Buscar

RESUMO DE AVICULTURA

Prévia do material em texto

RESUMO DE AVICULTURA
Noções anatômicas e fisiológica das aves:
Sistema Digestório
As aves possuem o Diamante do bico, que auxilia na quebra da casca do ovo quando o pintinho vai nascer. Quase não sentem gosto, pois possuem poucas papilas gustativas.
O sistema digestório é formado por: bico-esôfago-papo (inglúvio)-proventrículo-moela (ventrículo)-fígado-vesícula biliar-pâncreas-duodeno-jejuno-divertículo de Meckel-íleo-ceco-cólon-cloaca.
O papo ou inglúvio é uma dilatação do esôfago que tem a função de armazenar alimento. Sendo muito útil quando o animal vai voar, ou chocar o ovo, assim tem uma reserva de alimento. Para animais de produção não faz diferença, pois tem a ração controlada.
Quando a ave apresenta um papo gigante, é indicativo de obstrução do sistema digestório ou quando perde a inervação do nervo vago, assim o alimento não segue o trânsito e fica armazenado no papo.
O proventrículo é o estômago verdadeiro (químico). Sofre a ação da enzima pepsina e do ácido clorídrico.
A moela (ventrículo) é o estômago muscular. Responsável pela trituração do alimento. Possui uma membrana coilínica.
- O intestino delgado é responsável pela digestão final do alimento e absorção dos alimentos. É formado pelo duodeno, que possui os ductos biliares e pancreáticos, jejuno, que possui o divertículo de Meckel (quando o pintinho ainda está no ovo, o divertículo fica ligado na gema. O pintinho defeca dentro do ovo), e íleo.
- Fígado: secreção da bile.
- Vesícula biliar: armazenamento da bile.
- Suco biliar: emulsificar gordura. 
- Cloaca: sistema reprodutor, digestório e urinário da ave.
Sistema Respiratório:
As vias aéreas superiores são formadas por: narinas, coanas, laringe, traqueia e brônquios.
- Seringe: permite o canto do animal.
As aves possuem os sacos aéreos, que auxiliam na respiração e diminuem a densidade da ave. Apresentam 9 sacos aéreos (2 cervicais, 1 clavicular, 2 craniotorácicos, 2 caudotorácicos e 2 abdominais). 
Os pulmões são rígidos e flexíveis. Possuem capilares aéreos (realizam trocas gasosas mais eficientes). Não possuem diafragma, utilizam os músculos intercostais. 
Sistema reprodutor masculino:
É formado pelos testículos, epidídimo, ducto deferente e órgão copulatório. 
Os testículos ficam retidos na cavidade abdominal e são adaptados para que ocorra espermatogênese em altas temperaturas (41-43C). 
Não possuem glândulas acessórias. 
O epidídimo não é dividido em cabeça, corpo e cauda. 
O órgão copulatório é um falo rudimentar, aparentemente durante a copula não há penetração, ocorre junção das cloacas. 
Sistema reprodutor feminino:
Ovário: de 5 a 7 folículos em desenvolvimento. Produção de progesterona (secreções do oviduto) e estrógeno (síntese de gema pelo fígado e mobilização de cálcio para o útero).
É formado pelo ovário, oviduto e cloaca.
O oviduto é composto por: infundíbulo, Magnum, istmo, útero e vagina.
O ovário, oviduto direito e esquerdo iniciam seu desenvolvimento na fase embrionária. Devido ao hormônio anti- Mulleriano ocorre regressão do ovário e oviduto direito. 
INCUBAÇÃO ARTIFICIAL DE OVOS FÉRTEIS:
Constituição básica do ovo embrionado:
No ovário está presente o blastodisco, que é um disco germinativo, onde está localizado o óvulo. Não é fértil, não tem galo. No ovário ocorre a formação da gema (vitelo). Esse disco apresenta de 5 a 7 folículos em desenvolvimento, e quando estão prontos para ovular, caem no infundíbulo.
- Infundíbulo: responsável pela captação da gema. Possui uma glândula hospedeira de espermatozoides, quando ocorre a copula, com a presença do galo, esses espermatozoides sobem até essa glândula e ficam armazenados. Quando a gema cai no infundíbulo, os espermatozoides fecundam o disco, originando o ovo fértil (blastoderma). Duração: 15min.
- Chalaza: é formada no infundíbulo. Tem a função de manter a gema do ovo centralizada, para que haja o desenvolvimento correto do pintinho. 
- Magno: é a maior região do oviduto. Ocorre a formação da clara do ovo. É composta pelo albúmen (tem a função de proteger a gema e o embrião contra microrganismos patogênicos e fornecer nutrientes para o embrião). Duração: 3h.
- Istmo: ocorre a formação das membranas interna e externa. Duração: 1h15min.
- Útero: ocorre a formação da casca. É formada basicamente de cálcio. Duração: 20h.
- Vagina: produção da cutícula (‘’ esmalte’’ que tem a função de diminuir o diâmetro dos poros, para dificultar a penetração de bactérias). 
- Cloaca: é o sistema reprodutor (proctodeum), urinário (urodeum) e digestório (coprodeum) da ave. É dividido para que não haja contaminação do ovo no momento em que a galinha vai botar. Mas caso a galinha apresente diarreia ou alguma falha genética na mucosa de proteção, pode ocorrer contaminação do ovo. 
Quando o ovo sai, tem diferença de temperatura com o ambiente, que está mais frio, assim há diminuição do volume e formação da câmara de ar, entre a membrana interna e externa. Conforme o ovo fica no ambiente, ocorre aumento da câmara de ar, pois o ovo começa perder água. 
A duração total da formação do ovo é de aproximadamente 26h. O intervalo entre uma postura e uma nova ovulação é de 45-70min. As galinhas normais só botam um ovo por dia. 
Ovo fértil (blastoderma): quando a galinha bota o ovo, já tem um desenvolvimento embrionário inicial ocorrendo, por isso coloca-se o ovo em um local frio para parar esses desenvolvimento. 
A gema é ligada no intestino delgado do pintinho, e só entra toda na cavidade abdominal, para que haja fechamento do umbigo, quando o pintinho estiver totalmente desenvolvido.
Âmnion: anexo embrionário, localizado ao redor do pintinho, que contém o líquido amniótico protegendo contra choques mecânicos. Antes de nascer ele ingere todo o âmnion.
Alantoide: como o pintinho defeca dentro do ovo, o alantoide é responsável por armazenar os resíduos metabólitos. 
Membrana cório-alantoide: possui vasos sanguíneos que realizam trocas gasosas.
Casca: tem função de proteção, trocas gasosas e fornecimento de cálcio.
Fluxograma:
Recepção dos ovos- seleção- estocagem- pré-aquecimento- incubação- nascedouro- sala de pintos- sala de expedição.
No matrizeiro é feita a desinfecção dos ovos, em diluição baixa para agir somente na parte externa do ovo. Enquanto os ovos não são colocados no incubatorio, é preciso manter em temperatura zero fisiológico (<23C, para parar o desenvolvimento embrionário, e não ocorrer desenvolvimento irregular, assim todos os pintinhos nasceram no mesmo período).
Transporte dos ovos: é realizado do matrizeiro para o incubatório. O veículo precisa ser limpo, lavados e desinfetados diariamente, em uma temperatura de 15-20C. O transporte é feito em bandejas de plástico, com capacidade de 30 ovos, colocados com a ponta para baixo, e transportados em caixas plásticas com capacidade para 12 bandejas.
A recepção dos ovos deve ser feita cuidadosamente, por profissionais aptos. É feito a desinfecção também. 
Desinfecção dos ovos: é realizada no matrizeiro, na recepção, armazenamento e nascedouros.
Pode ser feito desinfeção úmida: pulverização (toda a superfície precisa ser coberta) ou imersão (precisar trocar a solução para não sujar o ovo). Ou desinfecção seca (fumigação): realizado geralmente com formol aquecido, dentro de uma câmara com os ovos, vaporizando toda a superfície de todos os ovos. Pode ser usado formol em pó (paraformol) ou formol líquido + permanganato de potássio que vai aquecer. A quantidade de formol é fixa, e depende do tamanho da câmara, não pode colocar muito pois pode matar o embrião. Deve ser utilizado equipamento de proteção pois é toxico e cancerígeno. 
Seleção dos ovos: a sala precisa ter um espaço suficiente e ser limpa, em temperatura zero fisiológico (15-20C, UR:50-60%). A seleção é feita baseada na integridade, limpeza, aspecto da casca e o peso dos ovos (menor: nasce mais rápido, perde mais água, precisa de menos tempo no incubatorio; maior: demora mais para nascer, precisa de mais tempo no incubatório). São separados pelo peso, 52-60g e >60g.Os ovos menores são botados por matriz jovem, que são aves menores, e os ovos maiores por matrizes mais velhas.
Não deve ser incubado ovos de duas gemas pois não tem espaço para o desenvolvimento dos dois pintinhos e acaba morrendo. Também não deve ser incubado ovos trincados, pois, é porta de entrada para microrganismos, ovos sujos, com casca deformada, enrugada e ásperos. Após passar pela seleção são colocados em bandejas brancas para o armazenamento.
Armazenamento: temperatura de 15-20C, UR de 75-80% e realizado uma troca de ar a cada hora. Quanto mais tempo armazenado, menor a temperatura. O tempo máximo de armazenamento é de 5 dias, mas é delimitado pela empresa, de acordo com a necessidade, mas esta estará ciente que ocorrerá mais mortalidade de embrião. 
Pré-aquecimento: deixar os ovos que serão incubados em temperatura intermediária (24-30C, UR:70-75%), pois se retirados diretamente da estocagem (15-20C) e levar para a incubadora (37,5C), ocorre queda de temperatura da máquina e atraso na eclosão dos ovos. Aquecer lentamente por 6-12h.
Incubação: tempo de incubação é de 18 dias. Em temperatura de 37,5C, UR: 60%, ventilação: 21% de O2 e 0,5% de CO2, a viragem deve ser feito a cada 1-2h, rotacionando 45graus. 
- Fatores que afetam o tempo de incubação: peso do ovo, quanto maior o peso, mais o tempo de incubação; e o tempo de estocagem, quanto maior o tempo de estocagem, mais tempo de incubação. (Quanto maior a temperatura, menor o tempo de incubação e mais mortes). 
- Ovos sujos: maior risco de contaminação, e como não é possível retirar a bactéria de dentro do ovo, se for produtora de gás, pode explodir. 
1 dia-> vasos sanguíneos aparentes.
2 dia-> é possível visualizar o coração batendo.
4-5 dias-> é possível visualizar parte do embrião.
7 dias-> visualizar o embrião.
8 dias-> cabeça (olho preto) maior que o corpo.
11 dias-> embrião todo formado, cabeça menor que o corpo.
12-13 dias-> unha, bico durinho.
14 dias-> penugem.
15 dias-> gema pequena.
17 dias-> quase sem gema.
18 dias-> o pintinho já começa piar dentro do ovo, alguns começam a quebrar a casca. 
Manejos da incubação: 
Ovoscopia: detectar ovos inférteis, é realizado aos 10 dias de incubação. Ovo claro é ovo não desenvolvido. É possível determinar a fertilidade do lote, se houver muitos ovos inférteis é problema no galo (1 para 10 galinhas), é importante também observar os problemas nutricionais do lote de matrizes. 
Embriodiagnóstico: detectar mortalidade embrionária. Após o nascimento são quebrados os ovos que não eclodiram para observar a fase que não desenvolveu.
- precoce: não é visível o embrião. Ocasionada por doenças nas matrizes, armazenamento excessivo, temperatura inadequada.
- intermediária: possível identificar o embrião. Ocasionada tanto pelas causas precoces como tardia. 
- tardia: quando há penugem. Associada ao processo de incubação.
Desde a incubação até a transferência o ovo perde de 10-12% de peso. A mudança de máquina ocorre aos 18 dias, a UR na máquina é de 60%, se tiver muito seca o ovo perde mais, se tiver muito úmida, o ovo perde menos. 
Os ovos são transferidos para uma caixa, e virados de cabeça para baixo, pois já tem alguns pintinhos bicando, e podem sair andando. 
Nascedouros: ficam 3 dias no nascedouro. Temperatura é de 36,5C, UR: 65-70% para ajudar na quebra da casca. É feito desinfecção do pintinho com formol 1-2%, pois entra em contato com as fezes, e com a casca do ovo. Para manter a temperatura é colocado cortinas, que possuem água fria e quente. Cada caixa contém 100 pintinhos. 
Sala de pintos: são realizados a seleção, aqueles que possuem algum defeito serão descartados; sexagem, vacinação (é obrigatório vacinar contra Doença de Marek), outra opção é vacinar por aspersão (spray- com corante).
Sala de expedição: ficam esperando para serem transportados para a granja. 
Índices produtivos: 
- Incubabilidade (relacionado com o processo de seleção): nº de ovos incubados / nº ovos incubáveis (todos que podem ser incubados) x100.
- Fertilidade: nº de ovos férteis incubados (através da ovoscopia) / nº ovos incubados x100.
- Eclodibilidade: nº pintos nascidos / nº ovos férteis incubados x100.
Índices ideias: incubabilidade >96%; fertilidade >88%; eclodibilidade >94%. 
- Baixa incubabulidade: alto descarte de ovos, pode ser ocasionado por transporte inadequado, ovos deformados, problema nutricional, temperatura do aviário das matrizes. O problema não é no incubatório.
- Fertilidade baixa: problema nos galos, muito pesados. Ou problema nos matrizeiros. 
- Eclodibilidade baixa: associar com o embriodiagnóstico para diagnosticar qual fase ocorreu o problema. 
FRANGOS DE CORTE:
O manejo é formado por pré-alojamento- alojamento- fase inicial- fase de crescimento- pré-abate- vazio sanitário.
Ciclo rápido: 41 dias de criação + 10 dias de vazio sanitário.
Pré-alojamento: ciclo de proteção ou pinteiro. Tem o objetivo de facilitar o aquecimento e o manejo.
- Tipos de círculo: montar o pinteiro, precisa de espaço, comedouro, bebedouro e temperatura adequada (32C); campânulas infra-vermelho: para aquecer o pintinho, é colocado longe dos animais. 
- Cama: pode ser nova (mais cara e pode gerar acúmulo de resíduos) ou reutilizada de outro lote (mais utilizada no Brasil). Realizar o manejo correto: passar vassoura de fogo para queimas penas anteriores e evitar doenças. Os pintinhos liberam ácido úrico que é transformado em amônia pelas bactérias presentes na cama, isso pode prejudicar os pintinhos, pois irrita a mucosa e ficam de olho fechado. Indicativo de cama suja. 
- Tamanho do círculo: abrigar equipamentos e pintainhos – 65-85 pintos/m2. 
- Equipamentos: comedouros-> tubular infantil (1:80 a 100 aves), bandeja (1:80 a 100 aves), prato automático; e bebedouros -> pendular (1:100 aves), nipple (1:12 a 15 aves). 
- Temperatura: depende da umidade. Umidade baixa, altas temperaturas, umidade alta, baixas temperaturas para que haja troca de calor entre o ambiente e o animal. O ambiente tem que ser aquecido antes do pintinho chegar. 
- Fontes de calor: fornos a lenha, campânulas, lâmpadas elétricas. 
Alojamento:
- Recebimento dos pintinhos: descarregamento (providenciar pessoal), ambiente preparado com água, comida e aquecido, verificar notas (os pintinhos chegam com nota e GTA), horário de saída e idade das matrizes. 
É preciso estimular o pintinho a comer, pode ser feito o manejo do papel (distribuir ração sobre o papel até 3 dias de idade, depois retira pois é fonte de contaminação), e nos comedouros. 
Manter a temperatura adequada, pois se tiver muito calor eles comem menos, devido ao estresse, e muito frio, param de comer para se aquecer. O ideal é começar com 36C, UR 60%, durante 21 dias, depois diminui a temperatura. Se a água ficar quente pode favorecer acúmulo de bactérias e provocar diarreia nos pintinhos.
- Manutenção da qualidade do ar: a amônia irrita a mucosa; Se as cortinas permanecem fechadas ocorre acumulo de CO2, e provoca sono nos pintinhos, sendo necessário abrir a janela. 
- Manejo das cortinas: só consegue abrir as cortinas de pressão positiva, para sair um pouco, e ligar um pouco o ventilador.
O de pressão negativa não abre as cortinas só ligar um pouco os exaustores. (Ventilação mínima). 
Quando o pintinho chegar observar o grau de hidratação, o umbigo e a qualidade do pintinho. É importante contar e pesar os pintinhos (amostragem), para determinar o desempenho do lote (média de 42g). 
- Registro: nome do integrado, linhagem e sexo do pintainho, idade da matriz, registro das pesagens (peso ideal e peso observado), temperatura ideal (depende do peso e da umidade), mortalidade diária e acumulada com classificação (refugo- pintinhos que não acompanham o lote- aleijado- pintinhos com problema nas patas, natural) – pode ocorrer morte dos pintainhos e a carcaça ser enterrada, outros pintainhos podem ingerir e levar à contaminação por botulismo, causando paralisia flácida, vacinas (tipo, marca, idade, via, lote), medicamentos (tipo, marca, lote,data e período), observação e recomendações do técnico. 
Fase inicial: 1 a 21 dias – fase mais exigente. 
Ocorre desenvolvimento corporal (ossos e músculos), é rápido, em 1 semana 5x peso.
Deve estimular com o manejo de papel, manter a temperatura ideal no inverno e no verão (se houver muita corrente de ar, vão ficar aglomerados longe da luz, se tiver muito frio, vão ficar aglomerados embaixo da luz, muito quente vão ficar espalhados fugindo da luz, e quando está normal e adequado, ficam espalhados uniformemente, até perto da luz). 
Realizar o manejo das cortinas.
Com 21 dias os pintinhos ocupam todo o aviário, a abertura do círculo ocorre no inverno (mais demorado, para manter aquecido) e no verão (mais rápido, em torno de 14 dias).
Toda semana é feita a pesagem do lote (5% do lote- em vários pontos, é dividido e pega uma ave em cada divisão, para fazer uma média), pois se tiver algum problema já é identificado logo no início. 
Os comedouros são ajustados na altura do dorso da ave, não pode ficar muito baixo pois a ração cai, e essa porção que cai na cama é contabilizado como ração ingerida pelo frango. O dono do aviário ganha sobre o peso e consumo da ração. No final devolve a ração para a empresa, assim tem-se o controle de quanto os animais consumiram. Outro problema, é que o animal pode deitar na frente do comedouro, ocupando o espaço de outra ave, e se a cama não tiver bem manejado queima o peito do frango. 
Os bebedouros também são regulados, na altura do bico, fica um pouco mais alto, para a cabeça ficar erguida (consomem água por gravidade). Os pendulares é ideal que sejam lavados todos os dias, mas não é o que ocorre na prática, geralmente lavam a cada dois dias. O problema é que o frango regurgita dentro da água. O bebedouro ideal é tipo nippler.
A água deve ser clorada (3 a 5 ppm) para inibir o crescimento de bactérias na água e no bebedouro. Mas não é suficiente pois o cloro não reage bem em matéria orgânica, por isso é necessário a limpeza dos bebedouros. É ideal que a água seja fresca, pois se ficar quente ou ficar presa na tubulação, o pintinho não bebe, ou pode levar a um quadro de diarreia. 
Deve ser realizado o descarte das aves doentes e desuniformes, e recolher aves mortas todos os dias, pois as aves acabam enterrando e se alimentando da carcaça podendo provocar botulismo. 
Fase de crescimento: 22 dias até o abate.
Perto do abate precisa ser um ambiente mais fresco (temperatura de conforto), pois com calor os animais comem menos. 
- Estresse por calor: o animal perde peso, come menos, gasta energia para realizar trocas gasosas. Quanto mais o animal for melhorado geneticamente, mais baixa a temperatura de conforto. 
- Deve-se manter a qualidade da cama, pois, conforme crescem aumenta a quantidade de excretas, sendo necessário revirar a cama a cada dois ou três dias para absorver a umidade das excretas. Se não revirar forma crosta de dejetos, com bactérias e amônia que afetam o sistema respiratório e queimam o pé do frango. Deve ser feito de forma calma para não estressar o frango, pois pode levar à morte, arranhadura de carcaça, um pula em cima do outro, formando um processo inflamatório chamado de celulite (pus duro).
- Pesagem do lote, regular altura dos equipamentos, através do painel de controle, que também regula a temperatura, manejo das cortinas (pressão positiva- sempre abertas, exceto nos pintinhos, quando chove, ou muito sol, fecha-se as cortinas).
- Nessa fase, os comedouros permanecem na altura do dorso, e os bebedouros na altura do olho (45º).
- Descarte das aves, de até 3kg é feito através do deslocamento cervical, por pessoas capacitadas. O destino da carcaça pode ser:
- Incineramento: precisa ter lugar próprio, tem custo com combustível e causa poluição ambiental.
- Enterrar: poluição do lençol freático.
- Compostagem: melhor opção. Faz-se decomposição das carcaças e no fim gera adubo. Precisa de uma composteira. O manejo da composteira é:
- forrar com maravalha limpa (15cm), em cima coloca uma camada de frangos mortos, que precisam ser umedecidos, e não pode encostar um no outro, nem na parede. Por cima coloca-se uma camada de cama suja do aviário, e assim por diante, até fechar toda a divisão. Ocorre fermentação aeróbica, feita pelas bactérias da cama suja e da carcaça. A palha limpa absorve umidade e é fonte de carbono para as bactérias. Promove aquecimento matando as bactérias patogênicas e gerando adubo. Demora 30 dias após fechar, depois é necessário revirar e deixar mais 30 dias. 
O manejo incorreto da composteira pode produzir odores, que atrai moscas e urubus. Não funciona para altas mortalidades.
Deve ser monitorado a temperatura, em 10 dias atinge de 60-76C, se não atingir no mínimo 60C, ocorre produção de odores, a causa de não atingir a temperatura mínima pode ser falta de fonte de carbono, e quantidade de água (em excesso ou falta). 
Pré- abate:
A idade e peso do frango depende do mercado. 
Deve ser realizado jejum alimentar (8-12h), para evitar contaminação da carcaça, e jejum hídrico somente no momento da apanha. 
É utilizado luz azul, para fazer a apanha noturna, pois diminui a visão das aves, diminuindo a agitação. 
Levantar ou retirar comedouros e bebedouros, deve-se dividir as aves em grupos, cercar uma quantidade de cada vez, a apanha é feita no dorso, pescoço, pernas e asas, e coloca-se na caixa. 
Vazio sanitário (manejo da cama, limpeza e desinfecção):
O período ideal é 14 dias. A cama pode ser vendida para comprar material novo, na Europa não há reutilização, nos EUA utiliza por 3 anos, e no Brasil reutiliza 6 lotes. 
A cama é composta por substrato, excretas, restos de ração, penas, pele e insetos. Não deve ser reutilizada em casos de problemas sanitários no lote. Uma ave produz cerca de 870g de excretas. 
Alguns fatores como temperatura da fermentação, ph, e atividade da água podem afetar a inativação de patógenos. 
A cama deve ser tratada para reduzir ou inativar os microrganismos. Deve ser realizada a queima das penas sempre que a cama for reutilizada. Para o tratamento pode-se utilizar cal (redução da Aw, e aumento do Ph), enleiramento (cama é amontoado no meio do aviário e coberta com lona, por 10 dias, para ocorrer fermentação) ou lona (cama é umedecida antes, coloca-se a lona sem entrar ar, por 10 dias). 
A limpeza e desinfecção pode ser feita com ácidos, álcoois, aldeídos, álcalis, compostos de cloro, agentes oxidantes, compostos de amônia. Deve ser feito a lavagem e desinfecção de todas as estruturas do aviário, proteger instalações elétricas, e limpar tubulações de água. 
POEDEIRAS:
O ovo é um alimento muito nutritivo, completo e barato. A clara é composta de albumina e água e a gema é rica em vitaminas, minerais, lipídeos, proteínas (alta qualidade: alta digestibilidade e alto valor biológico- rico em aminoácidos essenciais), e baixo valor calórico (70kcal). 
Deve-se lavar os ovos antes do consumo, armazenar na geladeira, dentro da caixa. 
A base genética das poedeiras leves é a Leghorn (botam ovos de casca branca), e da poedeira semi-pesada é Rhodes Island Red x Playmouth Barred, ou Playmouth White. 
Não existe diferença nutricional entre os ovos de casca branca e marrom. Há diferença com o ovo caipira, que possui mais pigmento (mais vitamina). O ovo de casca marrom é mais caro, pois a poedeira é mais pesada, ou seja, consome mais ração e bota menos ovos. A casca é mais grossa pois possui uma camada a mais de pigmento.
- Diferença entre Poedeiras e matrizes:
 1. Poedeiras: ovos infértil, lote apenas com fêmeas, blastodisco.
2. Matrizes: ovos férteis, lote com machos e fêmeas, blastoderma. 
- Fase de cria: até 4 semanas
- recria: 4 a 20 semanas.
- Produção: acima de 20 semanas. Inicia com 20 semanas e termina com 80 a 100 semanas. Produz em média 340 ovos. É realizado um segundo ciclo que é a muda forçada. 
Curva de postura: começa botar com 20 semanas, aumenta até atingir o pico (95%), conforme a poedeira vai ficar mais velha, começa botar menos. Atingindo até 80 semanas 70%de postura. 
Tipos de galpões com gaiolas: 
Piramidal (convencional): uma gaiola não fica em cima da outra para não cair os dejetos.
Vertical (moderno): uma gaiola em cima da outra pois os dejetos são recolhidos automaticamente. 
Destino das carcaças: compostagem (melhor opção) – adubo; 
Manejo fase de cria e recria:
Alojamento: piso ou gaiola (bateria) para os pintinhos. Aquecimento nas primeiras semanas, realizar manejo de cortinas, e ajustar a altura dos comedouros e bebedouros. 
Debicagem: com 7-10 dias realizar a primeira debicagem (1/3 do bico superior e inferior) e entre 5-12 semanas a segunda debicagem. 
Controle de peso e uniformidade do lote: a ave é melhorada geneticamente para botar ovo, sendo mais fácil o controle do peso. Até a 20ª semana é mais fácil controlar o peso. Poedeiras muito magras botam ovos pequenos, por isso é ideal o controle para ter o peso certo.
Programa de luz: até 10 semanas a ave não responde à luz, a partir da 10ª semana até a 15ª semana já começa a responder, mas ainda não está pronta para reprodução, então não pode fornecer luz. A partir da 20ª semana já está pronta sexualmente, podendo fornecer luz para reproduzir. 
A luz incide e atua no hipotálamo, que manda mensagem para a hipófise produzir os hormônios reprodutores, assim, a ave consegue fazer a postura. 
A produção dos ovos depende da idade da ave (18 semanas), peso corporal (1300g) e do consumo adequado de nutrientes. 
As enfermidades podem afetar a uniformidade do lote, o peso do lote, a qualidade do ovo.
Fase de produção: 
Quando chegam em 18 semanas, devem ser transferidas para outro local (setor de produção), em piso ou gaiolas, precisam receber luz para estimular a botar. (Passam de franga para galinha/poedeira). 
Programa de luz fase de produção:
Recebe 17h de luz (12h natural, do dia, e 5h artificial). A iluminação artificial pode ser:
- Contínua: fica aceso direto (até 11h da noite).
- Intermitente: acender e apagar a luz. A galinha responde como se a luz estivesse acesa. A cada 1h de luz artificial (15min fica acesa, e 45min apagada). É feito para reduzir o gasto de energia elétrica sem afetar a produção dos ovos. Para dar certo é necessário realizar o programa contínuo até 40 semanas. 
Os benefícios são: reduz em até 75% o consumo elétrico, reduz 5-7% na conversão alimentar (pois, quando está escuro elas não comem, produzindo ovos menores (1%) e mais grosso), reduz canibalismo.
Manejo dos ovos:
Coleta, seleção (separar ovos trincados, quebrados e sujos), classificação (industrial –bem pequeno, pequeno, médio, grande, extra e jumbo), armazenamento, ovoscopia (realizado para identificar problemas, como mancha de sangue e macha de carne – contém pedaços de tecido ovariano), lavagem, pasteurização, desidratação, expedição. 
É avaliada a qualidade do ovo, externa e interna.
- externa: análise da espessura da casca (feita com micrômetro) e peso da casca. Esses dois procedimentos é necessário quebrar o ovo e retirar todo o conteúdo. 
Ou pode ser feito por gravidade específica: não é necessário quebrar o ovo. Só é utilizado ovos frescos, que acabaram de ser botados. Coloca-se baldes com água, e acrescenta sal, aumentando a quantidade. E coloca-se os ovos dentro dos baldes, para observar aqueles que boiam. O ideal é que no primeiro balde, que só possui água, nenhum boie, pois acabaram de ser botados e a câmara de ar é pequena. Assim, aquele (s) que afundarem no ultimo balde que contem mais sal, portanto maior densidade da água, possui a casca mais grossa. Ovos que boiam é indicativo de ar, pode ser que seja mais velho, consequentemente a câmara de ar é maior, ou pode estar estragada, com a presença de bactérias produtoras de gases.
- Interna: analisar o peso dos ovos (separar a clara da gema), alguns alimentos mudam o cheiro, a composição nutricional, índice de pigmentação da gema (os consumidores preferem a gema amarelo ouro).
Ou pode ser realizado através da Unidade de Haugh: mede o índice de frescor dos ovos. Colocar em uma superfície lisa e quebrar. Os ovos e galinhas mais velhos ficam mais espalhados, pois perde qualidade do albúmen. Mede-se a altura do albúmen. Quando deixado em temperatura ambiente perde mais qualidade, rapidamente. 
Descarte de falsas poedeiras: as falsas poedeiras devem ser descartadas pois se alimentam e não botam ovos.
Para identificar observa a barbela e a crista, que são menos coradas, menor e menos desenvolvidas. As penas e o bico são mais amarelados. A cloaca é mais seca e menos corada. Através dos ossos da pelve é possível identificar se bota ou não, se botar ficam abertos (espaço de 3 dedos) se não botam ficam fechados. As penas só é possível identificar nas galinhas brancas, as que botam tem penugem branco ‘’ sujo’’, e as falsas é branco- branco, normal. São características suspeitas, para ter certeza é necessário colocar separada em uma gaiola, por 3 dias, para ver se bota.
Estresse por calor: 
A ave come menos, diminuindo a postura e o tamanho dos ovos, e a casca fica mais fina. Ave troca de calor através da respiração, assim ela fica ofegante e entra em um quadro de alcalose respiratória (pH do sangue fica básico, ou seja, mais alto, diminuindo a concentração de cálcio, afetando a casca), isso ocorre muito no verão. E demora para que ocorra recomposição de cálcio. Deve-se utilizar ração peletizada (possui maior digestibilidade e o animal come mais, pois os grãos são maiores), oferecer ração a noite, que é mais fresco, suplementar calcário no final do dia (não resolve muito), proporcionar água a vontade, e melhorar a condição de ambiência do aviário. 
Muda forçada:
Na natureza toda ave passa por um processo de muda natura. No outono e inverno os dias são mais curtos, as aves não botam e comem menos, pois tem menor disponibilidade de alimento. Ocorre uma pausa no ciclo reprodutivo, sendo muito bom para o descanso da ave. A muda forçada imita esse processo, é feito em aves mais velhas (2anos, que ainda botam, mas em menor quantidade), dá uma pausa e depois começa botar novamente, com índice mais alto. Retira a luz artificial e deixa a ave de jejum, para emagrecer mais rápido, e perder de 25-30% do peso corporal. A ave só pode ficar de jejum no máximo 12 dias, depois morre.
O primeiro pico de postura é 10% maior que o segundo pico (que ocorre de 25-30 semanas). Tem um pico de 85% de produção.
O lote novo é mais produtivo, mas demora 20 semanas para botar, assim, o produtor precisa ter dinheiro para não sair no prejuízo. A muda forçada é feita quando o ovo está muito barato e a ração mais cara, e precisa de algo urgente para não sair no prejuízo. Em uma muda bem feita, o índice de mortalidade não passa de 1,5%.
Em contra partida entra o bem estar animal, por causa do jejum. Pode ser feito regime, mas demora mais para perder peso. As vantagens (melhoram a qualidade do albúmen, da casca, e a produção dos ovos) ocorrem devido a pausa no ciclo reprodutivo, e o emagrecimento das aves. 
As poedeiras descartadas são utilizadas como alimento, para países mais pobres, pois são aves mais baratas, com menos carne, industrialização (carne processada) ou ração para cães e gatos.
Os dejetos são esterco, aves mortas e quebradas, e é realizado compostagem.
Índices zootécnicos: 
- VC: viabilidade corpórea
- CR: consumo de ração
- Peso corporal: geralmente usam-se as pesadas.
- Pico de postura: pelo menos 95%.
- Peso médio dos ovos: 60g
- Produção de ovos: (% produzida por ave, por dia).
- Massa de ovos: peso médio dos ovos X nº ovos produzidos. 
- CA: conversão alimentar -> CR/MO
CA da poedeira é pior do que do frango, pois além de se alimentar ela precisa botar.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes