Buscar

Bombas de sucção positiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bombas de sucção positiva: o eixo da bomba situa-se acima do nível d’água do reservatório de sucção, fica acima do reservatório que será captada a água para assim mandá-la para o destino final reservatório 2. 
Bombas de sucção negativa ou afogada: o eixo da bomba situa-se abaixo do nível d’água do reservatório de sucção, encontra se abaixo do reservatório no qual ela vai captar a água para bombardear para o reservatório final destinado.
Máquinas hidráulicas: são máquinas que trabalham fornecendo, retirando ou modificando a energia do liquido em escoamento. São classificadas em: Motrizes: (turbina e roda de água) transformam energia hidráulica recebida do fluido em mecânica. Geratrizes: (bomba hidráulica) transformam a energia mecânica em energia hidráulica. 
Bombas hidráulicas: são máquinas que recebem energia mecânica e a transfere ao liquido na forma de energia hidráulica (pressão e velocidade). 
Bombas Volumétricas: o órgão fornece energia ao fluido em forma de pressão. São as bombas de embolo ou pistão e as bombas diafragma. O intercambio de energia é estático e o movimento e alternativo. 
Bombas centrifugas, turbo bombas ou bombas hidrodinâmicas: rotor fornece energia ao fluido na forma de energia cinética; movimento é rotativo.
Principais componentes da bomba: Rotor ou impedidor: órgão móvel que fornece energia ao fluido. Difusor: canal de seção crescente que recebe o fluido vindo do rotor e a encaminha a tubulação de recalque.
Bombas radiais: fluido entra no rotor na direção axial e sai na direção radial; são as mais usadas mundialmente principalmente para transporte de água; recalque de pequenas vazões e grandes desníveis.
Bombas axiais: fluido entra e sai do rotor na direção axial; recalque de grandes vazões a pequenos desníveis.
Bombas diagonais ou de fluxo misto: fluido entra no rotor na direção axial e sai numa direção intermediaria entra o radial e a axial; recalque de medias vazões a médios desníveis.
Bombas de sucção simples ou de entrada unilateral: entrada do liquido por uma única boca de sucção.
Bombas de dupla sucção ou de entrada bilateral: entrada do liquido por duas bocas de sucção, paralelamente ao eixo de rotação; equivalente a dois rotores simples montados em paralelo.
Bombas de simples estagio ou unicelular: possui um único rotor dentro da carcaça.
Bombas de múltiplos estágios ou multicelular: possui dois rotores dentro da carcaça; associação de rotores em serie dentro da carcaça.
Bombas de eixo vertical: usada na extração de agua de poços profundos.
Bombas de baixa pressão: Hm < 15 m.c.a / Bombas de media pressão: 15 < Hm < 50 m.c.a Bombas de alta pressão: Hm > 50 m.c.a.
Rotor aberto: usado para bombas de pequenas dimensões; pequena resistência estrutural; grande circulação de água; usado para bombeamento de líquidos sujos. Rotor semiaberto: possui apenas um disco onde as palhetas são afixadas. Rotor fechado: possui dois discos nos quais as palhetas são afixadas; evita recirculação de água; usado para bombeamento de líquidos limpos.
Altura de sucção: corresponde a distância na vertical do nível d’água no reservatório de onde se esta bombeando até o eixo da bomba. Altura de recalque: e a distância vertical do eixo da bomba ao ponto de descarga do recalque. Altura manométrica: altura total exigida pelo sistema a qual a bomba deverá ceder energia suficiente ao fluido para vencê-la leva se em consideração os desníveis geométricos de sucção e recalque e as perdas de carga por atrito em acessórios válvulas e tubulações.
Escolha da bomba: é feita com base na vazão (Q) a ser bombeada e na altura manométrica (Hm) da instalação de recalque; Vazão depende das demandas (irrigação, abastecimento humano e industrial, drenagem, dessedentação de animais, jornada de trabalho). Altura manométrica depende do perfil topográfico desnível e distancia, da pressão na saída da tubulação.
Cavitação: quando a pressão do interior da tubulação de sucção atinge valores inferiores a pressão de vapor da água ocorre a formação de bolhas de vapor de água; formação de bolha capaz de interromper o escoamento; implosão das bolhas responsável pelos efeitos de cavitação químicos e mecânicos, resultando em desgaste prematuro da bomba; baixo rendimento, vazão e altura monométrica inferior a desejada. Evitar a cavitação trabalhar com líquidos frios; tornar a linha de sucção a mais curta e reta possível para diminuir a perda de carga; instalar a válvula de pé.

Continue navegando