Organização e Serviços Extrajudiciais
8 pág.

Organização e Serviços Extrajudiciais


DisciplinaIntrodução ao Direito I86.570 materiais502.428 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/10 - ORGANIZAÇAO E SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS 
Quando falamos da natureza jurídica de algo, queremos saber aquilo que é seu núcleo, seu cerne, seu fundamento. Por exemplo, a natureza do ser humano é carne e osso. Já quando tratamos da natureza jurídica dos serviços extrajudiciais, pensamos em duas questões: o prestador do serviço e a atividade desempenhada. Quanto ao prestador do serviço, é de natureza privada. Quanto à atividade desempenhada, é de natureza pública.
Diante dessas considerações, quanto à conceituação dos serviços extrajudiciais, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	São serviços públicos, típicos do Estado, executados em caráter privado, por delegação, na forma da lei.
Você acertou!
Serviços Extrajudiciais são serviços públicos, típicos do Estado, executados em caráter privado, por delegação, na forma da lei. (Conforme aula 2 da disciplina de Organização e Serviços Extrajudiciais, a partir de 18:00m e slides, p. 2.)
	
	B
	São serviços particulares executados em caráter privado, por delegação, na forma da lei.
	
	C
	São serviços públicos executados diretamente pela Administração Pública, na forma da lei.
	
	D
	São serviços particulares executados em caráter público, por outorga judicial, na forma da lei.
	
	E
	São serviços públicos executados em caráter público, por outorga judicial, na forma da lei.
Questão 2/10 - ORGANIZAÇAO E SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS 
\u201cO registro civil das pessoas naturais é responsável pelo registro de nascimentos, de casamentos, de óbitos, das emancipações, das interdições, das sentenças declaratórias de ausência, de adoção e também das opções de nacionalidade. Quando ocorrem alterações, elas são averbadas no ofício de registro civil de pessoas naturais.\u201d
Quando falamos de interdição:
I \u2013 A sentença de interdição será inscrita no registro de pessoas naturais e imediatamente publicada na rede mundial de computadores.
II \u2013 A sentença de interdição será inscrita no registro de pessoas jurídicas e imediatamente publicada na rede mundial de computadores.
III \u2013 há obrigatoriedade de que seja publicada no prazo de 2 anos a contar da sentença.
IV \u2013 há obrigatoriedade de que seja imediatamente publicada.
 
É correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	II e III.
	
	B
	II e IV.
	
	C
	I e IV.
Você acertou!
\u201cQuando falamos de interdição, há obrigatoriedade de que seja imediatamente publicada. Segundo o Código de Processo Civil, art. 755, § 4º, a sentença de interdição será inscrita no registro de pessoas naturais e imediatamente publicada na rede mundial de computadores, no site do tribunal a que estiver vinculado o juízo e na plataforma de editais do Conselho Nacional de Justiça.\u201d
(Obra-base, p. 103.)
	
	D
	IV.
	
	E
	I e III.
Questão 3/10 - ORGANIZAÇAO E SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS 
Associe a coluna 1 (conceito) à coluna 2 (descrição).
Coluna 1
a) Tabelião e registrador.
b) Serviços notariais e de registros.
c) Serventia de Contratos marítimos.
d) Fé pública.
 
Coluna 2
(     ) Serviços de organização técnica e administrativa, destinados a garantir a publicidade, a autenticidade, a segurança e a eficácia dos atos jurídicos.
(     ) Serviço que é tanto Notarial quanto Registral, restrito a alguns Estados.
(     ) Profissionais do direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro.
(     ) Especial confiança atribuída por lei ao que o delegado (tabelião ou oficial) declare ou faça, no exercício da sua função, com presunção de veracidade.
 
A associação correta, na ordem, é:
Nota: 10.0
	
	A
	C, b, d, a.
	
	B
	B, a, c, d.
	
	C
	B, d, a, c.
	
	D
	B, c, a, d.
Você acertou!
Conforme a disciplina Organização e Serviços Extrajudiciais:
A fé pública corresponde à especial confiança atribuída por lei ao que o delegado (tabelião ou oficial) declare ou faça, no exercício da sua função, com presunção de veracidade.
Notário (ou tabelião) e oficial de registro (ou registrador) são profissionais do direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro. (Aula 2 e p. 4 dos slides.)
Serviço que é tanto Notarial quanto Registral \u2013 o de Contratos Marítimos, que são restritos a alguns Estados, tratam exclusivamente de atos relativos a transações de embarcações marítimas. (Aula 2 e p. 4 dos slides.)
Os serviços notariais e de registros são os de organização técnica e administrativa, destinados a garantir a publicidade, a autenticidade, a segurança e a eficácia dos atos jurídicos. (Aula 2 e p. 2 dos slides.)
	
	E
	C, b, a, d.
Questão 4/10 - ORGANIZAÇAO E SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS 
\u201cOs serviços notariais e de registro são prestados de modo eficiente e adequado, em dias e horários estabelecidos pelo juízo competente, atendidas as peculiaridades locais, em local de fácil acesso ao público e que ofereça segurança para o arquivamento de livros e documentos. O atendimento ao público será, no mínimo, de seis horas diárias.\u201d (Obra-base, p. 78.)
O serviço de registro civil das pessoas naturais, por sua vez, tem uma característica peculiar sobre o atendimento.
Em quais dias deve ser prestado o serviço de registro civil das pessoas naturais?
Nota: 10.0
	
	A
	Todos os dias, exceto aos sábados e domingos.
	
	B
	Todos os dias, salvo nos feriados.
	
	C
	Todos os dias, com exceção de um dia por semana.
	
	D
	Todos os dias, também nos sábados, domingos e feriados.
Você acertou!
Por determinação legal, o serviço de registro civil das pessoas naturais será prestado todos os dias, também nos sábados, domingos e feriados (pelo sistema de plantão). (Obra-base, p. 102.)
	
	E
	Todos os dias, exceto aos domingos e feriados.
Questão 5/10 - ORGANIZAÇAO E SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS 
Na ata notarial, podem constar depoimentos dados ao notário, análise da condição física de determinado bem, dados representados por imagem ou som gravados em arquivos eletrônicos.
Assinale a alternativa que contemple apenas exemplos que podem ser documentados pelo tabelião em ata notarial.
Nota: 0.0
	
	A
	O estado de conservação de um bem, para constatar o bom estado ou a existência de alguma avaria; a ocorrência não noticiada de um buraco negro em Júpiter; a perturbação da paz em condomínio residencial pelo volume alto.
	
	B
	Conteúdo ofensivo de um determinado site da internet; o estado de conservação de um bem, para constatar o bom estado ou a existência de alguma avaria; a existência de uma divindade; a perturbação da paz em condomínio residencial pelo volume alto.
	
	C
	O estado de conservação de um bem, para constatar o bom estado ou a existência de alguma avaria; a queda da Babilônia séculos antes de Cristo; conteúdo ofensivo de um determinado site da internet; a perturbação da paz em condomínio residencial pelo volume alto.
	
	D
	O estado de conservação de um bem, para constatar o bom estado ou a existência de alguma avaria; a divulgação ilegal de obra protegida por direito autoral; conteúdo ofensivo de um determinado site da internet; a perturbação da paz em condomínio residencial pelo volume alto.
Conforme exemplos da obra-base, p. 93-94.
	
	E
	O estado de conservação de um bem, para constatar o bom estado ou a existência de alguma avaria; a constatação da paz mundial; a perturbação da paz em condomínio residencial pelo volume alto.
Questão 6/10 - ORGANIZAÇAO E SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS 
Os serviços de notariado e de registro têm, cada um, suas respectivas competências, estabelecidas em lei.
Existe um serviço que tem, por si mesmo, tanto a função notarial quanto a registral. Qual é esse serviço?
Nota: 0.0
	
	A
	A serventia de contratos marítimos.
A serventia de contratos marítimos tem competência tanto notarial quanto registral, com existência restrita a alguns estados, exclusivamente para atos relativos a transações de embarcações marítimas.
(Conforme aula 2 da disciplina Organização e Serviços extrajudiciais, a partir de 30:30min.)