A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
apol avaliação psicopedagógica clinica

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Avaliação Psicopedagógica Clínica
Observe a seguinte imagem: 
  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/crian%C3%A7a-torre-blocos-de-constru%C3%A7%C3%A3o-1864718/ Acesso em 23 abr. 2019. 
Considerando a imagem e os conteúdos do livro-base Avaliação psicopedagógica clínica, sobre a necessidade de oportunizar aos alunos espaços de criação e desenvolvimento das brincadeiras, evitando a realização apenas de atividades prontas, assinale a alternativa que menciona corretamente qual(is) instrumento(s) avaliativo(s) privilegia(m) esse contexto de criação em uma avaliação psicopedagógica: 
Nota: 20.0
	
	A
	Somente EOCA (Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem).
	
	B
	EOCA (Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem), OAL (Observação de Atividades Lúdicas) e Provas Operatórias.
	
	C
	EOCA (Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem) e OAL (Observação de Atividades Lúdicas).
Você acertou!
Comentário: Tanto a EOCA, como a OAL têm como propósito permitir a criação, pois são elementos de análise que precisam ser observados. As técnicas projetivas psicopedagógicas e as provas operatórias não se encaixam no perfil de criar por terem um modelo que dita a condução da atividade, pois elas necessitam dessas referências dirigidas para o retorno avaliativo esperado. Segundo o livro-base: “A observação de atividades lúdicas (OAL) é uma prática muito importante na avaliação psicopedagógica. As representações que a criança e os adolescentes realizam por meio de brincadeiras e jogos são fundamentais para o avaliador” (livro-base, p.92). “A entrevista operatória centrada na aprendizagem EOCA foi apresentada por Jorge Visca [...]. Para o autor, a avaliação começa com a EOCA e, por meio dela, são identificados os sintomas e levantadas as hipóteses sobre as causas da problemática apresentada” (livro-base, p.88).  
	
	D
	Técnica Projetiva Psicopedagógica e provas operatórias.
	
	E
	Somente OAL (Observação de Atividades Lúdicas).
Questão 2/5 - Avaliação Psicopedagógica Clínica
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“[...] A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada com inúmeros fatores, tais como: a metodologia utilizada, os métodos pedagógicos, o ambiente físico e até mesmo motivos relacionadas com o próprio aluno e seu contexto de vida”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Somos Par. O que é dificuldade de aprendizagem e como contorná-la?
https://www.somospar.com.br/dificuldade-de-aprendizagem/. Acesso em 20 abr. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Avaliação psicopedagógica clínica sobre as dificuldades de aprendizagem do aluno, analise as seguintes afirmativas e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
(  ) A dificuldade de aprendizagem do aluno é exclusivamente um resultado de si mesmo.
(  ) Fatores emocionais, sociais, culturais e metodológicos podem influenciar no aprendizado do aluno.
(  ) Sendo a escola a organizadora dos recursos e metodologias de ensino, também é responsável em rever seus processos para auxiliar à superação de dificuldades de aprendizagem.
(  ) Toda dificuldade de aprendizagem é originária de um transtorno do desenvolvimento. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta :
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – V - F
	
	B
	F – V – V – F
Você acertou!
Comentário: Um aluno nunca é exclusivamente responsável pela sua não aprendizagem. Os fatores emocionais, sociais, culturais, econômicos e metodológicos da escola influenciam no quanto ele pode se superar ou desenvolver em relação aos conteúdos. Todos são envolvidos de alguma forma em auxiliar, acompanhar, orientar e oferecer possibilidades variadas de promoção da aprendizagem. Existem transtornos do desenvolvimento que geram dificuldades de aprendizagem, porém, muitas dificuldades de aprendizagem não advém do transtorno, como por exemplo, um aluno que foi mal num bimestre escolar pelo falecimento de seu cachorro, ou pela separação dos pais (são aspectos emocionais que interferem pontualmente no desempenho do aluno e que, se trabalhados, podem ser superados). Segundo o livro-base: “Assim, os aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos e físicos também se apresentam inseridos no contexto dos ambientes escolares, por fazerem parte da compreensão necessária à efetivação da aprendizagem dos alunos, principalmente em sua relação com o desempenho docente que recomenda a avaliação psicopedagógica ” (livro-base, p. 25).
	
	C
	V – F – V - F
	
	D
	V – F – F - F
	
	E
	F – F – V - F
Questão 3/5 - Avaliação Psicopedagógica Clínica
Leia o seguinte fragmento de texto: 
"Para chegar ao diagnóstico, o psicopedagogo deve analisar a queixa que ensejou o processo avaliativo e que pode apresentar relação entre os dados da família e da escola, com informações de aspectos distintos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HADDAD, M. E. O. Avaliação psicopedagógica clínica. Série Panoramas da Psicopedagogia. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 64-65. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Avaliação psicopedagógica clínica sobre como realizar uma avaliação psicopedagógica em um processo avaliativo, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Contrato; Entrevista pedagógica; Entrevista operatória centrada na aprendizagem (EOCA); Sessões lúdicas relacionadas à aprendizagem; Provas e testes; Entrevista de anamnese; Entrevista com a escola e devolutiva.
	
	B
	Contrato; Entrevista familiar; Entrevista operatória centrada na aprendizagem (EOCA); Sessões lúdicas relacionadas à aprendizagem; Provas e testes; Entrevista de anamnese; Entrevista com a escola e devolutiva.
Você acertou!
Comentário: Segundo o livro-base: “Os instrumentos que podem ser usados numa avaliação psicopedagógica clínica são: Contrato; Entrevista familiar; Entrevista operatória centrada na aprendizagem (EOCA); Sessões lúdicas relacionadas à aprendizagem; Provas e testes; Entrevista de anamnese; Entrevista com a escola e devolutiva” (livro-base, p.68-69)
	
	C
	Contrato; Entrevista pedagógica; Entrevista operatória centrada na aprendizagem (EOCA); Sessões lúdicas relacionadas à aprendizagem; Provas e testes; Entrevista de anamnese; Entrevista com a escola e aplicação.
	
	D
	Contrato; Entrevista familiar; Entrevista operatória centrada na avaliação (EOCA); Sessões lúdicas relacionadas à aprendizagem; Provas e testes; Entrevista de anamnese; Entrevista com a escola e devolutiva.
	
	E
	Contrato; Entrevista avaliativa; Entrevista operatória centrada na aprendizagem (EOCA); Sessões lúdicas relacionadas à aprendizagem; Provas e testes; Entrevista de anamnese; Entrevista com a escola e aplicação.
Questão 4/5 - Avaliação Psicopedagógica Clínica
Considere o seguinte fragmento de texto:
 “[...] Assim os aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos e físicos também se apresentam inseridos no contexto dos ambientes escolares, por fazerem parte da compreensão necessária à efetivação da aprendizagem dos alunos, principalmente em relação com o desempenho docente que recomenda a avaliação psicopedagógica”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HADDAD, M. E. O. Avaliação psicopedagógica clínica. Série Panoramas da Psicopedagogia. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 25.
 Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Avaliação psicopedagógica clínica sobre os aspectos que devem ser analisados numa avaliação psicopedagógica, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O aspecto físico de uma criança deve ser considerado como fator mais importante para determinar o resultado de uma avaliação psicopedagógica.
	
	B
	O aspecto político de uma região e seus investimentos nessa questão, não interferem no quanto um aluno