Buscar

Antropologia e Sociologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antropologia e Sociologia da Educação
1 - “Conforme Freire (1995), uma relação pedagógica impositiva, autoritária que castra a curiosidade e nega o saber do educando, impondo um saber absoluto e indiscutível, que não abre espaço para o diálogo, para o debate, para o construir, por medo de perder a tão famosa disciplina" é antagônica à uma educação afetiva e dialógica que se compromete com a humanização dos sujeitos. Afetividade e dialogicidade só são significativas se estiverem entrelaçadas no processo de ensino-aprendizagem e envolverem todos os sujeitos, educadores e educandos, numa relação de reciprocidade”.
Em relação ao papel da educação e dos professores, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
( ) A educação é um artefato social, tipicamente humano por meio do qual a cultura acumulada é apresentada aos indivíduos.
( ) A educação progressista se distancia da educação tradicional, colocando como secundário o ensino da leitura, da escrita e das tecnologias matemáticas.
( ) Ao longo da história, a educação em sua organização recebeu influências do meio social, sendo, em certa medida, um reflexo das formas de vida social.
( ) O homem como ser genérico depende da educação e dos processos de socialização para efetivar sua humanidade em termos de aquisição de cultura, individualidade e sociabilidade.
Assinale a sequência correta:
	D	V – F – V – V
2 - Leia o fragmento de texto a seguir:
“Somos igualmente diferentes e diferentemente iguais. O que significa dizer que enquanto seres humanos, somos herdeiros da diversidade cultural que abunda o planeta, contudo, apesar dessas diferenças, e das diferenças naturais em relação à condição física de cada um, existe uma igualdade intrínseca que nos define enquanto seres de uma mesma espécie”.
Fonte: o autor
Sobre a escola e o direito à igualdade e ao reconhecimento, considere o que traz o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação e assinale a alternativa correta.
	A	Igualdade não significa um tratamento homogêneo por parte da escola em relação às diferenças entre os indivíduos, mas o acolhimento de cada um em sua singularidade.
3- Leia o texto a seguir:
Muitos autores estudiosos da educação revisaram as ideias de Durkheim, criticando a sua aplicação e funcionalidade. Entre eles: Libâneo, que propõe um conceito ampliado de educação no qual vários fatores contribuem para a formação e amadurecimento dos indivíduos.
Fonte: o autor.
De acordo com as aulas e o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente os elementos da conceituação de Libâneo:
	A	- A educação é um processo dialético que acontece fora e dentro da escola envolvendo fatores como família, amigos, trabalho, igrejas, clubes, escola, internet.
Leia o texto a seguir:
4-Existe na produção marxiana a compreensão de classe social a partir de dois conceitos:
 classe em si (burguesia), como sendo aquela que se alienou da relação com o todo social e o reconhecimento universal dos direitos de todos, e classe para si, numa referência à consciência de classes do proletariado quando se abre ao projeto socialista de uma sociedade igualitária e para todos.
Fonte: o autor. 
Num paralelo com o que argumentam Saviani e Duarte sobre educação e o processo de individualização, no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
I – ( ) A educação deveria possibilitar a apropriação da cultura na reafirmação daquilo que é verdadeiro e universal em termos de conhecimentos, costumes e saberes.
II – ( ) A cultura e a humanização dos indivíduos, só pode ser apropriada na forma de uma organização e sistematização dos conhecimentos por meio do currículo.
III – ( ) A educação tem o potencial de promover um processo de universalização da cultura e individualização desta na consciência dos indivíduos.
Assinale a sequência correta:
	A	F – F – V
5-Leia o fragmento de texto a seguir:
“Somos altamente cultivados no domínio da arte e da ciência. Somos civilizados ao ponto de termos sido fatigados para aquilo que é da urbanidade e da decência de toda ordem. Mas quanto a considerar-nos como já moralizados, é preciso ainda muito para isso. Pois a ordem da moralidade pertence ainda à cultura (Cultur): por outro lado, a aplicação daquela ideia, que redunda apenas em uma aparência de moralidade na honra e na decência exterior, constitui simplesmente a civilização (Civilisirung)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOURA, Caio. O advento dos conceitos de cultura e civilização: sua importância para a consolidação da autoimagem do sujeito moderno. Unisinos, São Leopoldo, v. 10, n. 2, maio/ago. 2009, p. 157.
Com base nos estudos sobre cultura contidos no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, indique os elementos que formam a oposição entre cultura e civilização, marcando a alternativa correta.
C	Na perspectiva antropológica clássica, concebia-se cultura como um conceito analítico para estudar os povos primitivos.
6-Leia o fragmento de texto a seguir:
“Tratar da diversidade cultural, reconhecendo-a e valorizando-a, da superação das discriminações é atuar sobre um dos mecanismos de exclusão, tarefa necessária ainda que insuficiente, para caminhar na direção de uma sociedade mais plenamente democrática. É um imperativo do trabalho educativo, voltado para a cidadania uma vez que tanto a desvalorização cultural — traço bem característico de pais colonizado — quanto à discriminação são entraves à plenitude da cidadania para todos, portanto, para a própria nação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação fundamental. Parâmetros curriculares nacionais, apresentação dos temas transversais e ética. v. 8, Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. p. 21.
Sobre a pluralidade cultural nas escolas, de acordo com o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que expressa a visão defendida nos PCNs:
B	O espaço escolar se compõe de diferentes grupos e sujeitos em convivência.
7-Leia o fragmento de texto a seguir:
As abordagens de Marx e Weber divergem essencialmente tanto em relação ao viés teórico-metodológico quanto aos objetos de análise. O olhar de Marx dirige-se à sociedade capitalista, seu modo de produção, contradições, limites e problemas. Enquanto Max Weber tem em foco o entendimento da sociedade pela ação dos indivíduos.
Fonte: o autor
De acordo com as principais diferenças entre Marx e Weber, assinale a alternativa correta:
B	Marx toma o fator econômico como determinante para explicar as contradições da sociedade, Weber entende que o os conflitos são reais, porém multicausais.
8-Leia o fragmento de texto a seguir:
“A escola disciplinar, então, apresentou-se como uma instituição investida do poder de fabricar indivíduos, mas também um lugar sobre o qual esse poder se faz sentir, direcionando-a e moldando a de acordo com as necessidades da normalização e da disciplina. Desempenhou o papel de instituição produtora e reprodutora de discursos e saberes para as ciências cujo objeto é o ser humano e seu comportamento. Tornou-se ela mesma o objeto de saber, sobre a qual diversos discursos passaram a ser produzidos”.
O texto reforça os argumentos e a crítica de Foucault em relação à instituição escolar. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação sobre o papel disciplinador da escola, na visão de Foucault, assinale a alternativa correta.
B	O trabalho escolar se organiza de forma a disciplinar corpos e mentes, nada é feito ao acaso. Desde a homogeneidade dos gestos dos alunos, da disposição das carteiras, do silêncio diante do mestre que ensina e que detém o poder da “avaliação”.
9-Leia o fragmento de texto a seguir:
“T. Adorno identifica duas manifestaçõescotidianas de barbárie, a primeira, na prática do esporte, que, em muitas de suas modalidades, pela exacerbação da competitividade, pode gerar agressões, crueldade, fanatismo tanto dos participantes quanto dos torcedores; a segunda, na utilização do princípio de competição na educação escolar, como um método pedagógico por excelência, que pode se tornar, por sua vez, um instrumental reprodutivo da intensa competição presente no sistema capitalista, que transforma os homens em inimigos dos próprios homens, privilegiando, na lei da sobrevivência, o domínio dos mais fortes, dos mais ricos, dos mais armados”.
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente o paradigma da barbárie na sociedade presente na escola.
B	Uma visão formativa indenitária, determinada e autorreferenciada sobre modelos de comportamento hierarquização e classificação.
10-Leia o fragmento de texto a seguir:
A escola não é uma instituição monolítica determinada de modo absoluto. Como instituição social, pode ser tensionada e assumida de dentro, pelos sujeitos que a fazem. O surgimento de práticas pedagógicas anti-hegemônicas e esclarecedoras é possível, tanto quanto seu contrário. Na escola e pela escola, pode-se tanto sequestrar quanto promover as subjetividades.
Fonte: o autor.
Considerando o que traz o texto e os conteúdos abordados no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, sobre as práticas escolares, marque a alternativa correta.
C	A escola é ambivalente, pois internaliza códigos, mas também pode oportunizar que os sujeitos, ao dominar esses códigos, possam reafirmar seus valores e identidades.

Outros materiais