Buscar

apol semiotica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Comunicação e semiótica
Considere o seguinte trecho de texto: 
“Triângulo semântico [é o] aspecto central da filosofia da linguagem de Aristóteles, que diz respeito à relação entre as afecções da alma, a palavra falada/escrita e os objetos no mundo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, M.; DIAS, A. Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 38. 
Tendo em vista o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte sobre o triângulo semântico de Aristóteles, analise as seguintes afirmativas: 
I. Em sua estrutura, o triângulo de Aristóteles desconsidera aspectos do pensamento, e foca nos aspectos do mundo.
II. Aristóteles elaborou o triângulo semântico como parte da sua obra Sobre a interpretação.
III. Pensamento, linguagem e realidade são os elementos que compõem o triângulo semântico.
IV. O triângulo semântico tem como base a doutrina semiótica de Peirce.
São corretas apenas as alternativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II e III
Comentário: As alternativas II e III estão corretas, pois, segundo o livro-base: “Um dos primeiros filósofos a apresentar, de modo mais sistemático, um estudo sobre o papel dos signos linguísticos no pensamento e na comunicação foi Aristóteles (384 a.C, -322 a.C). Aristóteles escreveu uma obra vasta, mas foi em Sobre a interpretação (Aristóteles [...]), que ele analisou os aspectos fundamentais da linguagem, tanto os aspectos relativos ao pensamento quanto os referentes ao mundo. A recorrência desses três elementos (pensamento, linguagem e realidade) nas lições de Aristóteles recebeu o nome triângulo semântico, principalmente, por sua estrutura triádica” (livro-base, p. 20). A alternativa III é falsa, pois Charles Sanders Peirce “nasceu na cidade americana de Cambridge, Massachussetts, [em 1839]” (livro-base, p. 26), ou seja, ele nasceu muito tempo depois de Aristóteles (+384 a.C.-322 a.C.), que, conforme consta acima, foi um “dos primeiros filósofos a apresentar, de modo mais sistemático, um estudo sobre o papel dos signos linguísticos no pensamento e na comunicação” (livro-base, p. 20)”.
	
	C
	I e II
	
	D
	I, III e IV
	
	E
	II e IV
Questão 2/5 - Comunicação e semiótica
Atente para o seguinte trecho de texto: 
“O homem só conhece o mundo porque, de alguma forma, o representa e só interpreta essa representação numa outra representação, que Peirce denomina interpretante da primeira. Daí que o signo seja uma coisa de cujo conhecimento depende do signo, isto é, aquilo que é representado pelo signo. Daí que, para nós, o signo seja um primeiro, o objeto um segundo e o interpretante um terceiro. Para conhecer e se conhecer o homem se faz signo e só interpreta esses signos traduzindo-os em outros signos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 32. 
De acordo com o trecho de texto acima e com os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte sobre o signo, analise as seguintes asserções e marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas. 
I. ( ) A formação do signo na mente dispensa a interpretação e significação pelo observador.
II. ( ) O signo surge de uma relação triádica composta por representamen, objeto e interpretante.
III. ( ) O signo, como uma entidade global, surge da combinação da tríade elementar proposta por Peirce.
IV. ( ) Apesar de a proposta de Peirce para a significação do signo ser triádica, o signo pode ser entendido com apenas dois dos elementos triádicos.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	F – F – F – V
	
	C
	F – V – V – F
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: F – V – V – F. Apenas as afirmativas II, III são verdadeiras, pois “a interação entre os três termos do signo – a relação triádica [representamen, objeto e interpretante] – é fundamental e não pode ser derivada de relações entre apenas dois de seus elementos, as quais seriam relações diádicas. […] É o nexo entre representamen, objeto e interpretante que define o signo como uma entidade global em que seus elementos são dependentes um do outro; isso está na base da concepção semiótica de Peirce” (livro-base, p. 62). A afirmativa I é falsa, pois a formação do signo só ocorre na mente do observador, logo a sua intepretação é indispensável. A afirmativa IV. É falsa, para Peirce, a relação triádica do signo (representamen, objeto e interpretante) não pode ocorrer com apenas dois desses elementos, o que seria uma relação diádica (livro-base, p. 62).
	
	D
	V – F – F – V
	
	E
	V – V – F – F
Questão 3/5 - Comunicação e semiótica
Leia a seguinte passagem de texto: 
“A partir [...] [da] divisão lógica e microscópica das partes que interagem na constituição de todo e qualquer signo, Peirce estabeleceu uma rede de classificações sempre triádicas (isto é, três a três) dos tipos possíveis de signo. Tomando como base as relações que se apresentam no signo, por exemplo, de acordo com o modo de apreensão do signo em si mesmo, ou de acordo com o modo de apresentação do objeto imediato, ou de acordo com o modo de ser do objeto dinâmico etc., foram estabelecidas 10 tricotomias, isto é, 10 divisões triádicas do signo, de cuja combinatória resultam 64 classes de signos e a possibilidade lógica de 59.049 tipos de signos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 38 
Conforme a passagem de texto acima e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte sobre tipos de signo, analise as seguintes proposições e marque V para as asserções que apresentam elementos que representam um tipo de signo e F para as asserções que apresentam elementos que não representam um tipo de signo. 
I. ( ) Qualissigno icônico remático e sinsigno icônico remático.
II. ( ) Legissigno representamen e sinsigno representamen.
III. ( ) Sinsigno indicial dicente e sinsigno indicial remático.
IV. ( ) Legissigno simbólico dicente e legissigno simbólico argumental. 
 Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta
Nota: 0.0
	
	A
	V – F – V – V
Comentário: A sequência correta é: V – F – V – V. As assertivas I, III e IV são verdadeiras, e a assertiva II é falsa. “O que Peirce buscou mostrar e´ como os signos se estruturam e aparecem para alguém que os compreenda. Para dar conta dessa complexidade, ele propôs tantas classes e relações entre classes quanto necessário na forma das tricotomias […]. Tais como [...]: [Qualissigno icônico remático; Sinsigno icônico remático; Sinsigno indicial remático; Sinsigno indicial dicente; Legissigno icônico remático; Legissigno indicial remático; Lessigino indicial dicente; Legissigno simbólico remático; Legissigno simbólico dicente; Legissigno simbólico argumental]” (livro-base, p. 78,79).
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 4/5 - Comunicação e semiótica
Considere o seguinte trecho de texto: 
“Um signo pretende representar, em parte pelo menos um objeto que é, portanto, num certo sentido, a causa ou determinante do signo, mesmo se o signo representar seu objeto falsamente. Mas dizer que ele representa seu objeto implica que ele afete uma mente, de tal modo que, de certa maneira, determine naquela mente algo que é mediatamente devido ao objeto […] (Santaella [...])”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NIEMEYER, L. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2009. p. 35,36. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte sobre
a ciência dos signos, identifique quais dos seguintes elementos compõem a segunda tríade dos signos na teoria semiótica de Peirce: 
I. Símbolo
II. Objeto
III. Ícone
IV. Índice
São corretas apenas as alternativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II e III
	
	C
	I e II
	
	D
	I, III e IV
Comentário: As alternativas I, III e IV estão corretas, pois, segundo o livro-base, “Peirce concebe várias tricotomias, ou tríades, ao erigir sua ciência dos signos; dentre elas, notadamente, a que divide o signo em ícone, índice e símbolo” (livro-base, p. 49). “Quando Peirce escreve o texto sobre O que é o signo? (Peirce [...]), [...] os termos usados para tentar responder essa questão tão essencial correspondem à sua segunda tricotomia. Eles são o ícone, o índice e o símbolo. Essa distinção provém da relação do signo com seu objeto - deixando de lado a primeira tricotomia e a relação com o representamen - e expressa ‘a mais importante divisão dos signos’ (Peirce [...])” (livro-base, p. 66).
	
	E
	II e IV
Questão 5/5 - Comunicação e semiótica
Atente para a seguinte citação: 
“Pelo menos hipoteticamente, a palavra signo, através do latim signum, vem do ético grego secnom, raiz do verto ‘cortar’, ‘extrair uma parte de’ (naquele idioma) e que deu, em português, por exemplo, secção, seccionar, sectário, seita e, possivelmente, século (em espanhol, siglo) e sigla […]. De qualquer forma, convém reter a ideia de signo enquanto alguma coisa que substitui outra [...]. Assim, como o toque de uma sineta, paulatinamente, vai provocando, num cachorro, uma sequência de reações semelhantes à que antes lhe provocaria a visão do alimento (ao qual o toque fora condicionado), assim um signo pode ser definido como toda coisa que substitui outra, de modo a desencadear (em relação a um terceiro) um complexo análogo de reações. Ou ainda, para adotar a definição do fundador da Semiótica, Charles Sanders Peirce (1839-1914): signo, ou ‘representame’ é toda coisa que substitui outra, representando-a para alguém, sobe certos aspectos e em certa medida”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIGNATARI, D. Informação. Linguagem. Comunicação. São Paulo: Ateliê Editorial. 2003. p. 27,28. 
Tendo em vista o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte sobre a teoria da comunicação no que se refere ao conceito de signo, analise as seguintes proposições:
I. A semiótica, calcada no conceito de signo, estabelece relações de significado e sentido de algo durante a existência humana.
 PORQUE
II. O signo atua em uma tricotomia, auxiliando o homem na interpretação do mundo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
Você acertou!
Comentário: A proposição I é verdadeira, pois: “Entender a relação entre o signo e seu significado, ou entre o signo e o sentido é essencial para compreensão da nossa existência. Ainda que isso tenha muitos matizes e modos de compreensão, viver é sempre produzir sentido […]. [Nesse sentido, a] […] Semiótica […] [é] uma disciplina bastante atrelada ao processo de significação (próxima da Semântica), que estuda processos de indicação (demonstrativos e indexicais), designação (teoria da referência), teoria da metáfora, analogias, além da comunicação” (livro-base, p. 11-19). Em complemento, a asserção II é uma justificativa correta e justifica a asserção I, uma vez que “Peirce faz menção a diversos tipos de tricotomias (divisões em três partes ou elementos) que, posteriormente, aparecem em sua concepção de signo e no seu entendimento sobre como elas auxiliam no raciocínio lógico e na compreensão do mundo” (livro-base, p. 48).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais