Buscar

PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

IDENTIFICAÇÃO
Estagiária: Jaqueline Suelen Loeblein.
Escola: Escola Municipal do Campo Santo Antônio.
Componente curricular: Matemática.
Turma: Infantil V.
CONTEÚDO
	Adição e subtração (jogos pedagógicos).
OBJETIVOS
- Compreender a ideia de adição como a ação de somar uma quantidade a outra.
	- Associar quantidade e símbolo.
	- Reconhecer numerais.
MATERIAIS UTILIZADOS/RECURSOS
Luvas preenchidas com farinha, dados, ficha com o sinal de adição, fichas com adições, lego, pratinhos de festa de aniversário, fichas com figuras geométricas (quadrado, triângulo, círculo e retângulo). 
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
	Após realizada a rotina, a professora estagiária mediará os alunos a desempenharem as seguintes atividades com jogos pedagógicos de matemática:
SOMANDO COM LUVAS E DEDINHOS: Em duplas e no chão, as crianças utilizarão um par de luvas plásticas preenchidas com farinha e dois dados para realizar as operações de adição. Os dados deverão ter o lado com seis bolinhas tampado com uma fita. O aluno deverá jogar um dado e montar o número correspondente de dedos de uma das luvas. Depois, deve fazer o mesmo com o outro dado e luva. Para finalizar, o aluno contará quantos dedos foram montados nas luvas e dizer o resultado da soma.
BRINCANDO COM O LEGO: Sentados em círculo no chão, a professora estagiária distribuirá aos alunos fichas com operações e pedirá para que os alunos peguem a quantidade de peças correspondente aos números, em cores diferentes, e depois somem concretamente a quantidade que ficou montando as peças. 
JUNTANDO FIGURAS GEOMÉTRICAS: Previamente organizados em círculo no chão os alunos receberão um pratinho por dupla. No centro, quatro pratos terão figuras geométricas no seu interior, cada prato terá um tipo de figura geométrica, de uma determinada cor. Cada dupla, na sua vez, jogará os dados e retirará dos pratos do centro a quantidade de figuras geométricas equivalente as quantidades indicadas nos dados e colocará em seu pratinho. Ao final da rodada, cada dupla somará a quantidade de figuras geométricas do seu pratinho, a dupla que tiver a maior quantidade vence a rodada e ganha um palito representar o ponto obtido. No final, a dupla que tiver mais pontos é a vencedora. 
REFERÊNCIAS
ATIVIDADES PARA PROFESSORES. Jogos de somar para a Educação Infantil. 2019. Disponível em: https://atividadesparaprofessores.com.br/jogos-de-somar-para-educacao-infantil/. Acesso em: 20 jul. 2019. 
ANEXO

Outros materiais