A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Analise de Crédito e Risco

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Análise de Crédito e Risco
Cinco variáveis são muito importantes para a análise de crédito, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, sendo estas conhecidas como 5 Cs do crédito. No exemplo do financiamento de um veículo, este fica alienado ao contrato de concessão de crédito, como garantia ao emprestador, devendo ser utilizado para a quitação do contrato em caso de inadimplência.
Qual dos 5Cs do crédito está diretamente relacionado à esta utilização da alienação fiduciária?
Nota: 10.0
	
	A
	caráter
	
	B
	condições
	
	C
	capital
	
	D
	capacidade
	
	E
	colateral
Você acertou!
Colateral é dentro dos 5Cs do crédito aquele que indica a utilização de algum tipo de bem como garantia para cobrir o risco de inadimplência em operações de crédito.
Questão 2/10 - Análise de Crédito e Risco
João é analista de crédito de uma loja de ferragens fornecedora de materiais para diversos clientes pessoa jurídica, mas que também atua com o atendimento para pessoa física. Está desenvolvendo a documentação para a decisão por crédito aos clientes, já tendo elaborado as fichas cadastrais. Agora está ajustando a documentação referente às propostas de crédito, para poder iniciar o processo de análise e entendimento dos riscos.
Com os conceitos de proposta de crédito, e de acordo com o contexto acima, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as alternativas falsas.
I - ( ) A proposta de crédito deve seguir um modelo único, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica.
II - ( ) Clientes pessoa física não demandam proposta de crédito, pois oferecem um risco menor do que pessoa jurídica.
III - ( ) A proposta de crédito gera agilidade no processo de tomada de decisão por parte da empresa.
IV- ( ) As propostas de pessoas jurídicas são mais complexas do que as de física, pelo número de variáveis que devem ser analisadas.
Nota: 10.0
	
	A
	V, F, V, F
	
	B
	F, V, F, V
	
	C
	F, F, V, V 
Você acertou!
A proposta de crédito é uma compilação sucinta e precisa das informações levantadas sobre determinado cliente e seus interesses como tomador de crédito. Seu objetivo é gerar agilidade no processo de tomada de decisão por parte da empresa. Há diferenças na forma de coleta de dados entre pessoa física e pessoa jurídica, essas diferenças se dão principalmente pelas informações de pessoas jurídicas serem mais complexas em razão do número de variáveis importantes que devem ser analisadas.
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	F, V, V, F
Questão 3/10 - Análise de Crédito e Risco
Um atacadista de confecções, que revende somente para pessoas jurídicas, elaborou sua rotina para obter informações e analisar crédito e risco de seus potenciais clientes. Criou um modelo de ficha cadastral, e organizou um banco de dados para obter as demais informações importantes para sua análise. Com isso, conseguiu organizar a coleta de todos os dados necessários.Com os conceitos de fontes básicas de informação para análise de crédito, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as alternativas falsas.
I - ( ) Os dados internos de uma organização devem ser utilizados para a análise de crédito. Os dados externos podem ser dispensados, pois não auxiliam a entender as tendências de risco.
II - ( ) Informações que não foram geradas pelo potencial cliente, mas podem influenciar em seus resultados, e no risco de crédito, são chamadas de dados externos.
III - ( ) Podemos apresentar como fontes de dados externos o IBGE, a FGV, a conjuntura econômica, o Conselho Monetário Nacional, o Copom, o Banco Central a Bolsa de Valores, entre outros.
IV - ( ) As fontes de dados externos estão atreladas à ficha cadastral, correspondendo aos contatos de referências que foram apresentados para validação das informações apresentadas.
Agora, marque a sentença correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V, F, V, F
	
	B
	F, V, F, V
	
	C
	V, F, F, V
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	F, V, V, F
Você acertou!
Os dados externos são extremamente importantes na análise de crédito e não podem ser dispensados ou deixados em segundo plano. Eles compreendem informações que não foram geradas pelo potencial cliente, mas podem influenciar em seus resultados, e no risco de crédito, sendo que as principais fontes confiáveis são: o IBGE, a FGV, a conjuntura econômica, o Conselho Monetário Nacional, o Copom, o Banco Central a Bolsa de Valores, entre outros.
 
Questão 4/10 - Análise de Crédito e Risco
A estrutura do banco de dados da empresa XYZ foi montada pelo gerente com os critérios de segurança da informação, e possui uma inter-relação que amplia a visão do risco dos clientes.
Qual sentença abaixo corresponde aos três itens que compõem a inter-relação de banco de dados em um departamento de crédito?
Nota: 0.0
	
	A
	Dados microeconômicos, dados setoriais e dados do cliente.
	
	B
	Dados macroeconômicos, dados setoriais e dados do cliente.
Temos a definição de três itens compondo a inter-relação, sendo eles os dados macroeconômicos que representam o que acontece na economia como um todo (dólar, PIB, SELIC, etc); os dados setoriais, que referem-se à aquilo que nos possa demonstrar volume de negócios e outras informações para o entendimento do negócio em questão, e os dados do cliente, que refletem a realidade específica de empresa.
	
	C
	Dados macroeconômicos, dados estatísticos e dados analíticos.
	
	D
	Dados microeconômicos, dados estatísticos e dados analíticos.
	
	E
	Dados macroeconômicos, dados setoriais e dados microeconômicos.
 
Questão 5/10 - Análise de Crédito e Risco
Uma empresa de acessórios femininos desenvolveu o rating de crédito para definir sua atuação na concessão de crédito a seus clientes, visando reduzir a exposição ao risco, e buscando melhores resultados com o aumento do volume de vendas.
Com os conceitos de rating de crédito, e de acordo com o contexto acima, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as alternativas falsas.
I - ( ) O rating de crédito demonstra um resultado matemático e estatístico do grau de risco apresentado.
II - ( ) O rating de crédito é uma ferramenta utilizada para demonstrar o grau de risco específico de pessoas jurídicas .
III - ( ) Os 5C´s do crédito devem ser utilizados para o levantamento de informações que permitirão elaborar o rating.
IV- ( ) Os 5C´s do crédito serão utilizados sempre após a determinação de uma escala de rating de crédito.
Agora, marque a sentença correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V, F, V, F
Você acertou!
O Rating corresponde à determinação matemática e estatística do grau de risco que o pretenso tomador de crédito impõe à empresa. É a utilização de pesos dentro de uma escala, para determinar os riscos das transações. Os 5C´s do crédito devem ser utilizados como base para a montagem do rating de crédito, pois com eles conseguimos determinar os fatores a ser levantados junto aos clientes, para atribuir valores e pesos a estes, e assim obter a classificação pretendida. O rating é usado para demonstrar o grau de risco tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas.
	
	B
	F, V, F, V
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	F, V, V, F
Questão 6/10 - Análise de Crédito e Risco
Na determinação dos cálculos de juros aplicados nos empréstimos que uma empresa de ferragens realizou o gestor equivocadamente não levou em consideração os efeitos da inflação real, pois acreditava que esse indicador seria menor. Isso gerou uma distorção no resultado real das operações esperado pela empresa.
De acordo com o texto acima, e com os conceitos sobre inflação, qual sentença abaixo melhor define o efeito da inflação?
Nota: 10.0
	
	A
	Perda de poder de barganha.
	
	B
	Ganhos financeiros.
	
	C
	Perda de juros financeiros.
	
	D
	Ganhos de juros financeiros
	
	E
	Perda do poder de compra.
Você acertou!
A inflação é uma alta generalizada de preços no mercado, portanto ela gera a perda do poder de compra da moeda,