Buscar

Frequência de palavras em periódicos de Educação Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Introdução à Educação Física
Leia a passagem de texto: 
“O que vem acontecendo nos últimos anos é que a forma como vem sendo conduzida a avaliação da Capes pode ter dificultado a produção de conhecimento em Educação Física direcionada para a criatividade e inovação”. 
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base A identidade epistemológica da Educação Física nos periódicos científicos dos estratos superiores do Qualis-CAPES sobre as palavras/campos semânticos encontrados nos periódicos da área da Educação Física, analise as afirmativas: 
I. Tiveram maior frequência “esporte”, “medicina”, “ciência” e “reabilitação” nos resultados obtidos a partir das palavras que compõem os periódicos da área da Educação Física.
II. Entre as ciências médicas, destacam-se os termos “medicina”, “aspectos relacionados à neurociência”, “rehabilitation” (reabilitação) e “cardiology” (cardiologia).
III. Houve um grande número de publicações com o termo “Educação Física”, sendo a frequência de aparições dessa área de conhecimento e intervenção seguida por “pedagogia”.
IV. Explica-se a aparição de “nutrição” e “psicologia” nos títulos dos periódicos, considerando que essas subáreas fazem parte da Área 21 na classificação Qualis-CAPES. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II
Você acertou!
Comentário: As afirmativas I e II são verdadeiras. Conforme o texto-base: “Partindo para uma análise do sentido das Palavras/Campos Semânticos, é possível concluir que algumas delas apresentaram maior frequência que as demais, o que indica que possuem um papel dominante nos estratos superiores, como o ‘Esporte’ (n=30), a ‘Medicina’ (n=25), a ‘Ciência’ (n=16), os ‘Aspectos relacionados a Neurociência’ (n=14) e a ‘Reabilitação’ (n=14). [...] se analisarmos que 10 dos 25 principais Campos Semânticos possuem relação com as Ciências Médicas; são eles: ‘Medicina’ (n=25), ‘Aspectos relacionados a Neurociência’ (n=14), ‘Cardiology’ (n=11), ‘Rehabilitation’ (n=14) [...]” (texto-base A identidade epistemológica..., p. 117). Já as alternativas III e IV são falsas, já que: “O mesmo vale para áreas de conhecimento de intervenção como a ‘Nutrição’ (n=11), a ‘Fisioterapia’ (n=8) e a ‘Psicologia’ (n=6). A presença do Campo Semântico relacionado a ‘Fisioterapia’ no Qualis é relativamente compreensível, já que ela divide espaço com a Educação Física, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional na área 21. Todavia, a presença da ‘Nutrição’ e da ‘Psicologia’, nas atuais proporções, não se justificam nos estratos superiores do Qualis Educação Física, já que o próprio termo ‘Educação Física/Physical Education’ (n=1), em clara desproporção, é referenciada apenas uma vez” (p. 117,118).
	
	B
	I e III
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II e IV
	
	E
	III e IV

Outros materiais