Buscar

Ciclo de Krebs

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A glicólise tem como produto final o piruvato (3C),o qual vai ser fosforilado em AcetilCoA (2C) que irá se ligar ao oxaloacetato (4C) formando o citrato (6C) que vai ser convertido em isocitrato (6C) que irá ser convertido em alfa-cetoglutanato liberando CO2 e 2H em seguida o mesmo se converter em succinato (4C) que se converterá em fumanato (4C) que vai se converter em melato(6C) que irá se converter em oxaloacetato(4C)o qual irá reiniciar o clico.
CICLO DE KREBS
De citrato pra isocitrato ocorre apenas uma reformulação da molécula.
De isocitrato para alfa-cetoglutamato ocorre a liberação de CO2 (oxidação) reduz o NAD a NADH através da enzima isocitrase desidrogenase.
Alfa-cetoglutamato é convertido em succinil CoA,nesta etapa também ocorre liberação de CO2 (oxidação) por meio da enzima alfa-cetoglutamato desidrogenase
A succinil CoA é quebrada e parte dela é conservada em forma de GTP (equilave ao ATP)
A succinato é convertida em fumato assim o fumarato para malatoto
Quando o malato é convertido em oxaloacetato ocorre outra oxidação.
Os intermediarios do ciclo (ex: citrato,isocitrato,succinato,fumanato..)são substratos que atuam acelerando a reação,pois quando apenas 1 substrato encontra-se no ciclo ele torna-se substrato da sua enzima especifica que irá formar produtos que serão substrato para outra enzima e assim por diante.
Durante o clico os carbonos (CO2) são liberados,e o que se mantém são as coenzimas reduzidas
Os nucleotídeos são convertidos uns nos outros.
A concentração de ATP e de NADH controlam o ciclo.
Muito NADH inibe o ciclo de krebs e ATP em alta concentração tb inibe
E ADP em alta concentração ativa o ciclo
ISOCITRATO DESIDROGENASE E ALFA CETOGLUTARATO DESIDROGENASE são sensiveis a NADH e ATP. São estimuladas por ATP e inibidas por NADH em alta concentração por meio da regulação alostérica. 
Quando tem muito NADH falta NA+ para outras reações do ciclo,fazendo com que a reação seja limitada.
PIRUVATO DESIDROGENASE – leva o piruvato a CoA e produz NADH. Quando há um acúmulo de NADH ou de Acetil CoA ocorre a inibição alostérica da piruvato desidrogenase. Este acúmulo também gera a ativação da quinase (piruvato desidrogenase quinase) a qual ativa a piruvato desidrogenase e passa para forma inativa.
Em baixa concentração do NADH e Acetil CoA eles inibem a quinase,ou o ADP alto também inibe a quinase para que ela não fosforile a piruvato desidrogenase fazendo com que a piruvato desidrogenase fique ativa
Junto da piruvato desidrogenase quinase a uma piruvato fosfatase que desfosforila a piruvato desidrogenase 
Pq os intermediarios ativam 
Oq e reação catalitica
Ativação cataltica e esteriometrica
1) O piruvato,resultado da glicólise,será fosforilado pela Acetil CoA a qual irá desencadear a ativação do ciclo de Krebs que se dará por intermédio de reações estequiométricas e catalíticas.
A reação estequiométrica relaciona-se ao equilíbrio do ciclo,ou seja,ao seu balanceamento,o qual ocorre por meio da entrada e liberação de 2 CO2.
Enquanto a reação catalítica está voltada a interação entre os intermediários,os quais são regenerados a cada volta no ciclo,ou seja,não são alterados mesmo quando há maiores quantidades de substratos no ciclo,a única coisa que ocorre neste caso é a aceleração das reações.
2)
.

Outros materiais