Buscar

PROCESSO DO TRABALHO, SERVIÇO SOCIAL E QUESTÕES SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1
		
PROCESSO DO TRABALHO, SERVIÇO SOCIAL E QUESTÕES SOCIAIS
OLIVEIRA, DÉBORA.
RESUMO 
A discussão sobre processo de trabalho e a inserção do Serviço Social no mercado de trabalho necessita de uma atenção especial, em que podemos identificar diferentes conceitos que expressam na atuação profissional. Sendo assim, o presente estudo aborda a visão de alguns autores renomados sobre a temática e parte do pressuposto que a profissão nos apresenta, também temos uma abordagem teórica e com base em análises mais aprofundadas sobre o trabalho do Assistente Social. 
 PALAVRAS-CHAVE: Processo de trabalho; Serviço Social; Serviços.
 
1. INTRODUÇÃO
O Serviço Social, neste contexto, enquanto profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho devem reconfigurar-se na busca de atender melhor as demandas vivenciadas por seu público alvo (o trabalhador e sua reprodução social) almejando uma hegemonia profissional baseada na garantia e defesa de direitos sociais, econômicos, políticos, culturais e da classe trabalhadora. 
2. CAMPOS OCUPACIONAIS E SERVIÇO SOCIAL 
Conforme destacado por Iamamoto (1999, 2009), as condições de trabalho do assistente social sofrem impactos diretos do conjunto das transformações ocorridas nas esferas privadas e estatais em diferentes momentos históricos. A autora ainda destaca que os espaços ocupacionais retratam os particulares, condições e relações de trabalho existentes na sociedade brasileira nesses tempos de profunda alteração da base técnica da produção com a informática, e demais inovações tecnológicas e organizacionais, que potenciam a produtividade e a intensificação do trabalho. Contudo, apesar das reformas, retrações, e restrições nas diferentes dimensões da gestão pública, o Estado tem sido o maior empregador de assistentes sociais, sendo a administração direta a que mais emprega especialmente a esfera municipal. Assim sendo, constata-se uma clara tendência à municipalização da demanda, o que coloca a necessidade de maior atenção à questão local.
METODOLOGIA 
Pesquisa teórica bibliográfica com uso de livros, artigos científicos, revistas da área de pesquisa e pesquisa a sites. 
 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
 Com base nas informações fundadas em uma pesquisa teórica em diversos livros e artigos podemos inserir que o Serviço Social vem construindo coletivamente, desde o findar da década de 1970, um projeto profissional voltado para garantia de acesso a direitos dos cidadãos; comprometimento com a classe trabalhadora; eliminação das formas de preconceito; contra a ordem vigente e contra o conservadorismo profissional; em defesa da democracia como sinônimo de cidadania; dentre outros. A categoria, então, vem elaborando mediações que permitam compreender a realidade social e seus espaços contraditórios.
O Assistente Social encontra diversos desafios em sua jornada, ele tem de ser visto como um profissional liberal o que não se realiza interinamente como tal, pois, a maior parte dos profissionais se enquadra na categoria de trabalhadores assalariados, precisam de entidades empregadoras para desenvolver seu trabalho. O assistente social se depara todos os dias cotidianamente com novas demandas- todas elas ligadas ao processo de reconstrução da sociedade como, por exemplo: a precarização do trabalho, o desemprego, o subemprego, as novas de subemprego, reformas trabalhistas, que vem de diversas classes dominantes exigindo desse profissional novas competências e qualidade nas intervenções e mediações profissionais, ficando sujeito à lógica do mercado que perpassa os serviços sociais e as políticas sociais.
Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões cotidianas, tais como indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc. Questão social que sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e ela resiste se opõem. É nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência, que trabalham assistentes sociais, situados nesse terreno movido por interesse sociais distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir porque tecem a vida em sociedade. 
É indiscutível a inserção da intervenção do Serviço Social no âmbito das desigualdades sociais, a concepção de questão social, é de se perguntar se a mesma, ou suas expressões, podem se constituir em objeto de uma única profissão. Estamos partindo da concepção de que o objeto é o que demonstra, coloca a especificidade profissional. Ora, entender a questão social como objeto específico do Serviço Social, das duas uma: ou se destitui a questão social de toda a abrangência conceitual, ou se retoma a uma visão do Serviço Social como o único capaz de atuar nas mudanças/ transformações da sociedade. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
A realidade está sempre em processo de transformação, assim o compromisso profissional em desvendar tal realidade deve ser reafirmado em todo momento. Por isso, é necessário que seja garantido ao profissional capacitação continuada, para que tenha condições de apreender elementos teóricos e metodológicos necessários para encarar a complexidade do real. Além de instrumentalizar a intervenção profissional e qualificar as ações desenvolvidas. Com isso, é possível delimitar, dentro do espaço institucional, as atribuições e competências do Serviço Social. Contudo salientamos, o trabalho do Assistente Social tem como objetivo a percepção das grandes demandas trabalhistas e em busca de melhorias nas leis e inserções de programas de capacitação aos mais vulneráveis, sem precedentes e sem preconceitos. Concluímos que o profissional tem ocupado um espaço significantemente grande nos últimos anos, tornando uma das profissões mais incessante e buscada por muitos no mercado de trabalho, como área social e abrangente. 
REFERÊNCIAS 
AGUIAR, Antonio Geraldo de. Serviço Social e Filosofia: das origens a Araxá. 
DEBATES Sociais. Documento de Araxá.
FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social- Acesso em 18 de Julho de 2019. 
IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul. Relações Sociais e Serviço Social 
no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. Acesso em 18 de julho de 2019. 
IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: dimensões 
Históricas, teóricas e éticas-políticas. – Acesso em 20 de Julho de 2019. 
MOTA, Ana Elizabete. Espaços ocupacionais e dimensões políticas da prática do assistente social. - http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n120/06.pdf – Acesso em 21 de Julho de 2019.

Outros materiais