Apol 5-GESTÃO DE PROJETOS
4 pág.

Apol 5-GESTÃO DE PROJETOS


DisciplinaGestao de Projetos L4.341 materiais6.436 seguidores
Pré-visualização1 página
FACULDADE: UNINTER / POLO SANTO ANTÔNIO DE JESUS \u2013 BA.
CURSO: GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS.
ALUNO: LEANDRO FREITAS VILAS BOAS.
APOL 5 \u2013 GESTÃO DE PROJETOS \u2013 Julho/2019 \u2013 Nota 80
Questão 1/5
Uma questão importante no gerenciamento das partes interessadas de um projeto é a identificação e classificação do grau de influência que possuem, permitindo nos guiar sobre a forma de como gerenciar cada uma das partes interessadas. Podemos criar uma lista de priorização daquelas mais \u201cimportantes\u201d para as menos \u201cimportantes\u201d, facilitando a identificação das partes interessadas que precisamos dar mais foco.
A tabela abaixo apresenta os quatro tipos de classificação de partes interessadas sugerido pelo PMI (2013).
4
1
3
2
Relacione a coluna A com a coluna B e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
Resposta: B) 4 \u2013 1 \u2013 3 \u2013 2.
Questão 2/5
De acordo com o estudado sobre a Gestão de Projetos, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta. 
I - O risco de um projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo em apenas um objetivo do projeto. 
II - É possível gerenciar os riscos desconhecidos antecipadamente dispondo apenas de recursos humanos. 
III - Uma abordagem coerente de um possível risco é atender aos requisitos da organização, havendo transparência na comunicação e na forma como este risco será tratado. 
IV - O Monitor e controle de risco é um ato que se realiza apenas nas fases iniciais do ciclo de vida do projeto. 
Resposta: A) Apenas a sentença III está correta. 
Questão 3/5
Ao finalizar o processo de identificação das partes interessadas de um projeto, todas as informações são agrupadas de forma lógica em um documento denominado de REGISTRO DAS PARTES INTERESSADAS.
Analise as opções de conteúdo do documento registro das partes interessadas e assinale a alternativa que contém a informação correta.
I - Dados de identificação das partes interessadas:
II - Expectativas das partes interessadas
III \u2013 Atitude das partes interessadas em relação ao projeto
IV - Classificação das partes interessadas
Resposta: D) As sentenças I, II, III, IV estão corretas.
Questão 4/5
QUESTÃO PADRÃO ENADE
Quando fazemos a análise qualitativa dos riscos em projetos é conveniente registrarmos o porquê que um determinado risco está sendo classificado, eventualmente, como de impacto \u201cmuito alto\u201d e de probabilidade \u201calta\u201d.
No momento em que estamos classificando os riscos os motivos desta classificação podem ser claros e evidentes, mas, eventualmente, dentro de alguns meses tais motivos podem ser esquecidos e a classificação dada anteriormente pode ser questionada. Da mesma forma que para a identificação de riscos, o processo de análise qualitativa dos riscos é vivo, ou seja, ela não acontece somente uma vez no período de planejamento do projeto, mas, sim, é constante e refeita durante toda a fase de execução do projeto.
Um risco identificado no período de planejamento pode, naquela época, ter obtido uma classificação de probabilidade muito baixa, mas, à medida que o projeto progrediu, a sua probabilidade de ocorrência pode ter aumentado, passando a ser um risco importante para o projeto.
Considerando o texto acima, analise as afirmações abaixo.
Considerando o ciclo de vida de um projeto, a aplicação dos processos de monitoramento e controle ajudam a identificar possíveis riscos inicialmente identificados como de baixa importância e que possam ter progredido para status de maior importância .
Porque
O ambiente interno e externo a um projeto pode passar por diversas alterações ao longo de sua execução, podendo impactar em mudanças de escopo, prazos custos e riscos.
Assinale a alternativa correta
Resposta: C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Obs: Uma empresa precisa sempre estar atenta aos riscos da implantação de um projeto levando em consideração de que o ambiente interno e externo possuem sim influência nele, impactando de forma direta e indireta no escopo. Tais alterações, inclusive, podem colocar em risco uma empresa em suas mais variadas formas. Portanto, se torna fundamental fazer uma análise completa de tais fatores para que possa definir e desenvolver um projeto de forma adequada.
Questão 5/5
Uma decisão que o Gerente de Projeto precisa tomar no desenvolvimento do plano de comunicação do projeto diz respeito à seleção dos métodos de comunicação. A Tabela abaixo apresenta classificações e descrições de métodos de comunicação em projetos.
3
2
1
Relacione a coluna A com a coluna B e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. 
Resposta: C) 3 \u2013 2 \u2013 1. 
Gabarito: