Buscar

Migração camponesa e a formação de metrópoles

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sociologia Urbana e da Violência - Eletiva
Leia o excerto a seguir:
“A própria ideia de velocidade (e mais ainda a de aceleração), quando se refere à relação entre tempo e espaço, supõe sua variabilidade, e dificilmente teria qualquer significado se não fosse aquela uma relação verdadeiramente variável, se fosse um atributo da realidade inumana e pré-humana e não uma questão de inventividade e resolução humanas, e se não se lançasse para muito além da estreita gama de variações a que as ferramentas naturais da mobilidade — as pernas humanas ou equinas — costumavam confinar os movimentos dos corpos pré-modernos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro-RJ: Zahar, 2001. p. 16.
Tendo como base as informações do fragmento e dos conteúdos do livro-base Sociologia Urbana e da Violência, quanto às relações entre tempo e modernidade, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As constantes interações das cidades conservam as formas de organização dos indivíduos.
	
	B
	A vida nos centros urbanos modernos é dinâmica e estável.
	
	C
	O tempo cronológico permanece igual ao passado assim como os indivíduos lidam com ele na modernidade.
	
	D
	O tempo na modernidade é fácil de ser administrado.
	
	E
	Na modernidade há a percepção subjetiva de que o tempo se tornou mais veloz.
Você acertou!
A alternativa E é a correta, pois conforme o livro-base (p. 24) “A vida nos grandes centros introduz uma noção de aceleração e movimento constante à subjetividade dos indivíduos”. As demais alternativas A, B e C estão incorretas porque contrariam a transitoriedade das coisas na modernidade. E a D está incorreta porque o tempo moderno é ‘fugidio, veloz, difícil de ser capturado’” (livro-base, p. 24)
Questão 2/5 - Sociologia Urbana e da Violência - Eletiva
Considere o seguinte fragmento de texto:
“No que se refere ao espaço urbano, dentre outras concepções, entende-se que este surge a partir de diferenciações entre o campo e a cidade, ou seja, quando busca-se distinguir características da vida em espaços sociais distintos: rural e urbano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PONTES, Stefania Poeta. Por onde elas andam?: Um estudo sobre a mobilidade de mães moradoras do Rio Bonito. Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Paraná, 2016. p. 24. [Dissertação de Mestrado].
Com base nas informações do excerto e dos conteúdos do livro-base Sociologia Urbana e da Violência, assinale a alternativa que define corretamente o que é sociologia urbana:
Nota: 20.0
	
	A
	É a área da Sociologia que estuda os indivíduos e suas interações na sociedade.
	
	B
	É o campo da Sociologia que analisa os movimentos, transformações e interações sociais nas áreas urbanas.
Você acertou!
A alternativa correta é a B, como mostra o texto do livro-base (p. 20): “É a área da sociologia que busca estudar as relações sociais entre indivíduos, grupos e instituições no espaço urbano”. A resposta A está incorreta porque esta é a definição do estudo da Sociologia e as demais questões apresentam conteúdos muito específicos sobre estudos urbanos que não contemplam a totalidade do conteúdo da sociologia urbana.
	
	C
	É o âmbito da Sociologia que pesquisa as inovações do urbanismo.
	
	D
	É o setor da Sociologia que se dedica aos estudos da comunidade tradicional urbana.
	
	E
	É a parte da Sociologia que pesquisa os efeitos do comportamento urbano das instituições desiguais.
Questão 3/5 - Sociologia Urbana e da Violência - Eletiva
Considere o fragmento de texto abaixo:
“Nos séculos XVII e XVIII consolidam-se as cidades capitais das soberanias absolutistas. Com a Revolução Industrial, a migração de camponeses e as agitações políticas, em fins do século XVIII e inícios do XIX, algumas dessas cidades, principalmente Londres e Paris, alçam-se à condição de metrópoles”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZEVEDO, Ricardo Marques de. Uma Ideia de Metrópole no Século XIX. Rev. bras. Hist., São Paulo, v. 18, n. 35, p. 165-183, 1998. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 set. 2017. p. 165.
De acordo com as informações do fragmento e dos conteúdos do livro-base Sociologia Urbana e da Violência, sobre as mudanças ocasionadas nas cidades, durante o século XIX, proporcionadas pela migração camponesa e de artesãos, marque a alternativa verdadeira:
Nota: 20.0
	
	A
	As cidades, por conta da industrialização, já haviam se modificado estruturalmente para receber os camponeses e artesãos.
	
	B
	Os camponeses e artesãos se instalaram primeiramente na periferia das cidades.
	
	C
	Logo no início da chegada dos camponeses e artesãos às cidades, as fábricas mudaram de lugar para ficar mais perto da mão de obra.
	
	D
	Os primeiros projetos de urbanização foram realizados visando melhorar as condições de vida dos trabalhadores que vieram do campo.
	
	E
	O centro, tomado pelas indústrias e pelos trabalhadores advindos do campo, era desvalorizado em relação à periferia.
Você acertou!
A alternativa E é a correta porque a periferia era ocupada pelas elites e o centro pelas indústrias, camponeses e artesãos que se mudaram para locais próximos dos seus trabalhos. Somente com a mudança das fábricas para a periferia, e consequentemente dos trabalhadores, que o centro foi reurbanizado e revalorizado para o uso da elite, e isto já explica também porque a alternativa B, C e D estão incorretas (livro-base, p. 61). A alternativa A está errada porque não houve preparo de infraestrutura para receber o enorme contingente populacional que vinha do campo (livro-base, p. 61).
 
Questão 4/5 - Sociologia Urbana e da Violência - Eletiva
Atente para o seguinte trecho:
“O processo de transformação [...] que conduziu da visão de mundo fundada na filosofia e na ciência aristotélicas ao surgimento da ciência moderna é, certamente, um dos capítulos centrais da história do pensamento humano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTO, C. M.; PORTO M. B. D. S. M. A evolução do pensamento cosmológico e o nascimento da ciência moderna. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 4601-4601-9, 2008. p. 4601. <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/304601.pdf>. Acesso em 21 de set. 2017.
De acordo com as informações do fragmento e dos conteúdos do livro-base Sociologia Urbana e da Violência referentes aos elementos existentes em cada um dos contextos históricos, relacione corretamente os períodos às suas respectivas características:
Período Medieval
Período Moderno
(    ) Compreensão da separação entre indivíduo e coletividade.
(    ) As instituições eram sagradas.
(    ) A base predominante de pensamento é a escolástica.
(    ) Distinção entre as esferas públicas e privadas.
(    ) Surgimento das ciências sociais.
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2 – 1
	
	B
	2 – 1 – 2 – 1 – 1
	
	C
	1 – 2 – 2 – 1 – 2
	
	D
	2 – 1 – 1 – 2 – 2
Você acertou!
A sequência correta é 2 – 1 – 1 – 2 – 2. 1. O período medieval compreendia a ideia de que as instituições eram sagradas e a base predominante de pensamento é a escolástica (livro-base, p. 23). O período moderno vai mudar diversos aspectos do pensamento e da vida das pessoas na época, iniciando pela criação da noção de indivíduo, que antes não existia, bem como a separação de esferas entre público e privado e também foi palco do nascimento das ciências sociais (livro-base, p. 23-24).
	
	E
	1 – 2 – 1 – 2 – 1
Questão 5/5 - Sociologia Urbana e da Violência - Eletiva
Atente para a seguinte citação:
“ Algumas das chaves-interpretativas utilizadas pelo autor [...] diz respeito aos conceitos de ‘solidariedade mecânica’ e ‘solidariedade orgânica’, que despontam pela primeira vez em sua tese doutoral,Da Divisão do Trabalho Social. [...] A publicação da obra [...] constitui um marco na história da sociologia e é considerado o primeiro grande trabalho de Durkheim”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARES, Sidnei Ferreira de. Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica em Émile Durkheim: dois conceitos e um dilema. Mediações Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 18, n. 2, p. 148-171, 2013. p. 150.
Tendo em consideração as informações do fragmento e dos conteúdos do livro-base Sociologia Urbana e da Violência, assinale a alternativa correta de acordo com os conceitos de Durkheim sobre solidariedade orgânica e solidariedade mecânica:
Nota: 20.0
	
	A
	A solidariedade orgânica visa a manutenção da coesão da sociedade.
	
	B
	A solidariedade orgânica é o conjunto do trabalho social organizado pela indústria.
	
	C
	A solidariedade orgânica é característica das sociedades em que os membros partilham dos mesmos costumes.
	
	D
	A solidariedade mecânica é caracterizada por uma consciência individual semelhante à coletiva.
Você acertou!
A alternativa D é a correta, pois a solidariedade mecânica é característica das sociedades tradicionais em que “a consciência individual e a coletiva são muito parecidas, porque há uma forte coerção que opera sobre os indivíduos (livro-base, p. 45). A alternativa A está incorreta porque Durkheim afirma que o trabalho (e não a solidariedade em si), por sempre ser social, é um aspecto que mantém a coesão social (livro-base, p. 44-45). A alternativa B está incorreta porque a solidariedade orgânica é típica da sociedade industrial, mas não é o conjunto do trabalho organizado pela indústria em si (livro-base, p. 45). A alternativa C está incorreta porque essa é uma característica da solidariedade mecânica (livro-base, p. 45). A alternativa E está incorreta porque a solidariedade mecânica é característica das sociedades tradicionais e não está em constante mudança, é ela que garante a coesão do grupo (livro-base, p. 45).
	
	E
	A solidariedade mecânica está em constante mudança devido à complexidade da sociedade.

Outros materiais