Buscar

Antropologia e Sociologia da Educação

Prévia do material em texto

Questão 4/5 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o texto a seguir:
Existe na produção marxiana a compreensão de classe social a partir de dois conceitos: classe em si (burguesia), como sendo aquela que se alienou da relação com o todo social e o reconhecimento universal dos direitos de todos, e classe para si, numa referência à consciência de classes do proletariado quando se abre ao projeto socialista de uma sociedade igualitária e para todos.
Fonte: o autor. 
Num paralelo com o que argumentam Saviani e Duarte sobre educação e o processo de individualização, no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
I – ( ) A educação deveria possibilitar a apropriação da cultura na reafirmação daquilo que é verdadeiro e universal em termos de conhecimentos, costumes e saberes.
II – ( ) A cultura e a humanização dos indivíduos, só pode ser apropriada na forma de uma organização e sistematização dos conhecimentos por meio do currículo.
III – ( ) A educação tem o potencial de promover um processo de universalização da cultura e individualização desta na consciência dos indivíduos.
Assinale a sequência correta:
	
	A
	F – F – V
A afirmação I é falsa, pois a cultura, os costumes e os conhecimentos mudam no tempo e na história (p. 53).
A afirmação II é igualmente falsa, pois a educação transcende os limites da organização curricular (p. 54).
A afirmação III é a única verdadeira, pois é coerente na relação existente entre cultura, humanização e individualização (p. 53-54).
	
	B
	V – F – F
	
	C
	V – F – V
	
	D
	V – V – V
	
	E
	F – F – F

Continue navegando