A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Prova Saúde

Pré-visualização | Página 1 de 3

Disciplina:
	Infância e Saúde 
	
	
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Paula et al. (2013, p. 217) examinaram relações familiares articuladas ao desenvolvimento infantil. O intuito era identificar a percepção das mães de crianças com menos de três anos de idade, sobre estimulação ambiental e desenvolvimento normal. "Entre as limitações percebidas nas mães e sua atuação na estimulação dos filhos, destaca-se a sobrecarga das mesmas pelas suas próprias dificuldades, pela discriminação e reação social à criança e frequentemente pela ausência ou pouco apoio recebido da família, assim como a falta de apoio público mais efetivo na atenção primária de saúde a essas crianças e suas famílias" (PAULA et al., 2013, p. 217). Sobre a família, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Personalidade, repertórios comportamentais e atitudinais são todos itens que a criança já traz com ela desde a fertilização do óvulo. Portanto, a influência da família nesses aspectos é apenas genética. 
(    ) A família, presente em todas as sociedades, é um dos primeiros ambientes de socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões, modelos e influências culturais.
(    ) A família é considerada a primeira instituição social que, em conjunto com outras, busca assegurar a continuidade e o bem-estar dos seus membros e da coletividade, incluindo a proteção e o bem-estar da criança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PAULA, Lila Isabel C. de et al. Percepção da associação entre estimulação ambiental e desenvolvimento normal por mães de crianças nos três primeiros anos de vida. Rev. paul. pediatr., São Paulo, v. 31, n. 2, p. 211-217, jun. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822013000200012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 fev. 2019.
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - F.
Parabés! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	2.
	Sales (2015, p. 143) fez análises sobre "[...] as formas da presença de moralidades católicas em duas audiências públicas realizadas no Supremo Tribunal Federal. A primeira refere-se ao julgamento da ação sobre a permissão do uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas; e a segunda, ao julgamento da ação que possibilitou a interrupção da gestação de fetos anencéfalos. Nas duas ações, agentes vinculados à CNBB participaram do processo. Observamos as estratégias e dispositivos acionados por esses agentes, vinculados ao chamado bloco "pró-vida", na constituição de seu argumento geral "em defesa da vida" nas duas audiências. Para compreender a disputa pelo convencimento nessas arenas, observaremos a controvérsia mais ampla, identificando os repertórios de justificação produzidos pelos agentes e blocos favoráveis às ações, especialmente referentes à categoria vida". Sobre o desenvolvimento intrauterino correspondente ao período entre a 17ª e a 20ª semanas de gestação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A mãe começa a sentir os movimentos do bebê. Os batimentos cardíacos podem ser ouvidos por meio de estetoscópio. 
(    ) Processo de mitose (divisão celular), originando os blastômeros. Os braços e as pernas ainda são pequenos brotos, parecendo nadadeiras e remos.
(    ) O bebê atinge aproximadamente 460g de peso. Os prematuros que nascem com esta idade, geralmente não conseguem sobreviver.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SALES, Lilian. "Em defesa da vida humana": Moralidades em disputa em duas audiências públicas no STF. Relig. soc., Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, p. 143-164, dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872015000200143&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 fev. 2019.
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - F - V.
Parabés! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	3.
	"No modelo de sociedade em que vivemos, a família tem a responsabilidade pelos cuidados com suas crianças e por seu desenvolvimento. Essa tarefa começa a ser compartilhada com a escola, a partir do momento em que a criança passa a frequentá-la. A família e a escola se submetem às diferentes regras e normas presentes na vida em sociedade, no entanto, o compromisso com o desenvolvimento das crianças torna-se uma prioridade para diferentes grupos sociais" (WEBER; GUZZO, 2012, p. 386). No Brasil, as escolas são orientadas a atentar para as concepções acerca do processo de desenvolvimento. Sendo assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) René Descartes acreditava que algumas ideias eram inatas, ou seja, que estão com o ser desde o seu nascimento.
(    ) Rousseau (1712-1778) acreditava que o desenvolvimento ocorre naturalmente em uma série de estágios predeterminados e regulados internamente.
(    ) John Dewey (1859-1952) foi o primeiro a declarar que a criança é uma "lousa em branco" na qual pais e professores poderiam "escrever" para criar o tipo de pessoa que desejam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: WEBER, Mara Aparecida Lissarassa; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Dignidade e educação infantil: visão de pais e educadores. Temas psicol.,  Ribeirão Preto ,  v. 20, n. 2, p. 385-398, dez. 2012. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2012000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 fev. 2019.
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - V - F.
Parabés! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	4.
	Gomes (2011, p. 211) defende que "[...] há um estilo inaugural na forma como a mulher se desloca para fora da casa em Laços de família [obra de literatura escrita por Clarice Lispector], pois ela passa a ter sombrios pressentimentos de que seu universo particular foi rompido. Além disso, à medida que perde a confiança em si e em suas crenças, a personagem feminina vai revelando um sinistro universo psicológico que reforça a experiência nauseante de se reconhecer presa a famílias aparentemente felizes. Com relação ao conceito de família, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O conceito de família, atualmente, possui várias definições e diferentes critérios. Ela tem sido entendida como instituições que possuem características diferenciadas entre si, como na estrutura, nas suas funções e nas suas regras. 
(    ) Independentemente de como ela está organizada, ainda é e sempre será a primeira formadora da identidade social e desempenha um papel decisivo na educação de seus filhos.
(    ) O modelo de família de hoje é formado por pai, mãe e filho. Famílias desestruturadas são aquelas que não atendem esse modelo, ao passo que todas as que se enquadram no modelo são inevitavelmente estruturadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GOMES, Carlos Magno. O deslocamento inaugural de Laços de família. Estud. Lit. Bras. Contemp., Brasília, n. 37, p. 211-220,  jun.  2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182011000100211&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 fev. 2019.
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - F - F.
Parabés! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	5.
	"É importante destacar que não é somente no âmbito da pesquisa que a criança precisa ser ouvida, mas no cotidiano, nas suas relações. O silêncio em torno da questão da infância - acredita-se que testá-la também é uma forma de silenciá-la - certamente traz implicações políticas que se traduzem na sua vida cotidiana, nas visões educacionais, de cidade, de cuidado, dentre outras esferas. Por fim, grifa-se que esta revisão de literatura teve como partida a busca por elementos que permitissem compreender a produção

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.