Buscar

Apol 100 Metodologia do Ensino da Educação Física

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o extrato de texto a seguir: 
“A atividade física é hoje considerada como um meio educativo privilegiado, porque abrange o ser na sua totalidade. O caráter de unidade da educação, por meio das atividades físicas, é reconhecido universalmente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  CONFEF – Conselho Federal de Educação Física. Educação Física escolar. Revista EF, Rio de Janeiro, n. 5, dez.2002.
Conforme pode ser observado no livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, o Plano Nacional de Educação Física e Desporto (Lei nº 6.251, de 8 de outubro de 1975) evidencia a predominância do esporte como conteúdo escolar, cuja prática esportiva tinha certos objetivos. Com relação a esses objetivos, analise as assertivas que seguem e, na sequência, assinale a alternativa que contém a assertiva correta:
	
	A
	Um dos objetivos é o da elevação do nível técnico-esportivo das representações nacionais.
	
	B
	Um dos objetivos é o de reforçar a ideia que os esportes servem exclusivamente aos momentos de lazer.
	
	C
	Um dos objetivos é implementar a uma metodologia de ensino de Educação Física a partir de uma concepção tradicional e tecnicista.
	
	D
	Um dos os objetivos é fazer com que o professor de Educação Física veja seus alunos como atletas em potencial e cobre deles a execução correta dos movimentos esportivos.
	
	E
	Um dos objetivos é investir em professores de Educação Física que sejam atletas profissionais, de modo que sirva de modelo a ser alcançado por seus alunos.
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A Educação Física deveria ter mais prestígio no currículo escolar, em especial, por se tratar de uma disciplina que tem a possibilidade de ser desenvolvida fora e dentro de sala; também por tratar de temas que estimulam o pensar, refletir, questionar sobre os problemas educacionais, sociais e culturais enfrentados pela sociedade, bem como, interferir com propostas inovadoras para solução de tais problemas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: GÓES, F.T.; MENDES, C.L. Currículo e hierarquia: onde está a Educação Física? 32ª Reunião Anual da ANPED, GT 12: Caxambu: ANPED, 2009. p. 10. 
Sabe-se que, no início da inserção da Educação Física na escola, não houve consenso entre os profissionais sobre os tipos de atividades físicas que deveriam ser ministradas nas escolas. Assim sendo, de acordo com os conteúdos do livro-base A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, qual era a temática central dessa discussão?  Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que contém a resposta correta:
	
	A
	A discussão discorre sobre a ginástica e a recreação, posteriormente, o esporte passou a fazer parte dessa polêmica.
	
	B
	A discussão girava em torno do esporte, considerado como a única atividade que deveria ser abordada nas aulas de Educação Física.
	
	C
	A discussão girava em torno da ginástica, no sentido de considerá-la como unanimidade para os professores de Educação Física.
	
	D
	A discussão girava em torno da recreação, uma vez que a Educação Física aborda essa temática somente dentro da escola.
	
	E
	A discussão, primeiramente, discorria sobre o esporte e, posteriormente, passou a considerar a ginástica e a recreação.
 
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Considere a afirmação abaixo: 
“[Nos PCN], o documento de Educação Física traz uma proposta que procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área [e] incorpora, de forma organizada, as principais questões que o professor deve considerar no desenvolvimento de seu trabalho, subsidiando as discussões, os planejamentos e as avaliações da prática da Educação Física nas escolas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 15. Site: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acesso em 30 maio 2016.  
Considerando os conteúdos do livro-base A Educação Física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação sobre a concepção relativa à Educação Física presente nos PCN, analise as afirmativas a seguir:
I. Essa concepção teve como inspiração o modelo educacional espanhol.
II. Essa concepção traz ideias das concepções críticas.
III. Essa concepção aponta encaminhamentos metodológicos diferenciados no trato do conhecimento da Educação Física escolar.
IV. Essa concepção vem ao encontro da proposta do método fechado para o ensino da Educação Física. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I, II e III apenas
	
	E
	II, III e IV apenas.
 
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A Educação Física entende que a saúde constitui um componente fundamental da qualidade de vida das pessoas e a atividade física regular e sistemática, um elemento imprescindível para a promoção e manutenção da saúde”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TANI, G. Aspectos básicos do esporte e da educação motora. In: Congresso Latino-Americano De Educação Motora, I., 1998, CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MOTORA, 2., 1998, Foz do Iguaçu, Anais ...Campinas: Unicamp; FEF/DEM,1998.
Tomando como referência os conteúdos do livro-base A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, leia as alternativas que seguem. Na sequência, assinale aquela que apresenta, de forma correta, a descrição do método denominado Educação Física generalizada:
	
	A
	Por meio da educação generalizada, procurou-se incorporar a ginastica aos métodos de Educação Física.
	
	B
	Por meio da educação generalizada, procurou-se incorporar a recreação aos métodos de Educação Física.
	
	C
	Por meio da educação generalizada, procurou-se incorporar a brincadeira aos métodos de Educação Física.
	
	D
	Por meio da educação generalizada, procurou-se incorporar o conteúdo esportivo aos métodos de Educação Física.
	
	E
	Por meio da educação generalizada, procurou-se incorporar o conteúdo lúdico aos métodos de Educação Física.
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“As propostas pedagógicas progressistas em Educação Física deparam com desafios de várias ordens: desde questões relativas à sua implementação, ou seja, de como fazer com que sejam incorporadas pela prática pedagógica nas escolas, até questões mais teóricas que dizem respeito, por exemplo, às suas bases epistemológicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: BRACHT, V. A. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n 48, 2009. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n48/v1948a05.pdf. Acesso em: 30/06/2016.
Para uma nova perspectiva da Educação Física, foram apresentadas propostas que contribuíram significativamente. São propostas que se fundamentam numa teoria crítica de educação, quais são elas?
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta:
	
	A
	Concepção crítica, concepção acrítica e concepção emancipatória.
	
	B
	Concepção de ensino aberto a experiência, grupo de trabalho pedagógico, concepção sistêmica, concepção critico-superadora e concepção critico-emancipatória.
	
	C
	Concepção fechada, concepção restrita e concepção pedagógica.
	
	D
	Concepção mista, concepção sistêmica e concepção fechada.
	
	E
	Concepção sistêmica, concepção restrita e concepção superada.

Continue navegando