Buscar

Prova Online-Introdução à Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100786 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
"A difusão da tecnologia amplifica infinitamente seu poder ao se apropriar de seus usuários e redefini-los. As novas tecnologias da informação não são apenas ferramentas para se aplicar, mas processos para se desenvolver [...]. Pela primeira vez na história, a mente humana é uma força produtiva direta, não apenas um elemento decisivo do sistema de produção". O texto de Manuel Castells refere-se:
a ) Sociedade do conhecimento
b ) Sociedade da informação
c ) Gestão do conhecimento
d ) Informática
e ) Tecnologia da informação
QUESTÃO 2
Expressão criada no final da década de 1990, para descrever o resultado da transição de uma economia baseada na indústria para uma economia baseada nos serviços. O uso dessa expressão foi bastante popular no final dos anos 1990, quando ocorreu a chamada bolha das empresas ponto com.
Muitos entendem que a expressão se refere exclusivamente à era de empresas virtuais, ou seja, aquelas que atuam apenas pela internet, sem sede. Não é necessariamente desse jeito: assim como as empresas tradicionais, as empresas ponto com necessitam manufaturar e entregar produtos e/ou serviços. A questão central é atuar principalmente na capacidade em identificar tendências e entregar o mais breve possível o que foi identificado ao consumidor. O texto refere-se a:
a ) Reengenharia 
b ) Inteligência Artificial 
c ) Parcerias 
d ) Alianças Estratégicas 
e ) Nova Economia 
QUESTÃO 3
Compare as colunas e escolha a sequência correta de conceitos:
I. É todo e qualquer conjunto de procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem ser obedecidos e cumpridos por todos na empresa.
II. Seu objetivo principal é proporcionar a estrutura operacional mais adequada para otimizar e obter os resultados projetados nos planejamentos.
III. É a representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidos no processo.
IV. Proporciona à empresa maior economia e produtividade, com base na adequada distribuição dos instrumentos e equipamentos de trabalho e por meio da utilização otimizada desses equipamentos.
( ) Arranjo Físico
( ) Manual
( ) Fluxograma
( ) Leiaute
a ) II, I, IV e III. 
b ) II, III, I e IV. 
c ) IV, I, III e II. 
d ) IV, II, III e I. 
e ) I, II, III e IV. 
QUESTÃO 4
Profissional responsável pela excelência dos processos operacionais e pela gestão estratégica que garantem competitividade ao negócio, não só no posicionamento atual de mercado, mas também na construção e renovação do sucesso da empresa com políticas de mudanças operacionais.
O profissional dessa especialidade coordena e acompanha de perto todas as atividades que efetivamente geram valor ao negócio e o mantêm de pé. Não é à toa que a área é chamada pelos que atuam nela de "o coração da empresa", uma vez que é ela que se incube de alcançar o objetivo principal da empresa, sua razão de existir, seja ela na área de bens ou serviços.
Esse profissional precisa ser dinâmico, proativo e demonstrar bastante comprometimento com seus resultados. Outra qualidade fundamental é saber trabalhar em equipe e gerir pessoas.
Assinale de que especialidade da Administração é esse profissional:
a ) Administração Financeira 
b ) Administração estratégica 
c ) Recursos Humanos 
d ) Organização, Sistemas e Métodos 
e ) Produção ou logística 
QUESTÃO 5
Empresa na sociedade do conhecimento é:
a )Aquela que atua baseada na substituição do uso de grandes e dispendiosos computadores (mainframes), por redes interconectadas de servidores e microcomputadores, que proporcionariam mais agilidade aos sistemas de informações e reduziriam custos da área. Conceito estendido e aplicado para as empresas e organizações em geral, propondo desmembrar grandes estruturas empresariais, lentas e dispendiosas, em pequenas unidades de negócios, de operação menos custosa e mais ágil, adequada à realidade atual.
b )Aquela que adota o uso intensivo das tecnologias de informação para a revisão radical de todos os processos da empresa, redesenhando-os em vez de simplesmente automatizá-los, com o objetivo de reformular a maneira de conduzir os negócios.
c )É aquela que possui uma nova e importante parte da área de tecnologia, busca tornar as máquinas inteligentes. A pesquisa associada é altamente técnica e especializada, composta por programas de computadores para determinados pontos, como conhecimento, raciocínio, solução de problemas, percepção, aprendizagem, planejamento, capacidade de manipular e mover objetos.
d )Aquela que possui um conjunto de medidas de desempenho consolidadas, calculadas a partir da mensuração tradicional de resultados, efetuada somente pelos dados financeiros, que prejudicava a capacidade das empresas de criar valor econômico para o futuro. Conjunto de indicadores organizados em quatro perspectivas, propõem um novo sistema de gestão e controle estratégico, com ênfase na mobilização e exploração de ativos intangíveis.
e )Aquela na qual a agilidade é mais importante que o tamanho e a inovação se sobrepõe à tradição, pois é melhor ser mais moderno que mais conhecido. A sobrevivência e a efetividade só podem ser asseguradas pela vigília e atualização permanente por parte das empresas. Ter informações e a projeção de seus comportamentos futuros que interferem em sua atuação, somadas ao domínio das competências essenciais para garantir a sustentação de seus negócios, determinam sua efetivação ou desaparecimento do mercado. 
QUESTÃO 6
Relacione os elementos da coluna definição com a coluna das abordagens e escolha a alternativa correta:
1. Define o sistema organizacional como um todo, o ambiente externo, sua finalidade, sua estrutura e os recursos disponíveis para as ações empresariais.
2. Dedica-se ao estudo do lado humano das organizações e evidencia a existência de outros aspectos que influenciam o trabalhador.
3. Analisa o todo, as organizações no contexto de mudanças e estuda aspectos e estilos específicos de gestão, voltados para o sucesso.
4. Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de direção e comando, subordinação do interesse particular ao interesse geral, centralização, hierarquia, ordem, estabilidade do pessoal, entre outros.
( ) Abordagem humanística
( ) Abordagem sistêmica
( ) Abordagem clássica
( ) Abordagem contingencial
a ) 1, 2, 3, 4. 
b ) 4, 3, 2, 1. 
c ) 3, 2, 1, 4
d ) 2, 1, 4, 3 
e ) 2, 3, 4, 1. 
QUESTÃO 7
Uma das questões que interfere na plena produção e na gestão de conflitos entre pessoas e departamentos é a comunicação. De forma geral, conforme a estrutura organizacional é recomendada uma forma de comunicação. Assinale o item mais adequado.
a ) Estruturas Piramidais - comunicação horizontal 
b ) Estruturas Piramidais - comunicação vertical 
c ) Estruturas Modulares - comunicação transversal 
d ) Estruturas Modulares - comunicação horizontal 
e ) Estruturas circulares - comunicação vertical 
QUESTÃO 8
O Sr. Luiz Mário assumiu a direção geral da TecPeças - Indústria metalomecânica fornecedora de autopeças para montadoras localizada em Porto Alegre - tendo como objetivo inicial reorganizar a empresa, prepará-la para o crescimento e ampliar os horizontes da empresa, pois além de ampliar a atuação no mercado brasileiro a meta é, também, atuar no mercado internacional. Assim, para conhecer o estado atual da TecPeças, Luiz Mário solicitou um conjunto de elementos que representam a empresa (sua estrutura, suas operações e a forma pela qual os documentos foram produzidos). Assinale a opção que apresenta os elementos chave par analisar a organização da TecPeças.
I. Organograma 
II. Fluxograma 
III. Políticas comerciais 
IV. Formulários 
V. Planejamento EstratégicoVI. Leiaute da fábrica 
VII. Funcionograma
a ) I, III, IV, V e VI. 
b ) II, III, V, VI e VII. 
c ) I, II, IV, VI e VII. 
d ) I, II, III, IV, V, VI e VI. 
e ) III, V, VII. 
Parte inferior do formulário

Outros materiais