Buscar

FUNDAMENTOS DA ECONOMIA (PAS)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Graficos Caged entre Janeiro de 2016 a Dezembro de 2017
	
	Admissões
	Desligamentos
	42370
	2094
	738
	42705
	532
	721
	42736
	715
	865
	43070
	629
	724
UNIVERSIDADE TIRADENTES- EAD
GESTÃO COMERCIAL
NATACHA CORREIA DOS SANTOS
DIOGO DOS SANTOS SILVEIRA
EDSON NICOLAU BIER
ANTONIO VEIGA PESSOA JUNIOR
AMANDA MAYLANNY DE ARAUJO PEREIRA
PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA-PAS
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA
MACEIÓ
2018
NATACHA CORREIA DOS SANTOS
DIOGO DOS SANTOS SILVEIRA
EDSON NICOLAU BIER
ANTONIO VEIGA PESSOA JUNIOR
AMANDA MAYLANNY DE ARAUJO PEREIRA
PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA-PAS
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA
Maceió
2018
SÍNTESE DO TEXTO “ANALISE DO MERCADO DE TRABALHO”
Foi iniciado em 2017 melhorias no mercado de trabalho brasileiro e vem se consolidando gradativamente, em janeiro de 2018 a taxa de expansão interanual apontada pela PNAD continua foi de 2,1% o melhor resultado comparado desde de fevereiro de 2014, houve também a redução da acha de desocupação sendo mais intensa nos grupos de trabalhadores com ensino fundamental e médio, com idade entre 18 e 24 anos e do sexo feminino, trabalhadores com ensino médio incompleto a taxa de desocupação caiu de 3,8 pontos percentuais (p.p.), comparação entre o ultimo e o primeiro trimestre de 2017 que foi de 24,2% para 20,4%. A queda entre os jovens de 18 e 24 anos foi de 3,5 (p.p.) entre as mulheres de 2.6 (p.p.).
Houve um forte recuo da taxa de inflação em 2017, já no ano de 2016 foi consideravelmente maior. A expectativa é que esse cenário de mercado de trabalho se intensifique quer seja por conta da continuidade de expansão da ocupação, ou pela manutenção dos aumentos reais dos salários, ou pelas novas regras trabalhistas por meio d a lei n 13.467/2017 conhecida como reformas trabalhistas, devem gerar o aumento da formalização do emprego.
Existe dois grupos que mais absorvem desempregados proporcionalmente que são o mercado informal (sem carteira) e os conta-própria, mas também são os que mais dispensam trabalhadores, implicando o grau de rotatividade, entre eles o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) eles estão gerando uma queda no número de desempregados que contribui para o instituto. Mas há um desempenho recente que pode ser verificado no Âmbito do CAGED (cadastro Geral de emprego e Desemprego), as estatísticas de janeiro mostram que a destruição de empregos formais parece ter tido uma parada, e as admissões teve um crescimento desde 2017.
Existem grupos de indivíduos que são pessoas que gostariam de trabalhar, mas não procuram e pessoas que não gostariam de trabalhar, grupos que nessa fase do ciclo econômico afeta de forma heterogênea, por que são indivíduos inativos, ou seja, é um grupo de pessoas que não contribui para o crescimento econômico no meio trabalhista, hoje em dia o mercado de trabalho está bem mais dinâmico, as coisas estão mudando bem mais rápido, enfim o mercado continua numa constante evolução, hoje em dia existe bem mais escolha de profissão e carreira, pelo qual os candidatos devem se qualificar mais para serem mais atrativos para as empresas que eles gostariam de trabalhar, e hoje a possibilidade para isso é bem maior.
Existe dois lados no meio do mercado de trabalho, de uma lado esta as organizações oferecendo vagas de trabalho do outro lado estão os candidatos que estão buscando empregos, daí quando o lado das organizações estão fornecendo mais vagas de trabalho e existe menos candidatos qualificados para a vaga desejada, o lado favorável será para esses candidatos, por que as organizações irão se esforçar mais para atrair esse tipo de candidato especializado na empresa deles, pois as mesmas precisam continuar crescendo e se desenvolvendo, e por isso esse lado é melhor para os candidatos pois, por conta dessas vagas que precisam ser preenchidas há um aumento no nível de salário que serão pagos pra essas pessoas, justamente porque há mais vagas disponíveis do que candidatos que precisam ser preenchidas, mas ,quando esse cenário inverte , ou seja existe mais candidatos e menos vagas no mercado de trabalho as organizações podem contratar pessoas bem mais preparadas e os salários poderão ficar estagnados ou reduzir, ou seja o candidato pode estar bem preparado para exercer a função porem a empresa pode não fornecer o salário destinado a essa vaga ,por que justamente não há muitos vagas disponíveis no mercado e o candidato terá que aceitar o que a empresa lhe oferece.
Nenhum desses lados é bom para o desenvolvimento da economia, uma lado com grande demanda de vagas e poucos candidatos, o mercado irá ficar muito disputado, as empresas terão dificuldades para contratar pessoas e desenvolver o seu negócio, já no outro lado onde há pouca demanda de vagas e muitos candidatos desempregados gera uma consequência no meio social onde vai de degradando a saúde ,educação, segurança, onde as pessoas não tem uma fonte de renda e acaba dificultando a vida social, isso iria se resolver se houvesse um equilíbrio entre as duas partes ,tanto para quem emprega quanto para o empregado, desse modo o pais poderia se desenvolver melhor pois haveria esse equilíbrio entre os dois lados.
Análise do emprego formal em Arapiraca entre o mês de janeiro de 2016 até o fim de dezembro de 2017(CAGED) os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) os dados mostraram um saldo de movimentações de admissão foi de 19.612 e demissão foi de 20.112 nos postos de trabalho, os gráficos mostra em relação a evolução entre janeiro de 2016 a dezembro de 2017.
.
Como mostra o gráfico houve uma quantidade de admissão em janeiro de 2016 muito positiva porem com o passar do tempo esses números vieram caindo até um ponto onde a quantidade de desligamento é maior em relação a janeiro de 2016. 
A saída para o crescimento é apostar na dinamização do mercado interno com investimento em infraestrutura econômica, social e produtiva no desenvolvimento produtivo na recuperação da renda. Essas prioridades exigem difíceis e necessárias escolhas na política econômica.
 Quanto mais barato o facilitado é a compra de um produto maior será seu consumo. Consequentemente, mais profissionais serão requisitados no mercado de trabalho.
Consumir no seu município porque assim como motivo anterior, você mantém a renda circulando no local incentivar empresários a contratarem mais trabalhadores para as funções.
Incentivo ao investimento privado: porque dar benefícios ou isenções de impostos para determinadas empresas é válido, mas isso incorre em denúncia de receita, ou seja, o governo abriu mão de sua arrecadação para facilitar a entrada de empresas. Porém esses incentivos são interessantes se bem planejados: facilitando a instalação de empresas que pode gerar empregos e, consequentemente, aumentar o nível de receita dos municípios.
Treinamento e qualificação: porque no mundo de hoje não podemos fugir das qualificações. Cada vez mais as pessoas ganharam acesso à educação isso aumentou conhecimento do trabalhador brasileiro. Ou seja: quanto mais conhecimento mais oportunidade podemos ter no mercado de trabalho.
 Sair da zona de conforto também é uma sugestão, pois iniciativas empreendedoras não surgem se não virarmos a cabeça e começarmos a olhar para os lados. Eles têm a importância que possamos cada vez mais, ampliar nossos conhecimentos nossa visão de mundo, para que possamos enxergar soluções que ninguém possa ter pensado antes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais