Prova Presencial
7 pág.

Prova Presencial


DisciplinaResponsabilidade Social e Ambiental3.813 materiais16.228 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Responsabilidade Social e Ambiental
Questão 1 :
A respeito do que estudamos sobre o Sistema de Gestão Ambiental, assinale a alternativa que descreve corretamente as vantagens de um sistema deste tipo para uma organização.
A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: De acordo com a unidade 12, o sistema de gestão ambiental sistematiza as ações e coloca-as alinhadas com os valores e expectativas expressos pela política ambiental.
 
	A
	
	Tomar as ações necessárias para aumentar a lucratividade e demonstrar a conformidade do sistema com o mercado consumidor.
	B
	
	Desenvolver uma política financeira e estabelecer objetivos e metas para atingir os compromissos estabelecidos com os acionistas.
	C
	
	Tomar as ações necessárias para aumentar a competitividade e demonstrar a conformidade do sistema com o mercado consumidor.
	D
	
	Desenvolver uma política ambiental e estabelecer objetivos ambientais e processos para atingir os compromissos estabelecidos em tal política.
 
Questão 2 :
Na unidade 18 você estudou sobre o conceito de rotulagem ambiental e exemplos de negócios existentes. Sobre a rotulagem ambiental, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações a seguir.
 
(  ) Caracteriza-se por um processo em que é priorizada a seleção de matérias-primas e um modelo de produção de acordo com especificações ambientais.
(  ) O selo verde identifica os produtos que causam menos impacto ao meio ambiente em relação aos seus similares.
(  ) O selo verde ainda é algo que não existe de fato, trata-se de um projeto ainda não aprovado pelas instituições governamentais.
(  ) Os programas de rotulagem ambiental adotados em diferentes países são criados com base em análise de ciclo de vida do produto.
 
Agora assinale a alternativa correta:
 
A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: A rotulagem ambiental existe há bastante tempo e visa explicitar ao consumidor informações sobre o produto desenvolvido com cuidados ambientais.
 
	A
	
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	B
	
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	C
	
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	D
	
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 V
Questão 3 :
Os principais conceitos que envolvem o tema da responsabilidade social foram revisitados na disciplina. Sobre eles, assinale a alternativa correta que relacione o documento estudado ao conceito de responsabilidade social apresentado.
A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: A norma utilizada foi a ISO 26000 (unidade 5).
 
	A
	
	O documento utilizado foi a norma ISO 26000 e o conceito diz que: é a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente.
	B
	
	O documento utilizado foi a lei que trata da Política Nacional de Meio Ambiente e o conceito diz que: responsabilidade social é a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente.
	C
	
	O documento utilizado foi a norma ISO 14001 e o conceito diz que: responsabilidade social é a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente.
 
	D
	
	O documento utilizado foi a norma ISO 9001 e o conceito diz que: responsabilidade social é a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente.
 
Questão 4 :
Estudamos sobre a ética aplicada na responsabilidade social e ambiental, e refletimos sobre as virtudes do ser humano, mas o que são elas? Assinale a alternativa correta.
A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B
Comentário: Conforme vimos na unidade 7, atingir um grau de desenvolvimento que permita aplicarmos as virtudes é uma tarefa que exige muita boa vontade e exercício do praticante. Ser virtuoso não é fácil. Fácil é deixar a vida nos levar e agir conforme nossos instintos.
 
	A
	
	As virtudes são o justo meio entre duas tendências humanas opostas: o Bem e o Mal.
	B
	
	As virtudes são o justo meio entre duas tendências humanas opostas: o excesso e a carência.
	C
	
	As virtudes são tendências humanas, muitas vezes opostas: o excesso e a carência.
	D
	
	As virtudes são o justo meio entre duas tendências humanas opostas: o pecado e a benevolência.
Questão 5 :
Na unidade 20, você viu o tema da responsabilidade socioambiental e o setor varejista. Sobre o estudo de caso da franquia da marca O Boticário, assinale a alternativa correta.
A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: O projeto de sucesso partiu de um sonho em comum entre o franqueado e seu parceiro.
 
	A
	
	O franqueado e seu parceiro ambientalista tinham um sonho em comum.
	B
	
	Após oito anos de projeto, foram desenvolvidas diversas ações em universidades públicas somente.
	C
	
	Cerca de 18 mil alunos foram beneficiados.
	D
	
	Ao final do projeto, o franqueado disse que os investimentos financeiros no projeto não valeram a pena para o negócio.
Questão 6 :
Na unidade 9 você estudou sobre os stakeholders. Qual a melhor tradução para o termo stakeholders? Assinale a alternativa correta.
 
A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B
Comentário: Stakeholders são as partes interessadas, esta é a melhor tradução para o termo.
 
	A
	
	Partes desinteressadas.
	B
	
	Partes interessadas.
	C
	
	Partes envolvidas.
	D
	
	Partes necessárias.
Questão 7 :
Na unidade 5 você estudou sobre conceitos relacionados com a responsabilidade social. Qual a fonte utilizada e o que diz o conceito sobre investimento social? Assinale a alternativa correta.
A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: O Instituto Ethos estabelece que o investimento social seja feito de forma planejada.
 
	A
	
	A ONG WWF indica que o investimento social estabelece o uso voluntário de recursos privados de maneira planejada, ou seja, a partir de um diagnóstico feito que resulte nos projetos sociais que beneficiarão a comunidade dentro de suas necessidades e expectativas.
	B
	
	A ONG WWF indica que o investimento social estabelece o uso voluntário de recursos privados de maneira ocasional, ou seja, a partir de demandas urgentes decorrentes de enchentes e outras catástrofes, quando a população está mais necessitada.
	C
	
	O Instituto Ethos indica que o investimento social estabelece o uso voluntário de recursos privados de maneira ocasional, ou seja, a partir de demandas urgentes decorrentes de enchentes e outras catástrofes, quando a população está mais necessitada.
	D
	
	O Instituto Ethos indica que o investimento social estabelece o uso voluntário de recursos privados de maneira planejada, ou seja, a partir de um diagnóstico feito que resulte nos projetos sociais que beneficiarão a comunidade dentro de suas necessidades e expectativas.
Questão 8 :
Você estudou sobre o conceito de rotulagem ambiental e exemplos de negócios existentes. Sobre o programa de certificação ambiental para produtos da ABNT, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmações a seguir.
(  ) A primeira iniciativa para estabelecimento do selo verde brasileiro data de 1990, quando a ABNT propôs ao Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental a implementação de uma ação conjunta.
(  ) Suas duas diretrizes básicas são: ser desenvolvido de forma adequada à realidade brasileira, com vista em desempenhar papel de instrumento de educação ambiental no mercado interno; e ser compatível com modelos internacionais para que possa transformar-se em instrumento de apoio aos exportadores brasileiros.
(  ) Os princípios definidos nas normas ISO 14020, 14021 e 14024 (selo verde) são: caráter voluntário; consideração da legislação pertinente; seletividade,