Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
APOLSS

Pré-visualização | Página 1 de 4

wwww
ASPECTOS BIOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA 
Questão 1/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Os glicídios são considerados alimentos energéticos ou seja, destinados a gerar calorias quando queimados pelo organismo, é o que ocorre por exemplo nos exercícios físicos. Quando os glicídios não são aproveitados, transformam-se em gorduras”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  GONSALVES, P. E. Livro dos alimentos. São Paulo: MG Editores, 1992. p. 5. 
De acordo com o texto-base Biologia celular, os glicídios constituem a principal fonte de energia para os seres vivos. Assinale a alternativa que corresponde à classificação dos glicídios:
	
	A
	Glicerídeos; cerídeos; esteroides.
	
	B
	Ácidos graxos; gorduras; óleos.
	
	C
	HDL; LDL; CO2.
	
	D
	Fosfolipídios; lipídios; proteínas.
	
	E
	Monossacarídeos; dissacarídeos; polissacarídeos.
Questão 2/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia o extrato de texto a seguir: 
“A divisão celular é um ciclo que deve compreender em um grupo de processos que, uma célula tem que realizar para executar sua tarefa mais fundamental – copiar e transferir sua informação genética para a próxima geração de células”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARDOSO, R, S. [et. al.]. Divisão celular. <http://www.biologia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/PDF/divisao_mitose.pdf>. Acesso 18 mar. 2017.    
De acordo com o texto-base Biologia celular, referente ao processo de divisão celular, é correto afirmar que:
	
	A
	A divisão celular é um processo que compreende somente a mitose.
	
	B
	A divisão celular é um processo em que os organismos unicelulares morrem.
	
	C
	A divisão celular pela mitose é um processo pelo qual uma célula se transforma em duas células filhas.
	
	D
	A cada divisão celular, as moléculas de DNA de cada cromossomo são triplicadas e distribuídas diferentemente entre as células filhas.
	
	E
	A divisão de uma célula em duas gera somente células filhas diferentes da célula mãe em todos os aspectos.
Questão 3/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia o excerto de texto a seguir: 
“A divisão celular é essencial para o crescimento do corpo e para a reparação dos tecidos. As células de vida curta sofrem desgaste contínuo, como as da pele e as de revestimento intestinal, reproduzem-se quase continuamente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARIAB, E. Anatomia humana. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p.42. 
De acordo com os conteúdos do texto-base Biologia celular, é correto afirmar que o processo de divisão celular compreende os processos de:
	
	A
	Metagênese e partenogênese.
	
	B
	Mitose e meiose.
	
	C
	Córion e neotenia.
	
	D
	Poliovulação e poliembrionia.
	
	E
	Sexuada e assexuada.
Questão 4/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Quando ocorre a invasão do tecido conjuntivo pelo epitélio de revestimento embrionário, algumas glândulas mantêm sua ligação às células de revestimento. Essa ligação adquire a forma de um tubo ou ducto celular pelo qual as secreções podem ser eliminadas para a superfície do tecido, do órgão, ou mesmo do organismo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GITIRANA, L.B. Histologia: conceitos básicos dos tecidos. Rio de Janeiro: Atheneu, 2007. p. 57. 
Baseando-se no texto citado e no texto-base Biologia celular, é correto afirmar que, quando há um ducto secretor, a glândula é considerada:
	
	A
	Merócrina.
	
	B
	Holócrina.
	
	C
	Exócrina.
	
	D
	Endócrina.
	
	E
	Apócrina.
Questão 5/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia o texto a seguir: 
“As células do corpo humano não trabalham de maneira independente umas das outras. Pelo contrário, as células associadas vivem e trabalham juntas em comunidades de células chamadas tecidos, que são definidos como um grupo de células com estrutura similar e que desempenham uma função comum”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARIAB, E. Anatomia humana. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p.66.  
De acordo com o texto-base Biologia celular, é correto afirmar que os epitélios podem ser classificados, quanto à função geral, em dois tipos:
	
	A
	epitélios de manutenção da homeotermia e epitélios pavimentosos.
	
	B
	epitélios de molde para o crescimento ósseo e epitélios de tecidos conjuntivos.
	
	C
	epitélios de proteção e epitélios do tipo ósseo.
	
	D
	epitélios de sustentação e epitélios estratificados cúbicos.
	
	E
	epitélios de revestimento e epitélios glandulares.
ASPECTOS DAS HUMANIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA 
Questão 1/5 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Para além do debate, não concluído no plano da epistemologia [...], sobre a questão do possível dualismo metodológico/epistemológico entre ciências naturais e ciências sociais/humanas, o que hoje está em questão é o próprio paradigma da ciência moderna ou da racionalidade científica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRACHT, V.; As ciências do esporte no Brasil: uma avaliação crítica. In: NETO, A. F.; GOELLNER, S. V., BRACHT, V. (Org.) As Ciências do Esporte no Brasil. Campinas: Autores Associados, 1995, p.45-46. 
Considerando o texto-base Educação Física como prática científica e prática pedagógica: reflexões a luz da filosofia da ciência, analise as seguintes assertivas:
I. No contexto da prática científica, a meta da ciência - produzir conhecimentos no encontro com o mundo físico e social – exige controle epistemológico interno, tarefa específica da comunidade científica.
II. A Educação Física pode abrir mão de uma realização humana como a ciência, capaz de compreender/explicar e intervir no mundo com modos específicos.
III. A Educação Física não é uma disciplina científica, mas uma área de conhecimento e intervenção pedagógica que expressa projetos sociais e historicamente condicionados.
IV. O projeto que vislumbra a Educação Física como apropriação crítica da cultura corporal de movimento exige metodologias de pesquisa adequadas, que respeitem a dimensão axiológica inerente à prática pedagógica. 
São corretas as assertivas:
	
	A
	I, II e III, apenas.
	
	B
	I, III e IV, apenas.
	
	C
	I e III, apenas.
	
	D
	II e III apenas.
	
	E
	III apenas.
Questão 2/5 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Para que se compreenda o momento atual da educação física é necessário considerar suas origens no contexto brasileiro, abordando as principais influências que marcam e caracterizam esta disciplina e os novos rumos que estão se delineando”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 16. 
Considerado o texto-base O(s) currículo(s) da educação física e a constituição da identidade de seus sujeitos, analise as assertivas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) Nos anos da ditadura militar, a educação física tornou-se o centro vivo da escola, sendo o professor responsável pelas atividades educativas.
( ) A educação física serviu de base para a formação de atletas, promovendo o ideal simbólico de uma nação composta por identidades lutadora e vencedora.
(  ) A educação física atendia às intenções do Estado (ditadura militar) que desenvolvia uma ideia de tecnização e neutralidade da educação.
( ) A educação física era a educação moral, formava aquilo que os educadores da época denominavam de “educação básica”. 
Agora,
Página1234