ou sem ele.
Está correto apenas o que se afirma em:
	 
	III
	
	II e III
	
	I e II
	
	I e III
	
	I
	
	5a Questão (Ref.:201604205673)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa correta:
	
	Cooperativa de Leite Vaquinha Ltda., com sede na cidade do Niterói, deve ter o seu ato constitutivo e os demais atos societários registrados no Registro Público de Empresas Mercantis da cidade do Rio de Janeiro
	
	Pereira Advogados é uma sociedade de advogados que presta serviços jurídicos na área de direito de mercado de capitais. O registro do seu ato constitutivo e dos demais atos societários deve ser realizado no Registro Público de Empresas Mercantis.
	
	Jorge Silveira exerce atividade de comercialização de joias e materiais ornamentais. Para ser empresário individual deve inscrever-se no Registro Civil de Pessoas Físicas.
	 
	O objeto social de Escola ABC S.A. é o ensino elementar e a prestação de serviços educacionais. O registro do seu ato constitutivo e dos demais atos societários deve ser realizado no Registro Público de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais.
	
	Bom de Roda Ltda. tem como objeto social a prestação de serviços automotivos e comercialização de pneus. O registro do seu ato constitutivo e dos demais atos societários deve ser realizado no Registro Civil de Pessoa Jurídica.

Outros materiais