Buscar

APOL DEFICIENCIA 80

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

“Me dei a – [ .. .] De todos os se res que re spi ram e pe nsam, n ós outras, as mulhe re s , somos as 
pre ciso não te rmos ol hos a não s e r para eles [ ... ] ”
Educação Especial e Inclusiva 
1.Considere a seguinte citação: “A visão sobre deficiência é social e historicamente construída. Ao longo dos séculos, a pessoa com deficiência foi vista de uma determinada forma. Tudo dependia da cultura, das informações disponíveis, das crenças e convicções e até mesmo por questão da religiosidade, além da compreensão do que é deficiência”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, M. G. DE S. Os avanços da educação especial ao longo da história - da segregação à inclusão < http://br.monografias.com/trabalhos-pdf/avancos-educacao-historia-segregacao-inclusao/avancos-educacao-historia-segregacao-inclusao.pdf >. Acesso em 20 abr. 2018. Considerando a citação e os conteúdos do livro base Fundamentos para a Educação especial, as duas primeiras fases da atenção social à deficiência foram: 
A O extermínio e a segregação. 
B O extermínio e a inclusão.
 C A exclusão e a inclusão. 
D A segregação e a exclusão.
 E A integração e a segregação.
2.Considere a seguinte citação: “O paradigma e a política da educação inclusiva constituem-se como processos claramente delineados na história da educação especial. Há aproximadamente quatro décadas que as ideias integradoras, consubstanciadas no pensamento da não-segregação das pessoas com deficiência no ambiente escolar, vêm inspirando uma série de propostas e ações em vários países do mundo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEYER, Hugo Otto. A Educação Inclusiva: incompletudes escolares e perspectivas de ação. Cadernos Educação Especial, UFSM, n.22, 2003.<http://coralx.ufsm.br/revce/ceesp/2003/02/a3.htm>. Acesso em 21 de abr. 2018. Considerando a citação e os conteúdos do livro base Fundamentos para a Educação especial sobre o modelo clínico-terapêutico da metade do século 20 desenvolvido para as pessoas deficientes, leia as afirmativas a seguir:
 I. Caracterizava-se pela subordinação da pedagogia aos ditames da ciência médica (e seus profissionais) no tratamento da deficiência. 
II. A explicação da deficiência era buscada no indivíduo, por meio da investigação de fatores genético-hereditários;
 III. A tarefa da educação especial seria a de desenvolver uma pedagogia terapêutica, com base em instrumentos e técnicas para descrever a deficiência e suas causas;
 IV. A escola não teve papel significativo na construção de critérios para atribuir normalidade ao desempenho escolar dos alunos com deficiência. 
Estão corretas apenas as afirmativas: 
A I, III e IV. 
B I, II e III.
 C II, III e IV. 
D II e IV. 
E I e II.
3.Considere a citação: “O acesso e a aprendizagem discente na escola são aspectos essenciais para que a educação formal se efetive e contribua com a formação integral do aluno. Por isso tem se discutido sobre a importância da eliminação de barreiras para favorecer esse processo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, Kaira Barbosa da Rosa; PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Os professores e os desafios da inclusão de alunos com deficiência no ensino comum < http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24453_11921.pdf >. Acesso em 21 abr. 2018. O livro-base mostra que há quatro obstáculos que dificultam o trabalho do professor em no processo de inclusão. Considerando estas informações e segundo o livro-base Fundamentos para a Educação especial, uma das dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de inclusão é:
 A não conseguir realizar uma pós-graduação.
 B a dificuldade em realizar uma graduação específica para a área de educação especial. 
C o fato de não ter aluno incluso em sala de aula. 
D o desconhecimento de conteúdos e metodologias de ensino específicas. E a dificuldade em fazer com que os demais alunos aceitem o colega com deficiência.
4.Leia o excerto de texto: “As propostas de integração, inicialmente, e inclusão escolar, posteriormente, dos alunos ditos com necessidades especiais surgiram em decorrência de transformações paradigmáticas no cenário internacional da educação especial”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEYER, Hugo Otto. A Educação Inclusiva: incompletudes escolares e perspectivas de ação. Cadernos Educação Especial, UFSM, n.22, 2003. <http://coralx.ufsm.br/revce/ceesp/2003/02/a3.htm>. Acesso em 21 de abr. 2018 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro base sobre Fundamentos para a Educação especial sobre a participação da sociedade na integração da pessoa deficiente, leia as afirmativas a seguir:
 I.A participação da sociedade possibilitou uma visão passiva e resignada das pessoas com deficiência. 
II. O resultado da mobilização da sociedade civil foi a conquista de forma ampla do ponto de vista da democratização de direitos;
 III. A mobilização da sociedade civil possibilitou a abertura de espaços para convivência social de pessoas com deficiência;
 IV. A organização dos movimentos sociais das pessoas com deficiências em defesa dos seus direitos resulta desse processo de integração. Estão corretas apenas as afirmativas:
 A I, III e IV.
 B I, II e III. 
C II, III e IV. 
D III e IV. 
E I e II.
5. Leia o fragmento de texto: “O currículo para uma escola inclusiva, entretanto, não se resume apenas a adaptações feitas para acomodar os alunos com deficiências ou demais necessidades especiais. A escola inclusiva demanda uma nova forma de concepção curricular”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Adaptações curriculares na educação inclusiva. Portal Educação. <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/adaptacoes-curriculares-na-educacao-inclusiva/45866>. Acesso em 21 abr. 2018. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro base Fundamentos para a Educação especial, adaptações curriculares são: 
A adaptações obrigatórias, no sentido de mudar o currículo e adaptá-lo a todos os alunos inclusos da escola; 
B adaptações físicas na escola, no sentido de dar acessibilidades aos alunos inclusos.
 C aplicações de exercícios e provas para alunos com dificuldade de aprendizagem;
 D respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os alunos e dentre eles os que apresentam necessidades educacionais especiais. 
E adaptações exclusivas aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e defasagem nas avaliações escolares.

Outros materiais

Outros materiais