Buscar

Integridade ecologica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tópico 2 – Integridade Ecológica
Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário. Incluir totalmente os custos ambientais e sociais de bens e serviços no preço de venda e habilitar os consumidores a identificar produtos que satisfaçam às mais altas normas sociais e ambientais. Que aspectos relativos ao modo de produção e comercialização podem fazer a diferença na ação das empresas no que se refere ao desafio acima?
Reconhecer os impactos ambientais da indústria é o primeiro passo para descobrir formas de reverter ou, ao menos, minimizar tal situação. Acredito que atualmente as indústrias e empresas, em geral, já possuem uma consciência ambienta no modo de operar, porém nem sempre esse processo reflete no seu produto em si. O que deveria acontecer: oferecer um produto sustentável, onde sua produção também foi feita de forma sustentável. Assim como temos empresas fornecendo um produto, temos consumidores utilizando-o, necessitando haver uma conscientização de ambos os lados do que é realmente necessário para consumo. 
Tópico 4 – Justiça Social e Econômica
Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual. Eliminar a discriminação em todas as suas formas, como as baseadas em raça, cor, gênero, orientação sexual, religião, idioma e origem nacional, étnica ou social. Como as empresas podem atuar em favor desse(s) princípio(s) a partir de seus projetos e práticas?
As empresas podem adotar algumas medidas de responsabilidade social, direcionando suas atividades para o bem-estar social, tanto dos colaboradores, quanto dos consumidores de seus produtos e serviços, visando o interesse coletivo e não somente os lucros. Ou seja, medidas que podem ser voltadas tanto para o público interno, quanto para o externo, como também para a comunidade na qual a empresa está inserida,  contribuindo com iniciativas que valorizem o homem na sua dignidade, seja na educação, na cultura, na segurança, na saúde. Seria admirável se todas as empresas colocassem na prática toda responsabilidade social que pensam. Além disso, o termo responsabilidade social deve ser ampliado para a sociedade e não ficar restrito a uma atribuição empresarial. Responsabilidade social é um termo aplicável a todos os cidadãos individualmente.
Tópico 1 – Respeitar e Cuidar da Comunidade de Vida
Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas. Assegurar que as comunidades em todos os níveis garantam os direitos humanos e as liberdades fundamentais e proporcionem a cada pessoa a oportunidade de realizar seu pleno potencial.
Que práticas de Gestão podem promover a democracia e o potencial de cada pessoa, em especial dentro das Organizações?
Quando os funcionários são valorizados e respeitados, se sentem mais envolvidos e são mais compromissados com a organização, se sentindo parte da empresa. As pessoas não devem ser tratadas como números, possuem sentimentos, emoções, problemas, mas muitas vezes não são tratadas de acordo e sim como objetos. Valorizar cada colaborador em sua particularidade contribui para o crescimento organizacional e também para o crescimento deste funcionário enquanto profissional, gerando mais satisfação e aumento de produtividade, pois terá mais prazer em exercer a sua atividade. Um gestor deve valorizar seus colaboradores, reforçando a ideia de que eles fazem parte do crescimento e do sucesso da organização. Ou seja, organizações preocupadas em valorizar seus funcionários são mais humanizadas, mais produtivas e possuem colaboradores felizes, satisfeitos e comprometidos com o seu desenvolvimento pessoal e profissional e todos os lados saem ganhando.

Outros materiais