Buscar

Complementar - Anticorpos e Antígeno

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANTICORPOS
Os Anticorpos podem existir em duas formas: ligados a membranas na superfície de linfócitos B, atuando como receptores de antígenos (IgD) e anticorpos secretados que residem na circulação, nos tecidos, nas mucosas (IgAs) onde neutralizam toxinas, impedem a entrada e a disseminação de patógenos e eliminam microrganismos. 
Dentre as funções efetoras mediadas por anticorpos estão a neutralização do microrganismos ou produtos microbianos tóxicos, a atividade do sistema complemento, a opsonização de patógenos, aumentando a fagocitose, a citotoxicidade mediada por células dependentes de anticorpos, em que anticorpos marcam células infectadas para sua lise por céulas do sist. Imune inato e a ativação de mastócitos mediada por anticorpos que elimina vermes parasitas.
Todas as moléculas de anticorpos compartilham as mesmas características estruturais básicas – duas cadeias pesadas idênticas e duas cadeias leves idênticas /glicoproteína – princip. proteína globulina, mas apresentam enorme variabilidade na região de ligação aos antígenos (paratopo). 
As funções efetoras dos Ac são associadas as regiões que não se ligam ao antígeno. Isso se deve ao fato de que a maioria das funções efetoras dos Ac é mediada pela ligação das regiões Fc em diferentes células como fagócitos, células NK e mastócitos e proteínas plasmáticas do Sistema Complemento.
Ex: IgG – recobre microrganismos tornando-os alvos da fagocitose por neutrófilos e macrófagos. Isso ocorre porque a molécula de IgG ligada ao antígenos por sua porção Fab é capaz de se unir por meio de sua região Fc a receptores de Fc expressos em neutrófilos e macrófagos 
IgE, se liga a mastócitos desencadeando sua desgranulação.
IgG e IgM se complexam com antígeno e estimulam a via clássica do sistema complemento, gerando fagocitose, produção de anafilotoxinas e lise de microrganismos.
IgG – resposta principalmente a vírus e bactérias, já IgE atua principalmente diante de helmintos.
ANTÍGENOS
Um antígeno é qualquer substância que pode ser especificamente ser ligada a um Ac ou receptor de linfócito T. No entanto, embora todos os antígenos sejam reconhecidos por linfócitos ou anticorpos específicos, apenas alguns antígenos são capazes de ativar os linfócitos. Sendo que as moléculas que estimulam as RI são denominadas imunógenos.
Assim, todo imunógeno é um antígeno, mas nem todo antígeno é um imunógeno.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais