Buscar

avaliações primeiros socorros biomedicina

Prévia do material em texto

valiação I - Individual Semipresencial ( Cod.:447309) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9304891
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	De acordo com Mafra et al. (2008, p. 31), "no Brasil, a área de urgência e emergência constitui um importante componente da assistência à saúde. As atuais políticas de saúde demonstram que houve uma crescente demanda por estes serviços em consequência do aumento do número de acidentes e da violência urbana". Os profissionais destinados a prestar o atendimento às vítimas devem seguir algumas recomendações e precauções no atendimento às vítimas. Estas precauções incluem a utilização de barreira para proteção, como o uso de EPIs. Utilizá-los corretamente é importante, pois permite a realização de procedimentos de forma segura, tanto para o profissional que está prestando assistência como para o paciente. Escrava uma redação com o tema: A IMPORTÂNCIA DO USO DE EPIs UTILIZADOS PELOS SOCORRISTAS NO ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS. 
FONTE: MAFRA, D. A. L. et al. Percepção dos enfermeiros sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual para riscos biológicos em um serviço de atendimento móvel de urgência. 2008. Disponível em: 
<https://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/58/31a38.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2018.
	Resposta Esperada:
A importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) têm por objetivo a proteção da integridade física do socorrista durante a realização das atividades que apresentam riscos potenciais. Os principais EPIs são as luvas de látex descartáveis, óculos e máscaras faciais de proteção e as roupas dos socorristas. Recomenda-se, no atendimento inicial à vítima, que o socorrista execute rotinas de segurança.
Parte inferior do formulário
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:447310) ( peso.:1,50)
	Prova:
	10740041
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Um diferente número de termos tem sido aplicado para definir o aumento agudo e súbito da pressão arterial. Pode-se afirmar que crise ou emergência hipertensiva é caracterizada por um aumento súbito da pressão arterial associada com lesão em órgão-alvo, principalmente no sistema nervoso central, no coração, no rim e nos grandes vasos arteriais. O aumento rápido da pressão sistólica a níveis superiores a 169 mmHg e da pressão diastólica além de 109 mmHg são considerados prejudiciais. A crise hipertensiva pode ocorrer em qualquer idade. Sobre os fatores que podem desencadear uma crise hipertensiva, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.rbconline.org.br/artigo/crise-hipertensiva-quando-e-como-aborda-la/>. Acesso em: 30 ago. 2017.
	 a)
	Glomerulonefrite (inflamação no sistema circulatório), fumo, sedentarismo, obesidade e diabete.
	 b)
	Arteriosclerose, diabete, sedentarismo, obesidade, dieta rica em sal e gorduras.
	 c)
	Arteriosclerose, mulheres após a menopausa, fumo, dieta rica em lactose e gorduras.
	 d)
	Arteriosclerose, diabete, sedentarismo, obesidade e pielonefrite (inflamação do sistema digestivo).
	
	A diarreia é uma inflamação do sistema gastrointestinal. Pode ser considerada como a intensificação das fezes, com redução na textura e aumento de aquosidade e frequência da dejeção. Sobre a diarreia, analise as sentenças a seguir:
I- A diarreia pode ser causada por uso de medicamentos e também por alergia a alimentos.
II- Quando uma pessoa consome muitas fibras e laxantes, ela pode desencadear uma diarreia temporária.
III- A ingestão de soro caseiro via oral para a vítima é muito importante, para que ela não fique desidratada.
IV- A diarreia é uma doença contagiosa, precisando ter muito cuidado para que a vítima não transmita para outras pessoas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 2 foi Cancelada.
	3.
	Uma condição obrigatória, imposta por lei, que boa parte dos empresários e dos gestores desconhece é a necessidade de manutenção de um kit de primeiros socorros no estabelecimento empresarial, independente de seu porte. A obrigatoriedade existe por força da Norma Regulamentadora nº 7 (NR 7), que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), estabelecido pela Portaria 3.214/78, do Ministério do Trabalho (MT). Com relação à Norma Regulamentadora - NR 7 -, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Esta NR estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PCMSO, podendo serem ampliados mediante negociação coletiva de trabalho.
(    ) O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO - tem como objetivo a promoção e a preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. 
(    ) O PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores. 
(    ) O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO - (Norma Regulamentadora 7) prevê a realização de exames de mudança de função, mesmo que não implique na exposição do trabalhador a risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Primeiros socorros em empresa: tudo que você precisa saber. Disponível em: <http://blog.sst.com.br/primeiros-socorros-em-empresa-tudo-que-voce-precisa-saber/>. Acesso em: 20 nov. 2017.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	A cólica renal aparece quando os cálculos renais provocam o bloqueio da urina que vem do rim, dilatando-o. Essa dilatação que ocorre no rim é a origem da dor. Sobre cólica renal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Se a vítima fazer uso de algum medicamento para cólica renal, ele pode ser oferecido. Caso contrário, não oferecer.
(    ) No geral, essas crises de dores são instigadas após fortes dores de cabeça, que estimulam as alterações funcionais. 
(    ) Uma pessoa com crise renal sente dores terríveis, então deixá-la em uma posição agradável auxilia em sua recuperação.
(    ) Nos primeiros socorros, deve ser observado se a vítima está com cólica renal, caso esteja, ela deve ser levada imediatamente para sua residência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	O edema agudo de pulmão constitui urgência clínica e motivo frequente de internação hospitalar. O paciente apresenta-se extremamente dispneico, cianótico e agitado, evoluindo com rápida deterioração para torpor, depressão respiratória e, eventualmente, apneia com parada cardíaca. Devido a esse quadro, justifica-se a criação de um protocolo específico para que as equipes que atuam nas unidades do pré-atendimento móvel possa tomar atitudes visando à melhora do quadro clínico do paciente, estando respaldadas legalmente para a realização de suas atividades. Sobre os primeiros socorros que devem ser prestados às vítimas de edema agudo de pulmão, analise as sentenças a seguir:
I- A abordagem da vítima deverá ser realizada segundo a metodologia ABCDE.
II- Administrar oxigênio.
III- Verificar e registar os sinais vitais - ter especial atenção às características da respiração e do pulso.
IV- Garantir oximetria de 25 L/min.  
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://revista.fmrp.usp.br/2003/36n2e4/6_edema_pulmonar_agudo.pdf>. Acesso em: 8 nov. 2017.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I,III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	No Brasil, a hipertensão arterial atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos, mais de 60% dos idosos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular (DCV). A crise hipertensiva caracteriza-se pela elevação súbita da pressão arterial, podendo gerar danos a órgãos importantes, tais como o sistema nervoso central, coração e rins. O aumento rápido da pressão sistólica a níveis superiores a 169 mmHg e da pressão diastólica além de 109 mmHg são considerados prejudiciais. A crise hipertensiva pode ocorrer em qualquer idade. Com relação aos fatores que podem ocasionar maior risco para o desencadeamento de uma crise hipertensiva, analise as opções a seguir: 
I- Sedentarismo e obesidade.
II- Fumo.
III- Inflamação do sistema excretor renal.
IV- Diabete.
V- Dieta rica em açúcar.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2016/05_HIPERTENSAO_ARTERIAL.pdf?>. Acesso em: 8 nov. 2017.
	 a)
	As opções I, II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções II, III, IV e V estão corretas.
	 c)
	As opções I, II, III e V estão corretas.
	 d)
	As opções I, III, IV e V estão corretas.
	7.
	A Insuficiência Respiratória (IR) é uma das emergências que requer maior atenção devido à sua gravidade. O conceito de insuficiência respiratória (IR) compreende a dificuldade encontrada pelo sistema respiratório em desempenhar adequadamente sua principal função, ou seja, a promoção das trocas gasosas. Por ser decorrente de várias condições, pode apresentar-se, clinicamente, de forma muito variada. O objetivo dos primeiros socorros é fazer com que a respiração da pessoa volte ao normal. Com relação aos primeiros socorros que devem ser prestados às vítimas de insuficiência respiratória, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Administrar oxigênio a 25 L/min.
(    ) Monitorar a vítima com oxímetro de pulso, tentando manter saturação de oxigênio além de 94%.
(    ) Em caso de hipoxemia (saturação de oxigênio menor que 90%) associado à redução da frequência respiratória, proceder à administração de ventilações com AMBU (UNIDADE BOLSA-VÁLVULA-MÁSCARA). 
(    ) Solicitar apoio da unidade de suporte avançado de vida. 
(    ) Transportar a vítima ao encontro de uma unidade de suporte avançado ou proceder ao transporte para hospital de referência, segundo orientação do médico regulador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V - V.
	 b)
	F - V - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - V - V.
	
	A insuficiência respiratória resulta em uma falha de troca gasosa pelo sistema respiratório, o que significa que o oxigênio ou o dióxido de carbono arterial, ou ambos, não podem ser mantidos em seus níveis normais. A Insuficiência Respiratória - IR - pode ser causada por doenças relacionadas ao sistema respiratório ou não. De acordo com Melo, Dias e Pancieri (2011, p. 116), as enfermidades mais comuns são "doença pulmonar obstrutiva crônica, a asma, a insuficiência cardíaca, a pneumonia, dispneia de origem psicogênica (causada por estresse e choque emocional) e o uso de sedativos em altas doses". Sobre os sintomas da insuficiência respiratória, analise as opções a seguir:
I- Dificuldade respiratória.
II- Sensação de cansaço e ansiedade ou agitação (devido à falta de O2 no sistema nervoso central).
III- Sons atípicos durante a respiração.
IV- Tosse.
V- Cianose (falta de CO2 no sangue).
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MELO, D. A.; DIAS, L. E.; PANCIERI, H. de A. Protocolo para o suporte básico de vida do CBMGO. Goiás: Secretaria da Segurança Pública e Justiça, 2011.
	 a)
	As opções I, III e V estão corretas.
	 b)
	As opções II, III e V estão corretas.
	 c)
	As opções I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II, III e V estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 8 foi Cancelada.
	9.
	Ao socorrer uma vítima com fratura no braço é importante imobilizar o membro até que chegue o socorro especializado ou a vítima seja transportada para o hospital. Sobre a forma correta de realizar essa imobilização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A tala utilizada para realizar a imobilização deve ultrapassar as articulações acima e abaixo da fratura. 
(    ) Em caso de fratura exposta, deve-se tentar recolocar o osso no lugar correto antes de realizar a imobilização. 
(    ) Para improvisar uma tala, pode-se usar qualquer material rígido ou semirrígido como madeira ou papelão. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - V.
	10.
	De acordo com Mendes et al. (2006), as doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 1/3 das mortes no Brasil. Dentro de sua multicausalidade, muitos dos fatores de risco para essa afecção são a obesidade, o sedentarismo, a hipertensão arterial e o tabagismo, que têm raízes na infância e apresentam efeitos aditivos na vida adulta. Dentre as emergências clínicas associadas ao sistema cardiovascular, a angina de peito é caracterizada pela insuficiência de oxigênio no músculo do coração, que pode gerar uma sensação de pressão e/ou uma dor torácica. Estresse emocional ou esforço físico exige maior desempenho do coração, assim, maior fluxo de sangue e oxigênio para o músculo cardíaco. Logo, a deficiência de oxigênio no miocárdio fará a vítima sentir dor. Com relação à angina de peito, analise as sentenças a seguir:
I- A angina de peito é causada pela obstrução das artérias coronárias, tornando o fluxo de sangue insuficiente na região do miocárdio.
II- O fluxo de sangue insuficiente na região do miocárdio ocorre normalmente devido ao acúmulo de gordura e outros sedimentos nas artérias coronárias.
III- Outro fator que pode gerar a angina é o excesso de trabalho e as condições extremas de temperatura, pois diminuem a frequência cardíaca.
IV- Um dos principais sintomas é a dor torácica retroesternal ou precordial (às vezes, desconforto).
V- A dor pode irradiar-se para membros superiores, ombros, mandíbula e porção superior do abdome. Raramente ultrapassa dois a cinco minutos, desaparecendo com repouso e uso de vasodilatador sublingual.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MENDES et al. Associação de fatores de risco para doenças cardiovasculares em adolescentes e seus pais. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant., Recife, v. 6 supl. 1, maio, 2006.
	 a)
	As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II, III e V estão corretas.
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:447308) ( peso.:4,00)
	Prova:
	10888729
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os acidentes com os himenópteros são poucos incidentes no Brasil e normalmente possuem evolução benigna. No entanto, casos graves com evolução para choque anafilático e óbito já foram registrados. Neste contexto, torna-se primordial a construção de conhecimentos sobre esse risco de acidentes e gravidades, principalmente no que tange à população, para identificar os riscos e procurar os serviços de saúde precocemente, assim como para os profissionais de saúde, para que estejam preparados para propiciar uma assistência de qualidade. Sobre o exposto, descreva os principais sinais e sintomas que podem ser evidenciados em caso de acidente himenóptero com abelhas.
FONTE: Superintendência de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde. Nota técnica nº 01/2013 - (DVVZI - NT 01/2013). Curitiba - Paraná - Brasil. Disponível em: <http://sesaeventos.saude.ws/zoonose/html/arquivos/apoio/main/NT01_2013ABELHASEVESPAS.pdf>.Acesso em: 9 jul. 2017.
	Resposta Esperada:
Os sintomas e sinais variam conforme o número de picadas, o local das picadas e as características alérgicas da vítima, podendo ser alérgica ou tóxica. Os sintomas e sinais alérgicos locais são: dor aguda local, vermelhidão, prurido e edema por várias horas ou dias. As manifestações sistêmicas, com sintomas que se iniciam em dois a três minutos, podem apontar manifestações de anafilaxia. Outros sintomas são: cefaleia, vertigens e calafrios, agitação psicomotora e sensação de aperto no peito.
	2.
	Deixar de prestar socorro significa não dar nenhuma assistência à vítima. A pessoa que chama por socorro especializado, por exemplo, já está prestando e providenciando socorro. Qualquer pessoa que deixe de prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo, estará cometendo o crime de omissão de socorro, mesmo que não seja a causadora do evento. No caso de concreta omissão de socorro, a pessoa que o fizer, arcará com as consequências. Disserte sobre as consequências da omissão de socorro.
	Resposta Esperada:
Quando a pessoa deixa de prestar socorro, quando é possível fazê-lo sem risco pessoal, ele pode ser detido de um a seis meses, ou pagar multa. A pena pode aumentar em 50%, se a omissão resultar em lesão corporal de natureza grave, ou triplicar em caso de morte da vítima.
Parte inferior do formulário
	valiação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:447307) ( peso.:3,00)
	Prova:
	10888734
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	
	Os acidentes com animais peçonhentos vêm aumentando no Brasil entre 2003 e 2013, o número de ocorrências pulou de 75.642 para 162.234, crescimento de 114,5%, segundo dados do Ministério da Saúde. Os acidentes com escorpiões foram responsáveis por 79.481 dos casos notificados. Este aumento pode ser atribuído à degradação do ambiente urbano, principalmente nas periferias. Com relação aos escorpiões e aos acidentes ocasionados por eles, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os escorpiões possuem hábitos noturnos e são muito agressivos, escondem-se em pilhas de madeiras, cercas, sob pedras e se adaptam a ambientes domésticos. 
(    ) Dentre as 50 espécies existentes, duas espécies merecem maior atenção médica: Tityusserralatus (amarelo) e Tityusbahiensis (marrom).
(    ) O escorpião possui uma pequena bolsa localizada na ponta da cauda, onde está armazenado o veneno. 
(    ) Os sintomas são dor local de intensidade variável (pode chegar a ser insuportável), queimação ou agulhada, irradiando para o membro afetado. 
(    ) O veneno é neurotóxico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/08/acidentes-com-animais-peconhentos-no-pais-dobram-em-10-anos.html>. Acesso em: 31 ago. 2017.
	 a)
	V - V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - V - F.
	 *
	Observação: A questão número 1 foi Cancelada.
	
	Arritmia cardíaca é um problema na velocidade ou ritmo do batimento cardíaco. A maioria das arritmias não causa danos, porém algumas podem ser sérias ou até ameaçar a vida. Com arritmia cardíaca, o coração pode não ser capaz de bombear sangue suficiente para o corpo, o que pode danificar o cérebro, o coração e outros órgãos. Durante uma arritmia, o coração pode bater muito rápido, muito devagar, ou com ritmo irregular. Com relação ao batimento cardíaco, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando os batimentos são mais acelerados, chamamos de taquicardia.
(    ) Quando os batimentos são mais lentos, temos a braquicardia.
(    ) Quando o coração apresenta batimentos irregulares, a iminência de morte súbita cardíaca (MSC) aumenta.
(    ) A prova de esforço com medida da pressão arterial durante o exercício  é o principal diagnóstico para detectar arritmias e determinar sua causa.
(    ) A maior parte das arritmias é assintomática, e não interfere na capacidade cardíaca de bombeamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.msdmanuals.com/pt/casa/distúrbios-do-coração-e-dos-vasos-sanguíneos/arritmias-cardíacas/considerações-gerais-sobre-arritmias-cardíacas>. Acesso em: 30 ago. 2017.
	 a)
	V - F - V - V - V.
	 b)
	F - V - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V - V.
	 *
	Observação: A questão número 2 foi Cancelada.
	3.
	Por intermédio das pulsações do sangue no organismo ou do pulso, é possível analisar se o desempenho do coração está regular ou não. O pulso pode ser sentido em locais estratégicos no corpo, com as pontas de nossos dedos. Referente ao pulso, analise as sentenças a seguir:
I- A frequência de pulso comum em adultos é de 80 a 100 batimentos por minuto.
II- A frequência de pulso em crianças normalmente é superior a 80 batimentos por minuto.
III- Devemos ficar sempre atentos à variação na frequência e no volume do pulso, pois esses dados são importantes no atendimento ao acidentado.
IV- Não sentir mais a pulsação do acidentado quer dizer que ele veio a óbito.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	A hemorragia nasal sucede em razão de rompimento dos vasos sanguíneos. Esses vasos sanguíneos são delicados e têm a finalidade de aquecer e umidificar o ar que respiramos. Sobre os primeiros socorros para hemorragia nasal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Acalmar a vítima, afrouxar as suas roupas e levá-la em um ambiente agradável e ventilado.
(    ) Utilizar compressas quentes e efetuar a limpeza do local. 
(    ) A narina que apresenta sangramento deve ser pressionada para controlar o sangramento.
(    ) Solicitar que a vítima assoe o nariz para retirar o excesso de sangue.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	O diabetes mellitus é considerado uma das grandes epidemias mundiais do século XXI e problema de saúde pública, tanto nos países desenvolvidos como em desenvolvimento. As crescentes incidências e prevalência são atribuídas ao envelhecimento populacional e especialmente ao estilo de vida atual, caracterizado por inatividade física e hábitos alimentares, que predispõem ao acúmulo de gordura corporal. Sobre a definição do diabetes mellitus, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Resultado da destruição das células beta do fígado.
	 b)
	Um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos.
	 c)
	Caracteriza-se por distúrbios nutricionais devido à alta ingestão de glicose contida nos alimentos.
	 d)
	O diabetes mellitus (também chamado de diabetes sacarino) é uma doença na qual o sangue é incapaz de utilizar normalmente o açúcar como fonte de energia, devido a uma deficiência de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas.
	6.
	A presença de sangue nas fezes deve ser confirmada através de exame de fezes que detecta sangue oculto. Se houver suspeita que a fonte do sangue nas fezes esteja no trato gastrointestinal superior, uma endoscopia superior pode ser feita para diagnosticar a causa. No caso de sangramento no trato gastrointestinal inferior, o sangue vivo é geralmente visível. Qual o termo aplicado para a perda de sangue pelo ânus?
FONTE: Disponível em: <http://www.copacabanarunners.net/sangue-fezes.html>. Acesso em: 14 fev. 2017.
	 a)
	Cólica renal.
	 b)
	Alcoolismoagudo.
	 c)
	Diarreia.
	 d)
	Melena.
	7.
	O edema pulmonar agudo, também chamado de edema agudo do pulmão (EAP), é uma emergência médica causada pelo   extravasamento de água dos vasos sanguíneos para o tecido pulmonar, tornando a respiração difícil. Na prática, um paciente com EAP comporta-se como se estivesse se afogando. De acordo com Fortes et al. (2010, p. 74), o EAP  pode ocorrer devido à "[...] insuficiência cardíaca, principalmente a insuficiência cardíaca esquerda, coronariopatias, valvopatias, arritmias e crise hipertensiva; ou não cardiogênicas, como a hipoxemia, afecções respiratórias em que haja diminuição da complacência pulmonar e alterações da relação ventilação perfusão". Com relação aos sinais e sintomas do edema pulmonar, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sensação de afogamento.
(    ) Diminuição da frequência respiratória.
(    ) Aumento da pressão arterial (na maioria dos casos).
(    ) Expectoração rosada e espumosa.
(    ) Palidez e sudorese.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FORTES, J. I. et al. Curso de especialização profissional de nível técnico em enfermagem - livro do aluno: urgência e emergência. São Paulo: FUNDAP, 2010.
	 a)
	V - F - V - V - V.
	 b)
	F - V - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F - F.
	8.
	Ofidismo é o nome dado a acidentes ocasionados por mordidas de cobras peçonhentas e é considerado urgência médica devido à grande incidência e gravidade. A mordida, por si só, é considerada ferimento leve. Normalmente, os membros inferiores são mais afetados, por isso o uso dos equipamentos de proteção individual (sapatos, botas, luvas de couro, perneiras) pode reduzir o número desse tipo de acidente. A faixa etária mais afetada é de 15 a 49 anos e em trabalhos no campo. Em 2013, segundo o SINITOX, foram registrados 983 acidentes com serpentes. O tratamento para picada de serpentes deve ser realizado através da administração de soro antiofídico por via intravenosa o mais rápido possível. Com relação aos primeiros socorros que devem ser prestados às vítimas de mordidas de cobras peçonhentas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) No caso de mordida de cobras peçonhentas, deve-se lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão.
(    ) Manter a vítima deitada e hidratada.
(    ) Se for possível, levar o animal para identificação.
(    ) Deve-se cortar o local da picada e fazer um torniquete.
(    ) Deve-se perfurar ao redor do local da picada e colocar folhas, pó de café ou outros contaminantes. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://sinitox.icict.fiocruz.br/animais-peconhentos>. Acesso em: 31 ago. 2017.
	 a)
	V - V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V - F.
	9.
	O choque elétrico pode causar danos irreparáveis à vítima, que podem variar de uma breve dormência, queimaduras graves até o óbito. No caso de choque elétrico, qual o procedimento fundamental a ser realizado antes de socorrer a vítima?
	 a)
	Avisar a família da vítima.
	 b)
	Jogar panos úmidos na vítima.
	 c)
	Jogar água na vítima.
	 d)
	Cortar a corrente elétrica.
	10.
	As queimaduras são classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho, sendo geralmente mensuradas pelo percentual da superfície corporal acometida. As queimaduras são classificadas em 1º, 2º e 3º graus, de acordo com a camada de pele acometida. Referente aos fatores de risco em uma vítima acometida de queimadura, analise as sentenças a seguir:
I- A presença de doenças respiratórias e renais tornam a recuperação das queimaduras mais demorada.
II- Os adultos de boa saúde se recuperam sem complicações, não importando a extensão da queimadura.
III- A vítima portadora de diabetes tem uma recuperação tranquila e sem complicações.
IV- As crianças e os idosos são mais frágeis em questão de queimaduras, pois possuem uma pele muito fina.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Perguntas Recentes