A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Cavidades corporais - Anatomia Veterinária

Pré-visualização | Página 1 de 1

CAVIDADES CORPORAIS 
 
 Cavidade torácica
Situada dentro da caixa torácica,tem início na abertura torácica cranial e termina na abertura torácica caudal. A cavidade peitoral é a região da cavidade torácica cranial ao diafragma,a região da cavidade torácica caudal ao diafragma é a parte intratorácica. E sua divisão de esquerdo e direito se dá pelo hemitórax esquerdo e hemitórax direito. 
 
Esses hemitórax são revestidos por uma membrana serosa,no caso da cavidade torácica há duas cavidades pleurais situadas à esquerda e à direita do mediastino. A pleura se prolonga desde a parede torácica até cobrir os pulmões. E se divide em: 
pleura parietal: reveste a área das costelas. 
pleura visceral: reveste os pulmões.
espaço pleural: é preenchido pelos pulmões na inspiração. 
Mediastino 
 É o espaço entre as pleuras mediastinais direita e esquerda. E ele se divide em:
Mediastino cranial : o músculo longo do pescoço segue ao longo das faces ventrais das cinco a seis primeiras vértebras torácicas,onde também se localizam os nervos,os vasos linfáticos,as veias,a traqueia e o esôfago. E em animais jovens,o timo. Outras estruturas: 
Tronco branquiocefálico
Artéria e veia subclávias esquerda e direita. 
Tronco costocervical esquerdo e direito.
Segmento caudal das artérias vertebrais. 
Artéria e veias torácicas internas esquerda e direita.
Veia cava cranial.
Troncos simpáticos esquerdo e direito.
Gânglios estrelados ou cervicotorácicos.
Nervos vagos esquerdo e direito. 
Nervos frênicos esquerdo e direito.
Nervos laríngeos caudais ou recorrentes esquerdo e direito.
Ducto torácico. 
Corpos dos troncos jugulares.
Mediastino médio : contém o coração no pericárdio,os grandes vasos sanguíneos da base do coração,ducto torácico,esôfago e traqueia. 
Mediastino caudal : se expande entre o coração e o diafragma. A aorta corre através do segmento dorsal do mediastino caudal em seu caminho até o diafragma. Ventralmente à aorta encontra-se o esôfago,acompanhado pelos troncos dorsal e ventral do nervo vago. O nervo frênico esquerdo passa próximo ao mediastino no caminho até o diafragma. Outras estruturas: 
Aorta torácica
Veia ázigos.
Troncos simpáticos esquerdo e direito.
Nervos esplânicos maior e menor esquerdo e direito.
Ducto torácico.
Troncos vagais dorsal e ventral.
Nervo frênico esquerdo (o nervo frênico direito corre dentro da prega da veia cava) 
Veia cava caudal à direita do mediastino. 
Artéria torácica interna esquerda e direita.
Cavidade abdominal
A cavidade abdominal é revestida com o peritônio. O peritônio forma um saco,criando a cavidade peritoneal. A cavidade peritoneal contém todo o trato gastrointestinal (estômago,intestino delgado e intestino grosso e são classificados como orgãos intraperitoneais),também inclui o fígado,pâncreas,baço e umas grande parte do trato urogenital,exceto os segmentos retroperitoneais (rins,glândulas suprarrenais),reto e ânus. 
Referência para o início da cavidade abdominal: cúpula do diafragma.
Para o final da cavidade abdominal: púbis.
 Nomeclatura de acordo com a região: 
Região hipocôndricas. (lateral direito/esquerdo) 
Região xifóide. (central cranial)
Flancos. (medial lateral esquerdo/direito) 
Região umbilical. (medial central) 
Região inguinal. (caudal lateral direito/esquerdo)
Região púbica. (caudal central) 
Cavidade pélvica
A cavidade pélvica faz limite com o sacro com uma quantidade de vértebras caudais que variam entre as espécies,e com dois ossos pélvicos que se encontram ventralmente na sínfise pélvica. A abertura pélvica cranial faz limite com a linha terminal. A cavidade pélvica termina ventralmente em todas as espécies domésticas no arco isquiático.
 O reto e o ânus,juntamente com a vesícula urinária e partes do trato urogenital encontram-se nesta cavidade. Nas fêmeas os órgãos localizados são a uretra,o corpo uterino,o colo do útero,a vagina e seus vestíbulos. No macho são o segmento pélvico da uretra,o ducto deferente e as glândulas sexuais acessórias. 
 O segmento cranial da cavidade pélvica é revestido por peritônio,e por tanto recebe a denominação de segmento peritoneal da cavidade pélvica. 
 A região entre a base da cauda e o escroto nos machos,e a vulva nas fêmeas,é a região perineal. Nela está situado o períneo,ainversão abrupta na direção do peritônio na margem para o espaço retroperitoneal leva ao desenvolvimento de escavações (formações de bolsas caudais formadas a partir do peritônio).