Buscar

ATIVIDADE FORMATIVA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LICENCIATURAS
ATIVIDADE FORMATIVA II
ORIENTAÇÃO: Desenvolver um texto dissertativo com até 20 linhas sobre “Quais são os desafios para inclusão no âmbito escolar? Como o docente pode auxiliar neste processo?”
NOME DO ALUNO: Josué do Nascimento Moreira
REDAÇÃO:
	Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, sem exceção, ao sistema de ensino, independentemente de gênero, cor, etnia, religião, classe social e condições físicas ou psicológicas.
	A escola precisa repensar muitas vezes, até mesmo suas atividades práticas pedagógicas para promover as interações e relações entre seus docentes, educandos e gestão escolar. Ter profissionais capacitados para exercer uma função tão importante é um dever da instituição de ensino, bem como do Estado.
Sabemos, que “a escola não pode tudo, mas pode mais. Pode acolher as diferenças. É possível fazer uma pedagogia que não tenha medo da estranheza, do diferente e do outro.” (ABRAMOWICZ, 1997). As necessidades especiais na educação tratam-se de uma ação política, cultural, social e pedagógica, com finalidade de garantir o reconhecimento e o atendimento as diferenças de qualquer aluno que possua dificuldades de aprendizagem, sejam elas temporárias ou permanentes.
	O professor e os demais profissionais devem fazer uma análise das adaptações necessárias, tais como: estrutural, currículo, socialização e autonomia, além de promover atividades onde ocorra a troca de informações com colegas e aprendam a se tratar de formas igualitárias dentro das diferenças e do tempo de cada um.

Outros materiais