Buscar

apol do tutorial de logística RESERVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Logística Reversa
Observa-se que o volume de inserção das ações de sustentabilidade social e ambiental é crescente em todo o mercado. Tal preocupação com as exigências do mercado tem se traduzido em modificações de projetos visando o melhor aproveitamento dos programas de logística reversa. Segundo o relatório Brundtland de 1987, sustentabilidade é: suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.
Esta afirmação nos ensina que:
	
	C
	O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes não pode comprometer a possibilidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
Você acertou!
GABARITO: AULA 4 - TEMA 5
Este é o conceito mais conhecido do desenvolvimento sustentável, O Relatório Brundtland é o documento intitulado Nosso Futuro Comum, publicado em 1987.
Questão 2/10 - Logística Reversa
Relembrando o conceito, a LR no pós-venda é definida como a área específica de atuação que se ocupa do equacionamento e operacionalização do fluxo físico e das informações logísticas correspondentes de bens de pós-venda, sem uso ou com pouco uso, os quais, por diferentes motivos, retornam aos diferentes elos da cadeia de distribuição direta, que se constituem de uma parte dos canais reversos pelos quais fluem esses produtos (LEITE, 2003).
Dentre as opções a seguir que abordam características de canais reversos de pós-venda, aponte a que está CORRETA :
	
	D
	Economicamente um canal reverso de pós venda é tão importante como um canal direto de venda.
Você acertou!
GABARITO: AULA 3 - TEMA 1
A importância dada ao canal de pós venda se deve justamente a grande fatores que justificam a LR, a satisfação do cliente e o atendimento à legislação conforme menciona o texto anterior sobre  a PNRS.
Questão 3/10 - Logística Reversa
Dentre as boas definições que trouxemos sobre a logística reversa, existe  definição do CSCMP (2006) é: “um segmento especializado da logística que foca na movimentação e gerenciamento de produtos e recursos após a venda e após a entrega ao consumidor, incluindo retorno de produtos e reparos.” A  Logística  Reversa,  dentre  outras  atividades,  trata principalmente de:
	
	D
	transportar produtos de volta ao fornecedor de matéria prima, quando o pedido não tiver sido atendido em conformidade com o contratado.
Você acertou!
GABARITO: Aula 1 - Tema 4
Este é um dos passos da LR dentre muitos outros canais reversos que veremos adiante. Você pode observar na figura anterior que “um fluxo básico de como a abordagem do processo pode ocorrer, desde a coleta até o destino secundário” e que pode ser qualquer um daqueles que a figura de Lacerda nos aponta.
Questão 4/10 - Logística Reversa
Aprendemos na rota de aprendizagem e na aula online que os canais logísticos reversos podem ser de pós-venda ou de pós-consumo. A logística reversa de pós-venda trata do retorno do produto de pós-venda, sem uso ou com pouco uso que é devolvido por razões comerciais, por garantia ou substituição de componentes. O produto de pós-venda é aquele com pouco uso ou que não chegou a ser utilizado e que por diferentes motivos será reintegrado ao mercado.
Já a logística reversa de pós-consumo Leite (2009, p. 20), define “como a que planeja, opera e controla o fluxo de retorno dos produtos de pós-consumo ou de seus materiais constituintes, classificados, em função de seu estado de vida e origem, em condições de uso, fim de vida útil e resíduos industriais”. O bem de pós-consumo é aquele que já foi utilizado e que chegou ao fim de sua vida útil, mas que ainda poderá ser aproveitado para outros fins específicos.Com base nestes conceitos, podemos afirmar que:
	
	D
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo os bens sofreram maior utilização, nos canais reversos de pós-venda os bens sofreram pouca utilização.
Você acertou!
GABARITO: Aula 2 - Tema 4
Conforme vimos em aula, a evolução da LR e os fluxos deram início com base na LR de pós consumo, considerando os resíduos como precursores.
Questão 5/10 - Logística Reversa
Cada vez mais crescem os números de consumidores com novas necessidades e com eles vem junto a criação de novos produtos e mais canais de distribuição para atender esta nova demanda, o que implica num aumento de fornecedores de insumos, num maior controle no processamento de pedidos, maiores distâncias para as entregas e, em contrapartida, tem-se que manter os estoques com níveis mais baixos, para com isto ter redução de custos.
A caracterização de logística reversa de pós venda se dá quando:
I - O produto sofreu uma avaria durante o transporte até o cliente.
II - O produto não apresenta mais condição de uso por desgaste.
III - O produto não foi vendido e seu prazo de validade venceu.
IV - O produto apresentou problema de qualidade.
Está(ao) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões):
	
	B
	I, III e IV
Você acertou!
GABARITO: AULA 4 - TEMA 1
Somente o item II é excludente, pois ele é de característica do pós consumo. Conforme comentamos em nossa rota, os itens pos vendas se diferenciam do pos consumo devido ao uso do material e também as características de devolução diretamente ao fabricante, entre outros.
Questão 6/10 - Logística Reversa
A área que estamos conversando é uma nova área da logística empresarial que tem como objetivo gerenciar e operacionalizar o retorno de bens e materiais após sua venda e consumo, às suas origens, agregando valor aos mesmos. Dentro do contexto econômico, ambiental e social, essa nova ferramenta vem contribuir de forma significativa para o reaproveitamento de produtos e materiais após seu uso, amenizando os prejuízos causados ao meio-ambiente pelo grande volume de bens fabricados pelos complexos produtivos.
Com base neste contexto, assinale a área correta da Logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações correspondentes ao retorno dos bens de pós-vendas e pós consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo por meio de canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas.
	
	A
	Logística Reversa
Você acertou!
GABARITO: Aula 1- Tema 1
Este é um dos importantes conceitos associados à logística empresarial.
Questão 7/10 - Logística Reversa
O mundo globalizado preocupa-se com as consequências dos sistemas produtivos sobre a vida. Face aos impactos causados ao meio ambiente, passou a apresentar uma dinâmica diferente em relação aos canais de distribuição, desenvolvendo os canais de distribuição reversos. Basicamente, os tipos de fluxos logísticos são os dois conhecidos e de maneira lógica são tratados como o de fluxos diretos e o de fluxos reversos, ambos tratam com as partes interessadas (clientes, fornecedores) de maneira direta, o que muda é apenas o fluxo do material e/ou da informação.
Em se tratando de fluxos reversos, pode-se dizer que eles são assim identificados:
	
	A
	O retorno ao ciclo produtivo ou de negócios de parte dos componentes ou de seus materiais constitutivos para reaproveitamento no mesmo mercado original ou em secundários;
Você acertou!
GABARITO: Aula 2 - Tema 2
Basicamente, o conceito de LR determinado de maneira completa no requisito A. Conforme o autor da citação do nosso texto anterior detalha o retorno de todo os tipos de bens industriais pode se caracterizar como fluxo reverso.
Questão 8/10 - Logística Reversa
A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305, sancionada em 2 de agosto de 2010, em seu artigo 33, torna obrigatória a logística reversa para agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista e produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
Considerando-se as informações acima e o contexto da situação dos produtos após o uso pelo consumidor, a logística reversa recomenda, em relação a esses produtos, que se faça o:
	
	C
	retorno, de forma independentedo serviço público de limpeza urbana, através da atuação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
Você acertou!
GABARITO: AULA 6 - TEMA 3
Conforme comentado em nosso texto, estes setores citados no exercício devem implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, incluindo os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
Questão 9/10 - Logística Reversa
A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) ou "análise ambiental do ciclo de vida" é uma técnica que permite a quantificação das emissões ambientais ou a análise do impacto ambiental de um produto, sistema ou processo.
Qual a opção que melhor apresenta a estrutura sequenciada das etapas de uma ACV?
	
	A
	Definição dos objetivos e âmbito, análise de inventário, análise de impactos e interpretação.
Você acertou!
GABARITO: AULA 5 - TEMA 3
A própria norma ISO 14040 descreve os princípios e a estrutura de uma análise do ciclo de vida e a ISO 14044 especifica os requisitos e provê orientações para a ACV, conforme comentado em nosso texto.
Questão 10/10 - Logística Reversa
Para aproveitar o retorno de produtos do mercado de forma sincronizada e executar ações adequadas é necessário disponibilizar e sincronizar as informações para a alta administração da empresa, que sob o ponto de vista estratégico, toma as decisões necessárias para que o fluxo da LR seja feito no menor tempo possível, reduzindo a perda de valor do produto por conta de inúmeros fatores como por exemplo a depreciação de mercado e pelo aumento da eficiência.
Seguindo os princípios da logística reversa é correto afirmar:
	
	C
	O reuso e a reciclagem sempre é possível , independente das condições do produto descartado , seja de um canal reverso de pós consumo, seja de um canal de pós venda.
Você acertou!
GABARITO: AULA 4 - TEMA 2

Outros materiais