Questões para estudo
16 pág.

Questões para estudo


DisciplinaDireito Penal I63.763 materiais1.034.861 seguidores
Pré-visualização6 páginas
1ª) Qual o conceito jurídico clássico de constituição? A quem é atribuído?
A norma suprema do ordenamento jurídico. É atribuído a Hans Kelsen.
 2ª) Em que consiste o constitucionalismo?
É todo sistema que se embasa no regime constitucional, um movimento político, social e cultural, que tem como base a limitação dos poderes.
3ª) No estudo do constitucionalismo, qual a primeira constituição oficialmente declarada? 
Foi a constituição Norte americana de 1787.
4ª) No sentido sociológico, Carl Schimitt defende que a constituição corresponde ao conjunto de decisões políticas fundamentais. Verdadeiro ou falso? Explique.
Falso. Esse sentido é político, o sociológico é defendido por Ferdinand Lassale.
5ª) O Neoconstitucionalismo caracteriza-se essencialmente como um rompimento tanto com a tradição constitucional europeia quanto com a norte-americana. Verdadeiro ou falso? Comente.
Falso, pois o neoconstitucionalismo resulta na aproximação dos dois modelos.
 6ª) Qual a data em que a atual constituição brasileira foi promulgada e quando ela entrou em vigor? 
Foi promulgada em 5 de outubro de 1988 e, entrou em vigor no mesmo dia.
7ª) Qual parte da Constituição brasileira se caracteriza por não servir de parâmetro para o controle de constitucionalidade? Por quê? 
Preâmbulo, pois não tem força normativa.
8ª) É possível alterar o texto da Constituição Federal? De que forma?
Sim, por meio das emendas constitucionais, através de uma votação com maioria qualificada nas duas casas (3/5) e em dois turnos.
 9ª) Ao todo quantas constituições teve o brasil? Quais delas são denominadas de meras cartas? 
O Brasil teve sete constituições, alguns autores consideram a EC de 1969 como constituição. Meras cartas: 1967, 1937, 1824.
10ª) Qual a estrutura da atual constituição brasileira? 
Baseada em 3 partes, o preâmbulo, a parte dogmática e o ADCT (Atos das Disposições Constitucionais Transitórias), emendas constitucionais de responsabilidade, emendas constitucionais e o tratado das pessoas com deficiências. 
11ª) Quanto à forma, as constituições classificam-se em? 
Escrita e não escrita.
12ª) O sistema de governo presidencialista adotado no país é uma influência da experiência norte-americana e tem como uma de suas características a ampla liberdade que o presidente possui para escolher os ministros de estado, que o auxiliam e podem ser demitidos ad nutum, a qualquer tempo. Verdadeiro ou falso? Comente. 
Verdadeiro, pois os cargos de ministro do estado são ocupados por pessoas de confiança do presidente, mas não possui uma estabilidade.
13ª) Quais são os critérios para que a norma pretérita seja recepcionada pela CF/88?
A lei deve estar em vigor, a forma deve ser compatível com a constituição da época que a lei entrou em vigor, e matéria tem que ser compatível com a nova constituição.
14ª) Quanto ao conteúdo as constituições podem ser classificadas como? A constituição vigente no Brasil se encaixa em qual classificação? 
Podem ser classificadas como material e formal. A constituição brasileira vigente é classificada como formal quanto ao conteúdo. 
15ª) Segundo o STF, só os brasileiros e os estrangeiros residentes no país são titulares de direitos fundamentais, pois os turistas não são considerados sujeitos de direitos. Verdadeiro ou falso? Comente.
Falso. Segundo o STF todos que estão no território brasileiro são titulares de direitos fundamentais.
16ª) O que significa ADCT? qual a sua característica peculiar? 
ADCT significa Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, estabelecem a harmonia da transição de um regime constitucional anterior para um novo, período transitório. Possui eficácia exaurida, ou seja, temporária.
17ª) Os direitos estatais prestacionais, ligados ao estado liberal de direito, nasceram atrelados ao princípio da igualdade formal perante a lei, perfazendo a primeira dimensão de direitos. Verdadeiro ou falso? Comente. 
Falso. Porque os direitos estatais são de segunda e não de primeira dimensão.
18ª) Segundo Paulo Bonavides, a primeira dimensão dos direitos fundamentais é representada pelos direitos individuais. verdadeiro ou falso? Comente. 
Verdadeiro. Essa dimensão está ligada a liberdade do indivíduo em suas relações sem a intervenção do Estado.
19ª) No documentário \u201cA Constituição da cidadania\u201d, Michel Temer aponta que a CF/88 é analítica. O que isso significa?
Que a constituição é extensa, detalhada.
20ª) Mauro Benevides presidiu a constituinte que deu origem à Constituição de 1988, sendo esta Constituição outorgada. Verdadeiro ou falso? Comente.
Falso. Quem presidiu foi Ulysses Guimarães e a constituição foi promulgada.
 21ª) Segundo o STF, em razão da eficácia vertical da constituição, os direitos fundamentais também se aplicam às relações privadas. Verdadeiro ou falso? Comente.
Falsa. Nas relações privadas a eficácia é horizontal.
22ª) Pessoas jurídicas, inclusive as de direito público, não podem titularizar direitos fundamentais. Verdadeiro ou falso? Comente.
Falso, pois a pessoa jurídica é titular de alguns direitos fundamentais, como por exemplo, o direito a propriedade, a imagem. 
23ª) As normas do corpo dogmático servem para disciplinar situações transitórias e estabelecer um intercâmbio entre o direito pré-constitucional e o direito constitucional. Verdadeiro ou Falso? Comente. Falso. Essas características são do ADCT.
24ª) O corpo dogmático da CF/88 tem status normativo superior ao do ADCT e das emendas?
Não, porque não se tem superioridade, formalmente todos tem o mesmo status.
 25ª) Quantas emendas a Constituição vigente sofreu até hoje?
99 emendas constitucionais e 6 emendas constitucionais de revisão.
26ª) Como são classificadas as constituições quanto à sua alterabilidade?
São classificadas como rígidas, flexíveis, semirrígidas, super-rígida e multáveis. 
27ª) Qual constituição brasileira fora apelidada de Constituição Polaca? Por quê?
Foi a constituição de 1937, outorgada pelo presidente Getúlio Vargas, e foi apelidada de polaca por ter sido inspirada no modelo polonês, era uma constituição altamente autoritária e dava o governo poderes ilimitados.
28ª) Quais eram os quatro poderes instituídos pela Constituição brasileira de 1824?
O poder legislativo, executivo, judiciário e moderador, sendo o ultimo exercido pelo imperador e estava acima dos demais poderes.
29ª) Por que a constituição brasileira de 1988 é dirigente, garantia e programática? 
Ela visa assegurar as liberdades individuais e coletivas, estabelece um plano de direção, objetivando uma evolução política, contém normas definidoras de tarefas e programas de ação a serem concretizados pelos poderes públicos, e suas normas produzem efeitos jurídicos.
30ª) Quais são os fundamentos da República Federativa do Brasil, de acordo com o art. 1º da CF/88?
Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores saciais do trabalho, livre iniciativa e pluralismo político.
31ª) Cite pelo menos dois objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil expressos no art. 3º da CF/88? 
Constituir uma sociedade livre justa e solidária e garantir o desenvolvimento nacional.
32ª) Cite pelo menos dois princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais de acordo com o art. 4 º da CF/88? 
 Independência nacional e prevalência dos direitos humanos.
33ª) Segundo Karel Wasak quais são as gerações de direitos fundamentais? Comente. 
 aren wasak classificou os direitos em 3 gerações, contemplando os direitos de liberdade (1ª geração) marcado pelo desejo de ausência do estado, de igualdade (2ª geração) preocupado com maior intervenção do estado e garantias de direitos sociais, econômicos e culturais, e de fraternidade (3ª geração) marcada pela existência de direitos que transcendem a lógica de proteção individualista e cuja tutela interessa a toda humanidade. 
34ª) Quais as limitações ao poder constituinte derivado reformador preceituadas no art. 60, §§ 1º e 4º da CF/88? 
Limitações procedimentais ou formais: referem-se aos órgãos competentes