Buscar

Of de Texto I - BECKER, Howard Truques da Escrita - Sintese

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BECKER, Howard. Truques da Escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. São Paulo: Zahar, 2015.
O sociologo Howard Saul Becker, nasceu em 1928 na cidade de Chicago nos Estados Unidos, e no ano de 1951 formou-se pela Universidade De Chicago. Na Sociologia, foca em estudar a sociologia da arte, música e do desvio. Howard Becker ao unir a sociologia com a escrita, tornou-se autor de grandes sucessos entre sociológos, dentre outros é autor de livros como Outsiders, Studies In The Sociology Of deviance, publicado em 1963; Tales Of The Field, em 1988, e Writing For Social Scientist, publicado na década de 80, nos Estados Unidos.
Em Writing For Social Scientist, truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e arquivos no Brasil, Becker aborda o tema da escrita, o livro é direcionado a estudantes e acadêmicos que possuem dificuldades na prática de expor seus pensamentos no papel por vergonha, medo, ou influência negativa que a tecnologia possui no ramo da escrita. 
O foco principal do capítulo três da obra denominado de "A Única Maneira Certa" que trata da reescrita; que resulta em textos mais maduros e fluídos Becker fala sobre qual é a melhor e a maneira certa de como ter uma boa escrita, e cita os acadêmicos e estudantes que relutam a reescrever seus textos, resultado da forma hierarquica baseada na relação senhor-escravo ou patrão-operário, atitudes características de escolas onde foram conduzidos a escrever.
O autor chega à conclusão em outras palavras, que a escrita pode ser melhorada a partir dos métodos sugeridos por ele, que aconselha ao escritor a se desprender de seus medos e inseguranças na sua forma de escrever. Becker aproveita da sua posição de sociológo, indo na raíz do problema para compor o livro, onde ele estuda as caracteristicas dos acadêmicos e até dele próprio, narrando suas experiências pessoais em sala de aula, na sua àrea de sociologia e na sua vivência com seus alunos como professor de Universidade lecionando oficina de texto. 
Howard S. Becker conduz seu texto com originalidade justamente por ter utlizado como base a sua própria experiência, abordando a forma de escrever não como algo inalcançável, mas como algo que requer prática, esforço e desapegos de condutas como o medo, a vergonha, e a preguiça. A forma simples que ele atrui ao texto, fica claro e de fácil entendimento por parte de quem o lê. Fica claro que seu livro tem como alvo não só acadêmicos, mas sim pessoas em geral que não possuem prática em sua escrita. 
ALICE DE CASTRO FLORENCIO MENEZES
ciências sóciais 17.2

Outros materiais

Outros materiais