APOL'S - Dificuldades de aprendizagem na alfabetização e letramento - Pós Graduação UNINTER
6 pág.

APOL'S - Dificuldades de aprendizagem na alfabetização e letramento - Pós Graduação UNINTER


DisciplinaProblemas e Dificuldades de Aprendizagem na Infancia26 materiais175 seguidores
Pré-visualização2 páginas
APOL\u2019S
Questão 1/5 - Dificuldades de aprendizagem na alfabetização e letramento
Estudamos que o distúrbio (ou desordem) do processamento auditivo central (DPAC) é um déficit na distinção auditiva.
Sobre o mesmo, assinale com V as afirmações verdadeiras e F como as afirmações falsas: 
I (   ) Uma pessoa diagnosticada com DPAC apresenta bastante dificuldade em escutar e entender o que lhe é dito.
II (   ) A compreensão da linguagem oral é a principal afetada pelo DPAC.
III (   ) As crianças diagnosticadas com DPAC, comumente foram estimuladas com sons e instrumentos musicais durante os seus treze primeiros anos de vida.
IV (   ) O indivíduo que apresenta o DPAC acaba apresentando desatenção, hiperatividade e distração, podendo ser taxado como rebelde, por se irritar com a dificuldade de entender o conteúdo que lhe é exposto.
V (   ) A avaliação não deve ser confiada a qualquer profissional. Recomenda-se que para o diagnóstico de DPAC, o indivíduo seja encaminhado para um Fonoaudiólogo.
A opção que preenche corretamente as afirmações acima é:
Nota: 0.0
	
	A
	V - F - F - V - V
	
	B
	F - F - V - V - F
	
	C
	V - V - F - F - V
	
	D
	F - V - F - V - V
Comentário: O DPAC não atinge os canais auditivos. Sendo assim, não impede uma pessoa de ouvir bem; A falta de estímulos sonoros no início da infância pode ser um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento de DPAC. (AULA 6, TEMA 4)
Questão 2/5 - Dificuldades de aprendizagem na alfabetização e letramento
Estudamos em nossa aula que o processo de aprendizagem cumpre-se no Sistema nervoso central (SNC) e produz modificações mais ou menos permanentes no mesmo, a cada submissão à estímulos.
A essas modificações, chamamos de \u2018plasticidade\u2019. Qual é a relação da plasticidade com a teoria de Jean Piaget?
Nota: 0.0
	
	A
	A plasticidade está relacionada com o constructo de assimilação, uma vez que, o sujeito ao assimilar novas informações, está em processo de aprendizagem.
	
	B
	O conceito de acomodação está ligado ao fenômeno da plasticidade, uma vez que, quando cada informação por fim é acomodada pelo sujeito, ocorre uma modificação cerebral.
Comentário: No instante em que a memória está sendo requisitada para filtrar as informações, a relação entre memória e aprendizado se consolida. Logo, assim que a memória identifica uma informação desconhecida, os processos mentais prévios passam a modificar-se para acomodar a nova informação. (AULA 1, TEMA 2)
	
	C
	A plasticidade e a interação estão ligadas, à medida que aquela ocorre somente diante das trocas interacionais.
	
	D
	A assimilação e a acomodação são constructos de Jean Piaget e as mesmas não têm nenhuma relação com plasticidade, pois são fenômenos que não acontecem no plano orgânico.
Questão 3/5 - Dificuldades de aprendizagem na alfabetização e letramento
Vimos em nossa aula, que o espaço é uma esfera crucial na caracterização e tratamento da disgrafia.
Assinale a alternativa que indica corretamente a ideia relacionada à esse conceito:
Nota: 20.0
	
	A
	O conceito de espaço é elaborado a partir de experiências sensoriais e interpretação de dados e estímulos relacionado ao desenvolvimento das funções cognitivas, um dos fatores presentes nas mesmas, que é extremamente importante e necessário para a aprendizagem da leitura e da escrita.
Você acertou!
Comentário: Ressignificar e até mesmo reaprender o espaço, pode, de certa forma, auxiliar o aluno dísgrafo a se auto-organizar internamente. O domínio do espaço está  relacionado ao desenvolvimento das funções cognitivas, juntamente com o domínio temporal e simbólico. (AULA 3, TEMA 5)
 
	
	B
	O espaço, é parte integrante na coordenação dinâmica, pois \u201csignifica a capacidade que temos de controlar nosso corpo no espaço e ter a possibilidade de recuperar nossa postura normal e correta depois de ter realizado um movimento.
	
	C
	O espaço é um âmbito muito explorado no tratamento terapêutico da disgrafia pois este transtorno está relacionado especificamente à noção espacial precária do indivíduo.
	
	D
	O domínio do corpo e a precisão de gestos, são fatores essenciais para evitar o desvio da atenção e fortalecimento do controle dos próprios movimentos.
Questão 4/5 - Dificuldades de aprendizagem na alfabetização e letramento
Ao estudarmos sobre memória, vimos que, podemos pensar que a mesma é um grande banco de dados onde estão armazenadas diversas lembranças e informações ao longo das nossas vidas.
Sobre esse assunto, julgue as afirmações abaixo: 
I - A memória é um evento que pode ser dividido em três fases: aquisição, consolidação (formação) e evocação (resgate) de informações.
II - As memórias, uma vez registradas, se tornam imutáveis, não modificando nem um mínimo detalhe. As memórias podem ser apagadas, mas não modificadas.
III - Ao lembrarmos de algo, acessamos a memória e nela aplicamos um pequeno recorte, representando o momento atual. Nesse processo, é possível que ideias distorcidas sejam criadas.
IV - A afetividade não é um elemento necessário no processo de aprendizagem. 
Podemos afirmar que estão corretas apenas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e III
Comentário: As memórias, uma vez registradas, se atualizam cada vez que são acessadas e trazidas à consciência. Ao lembrarmos de algo, acessamos a memória e lhe aplicamos um pequeno recorte, representando o momento atual. Nesse processo, é possível que ideias distorcidas sejam criadas; A afetividade é o principal elemento envolvido no processo de aprendizagem. (AULA 6, TEMA 1)
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II e III
	
	D
	II, III e IV
Questão 5/5 - Dificuldades de aprendizagem na alfabetização e letramento
Vimos que as discussões e polêmicas a respeito do TDAH percorrem o meio médico, psicológico, psicopedagógico e educacional.
Como professores, qual é a melhor postura frente a atual realidade?
Nota: 20.0
	
	A
	Negar, terminantemente a existência do TDAH como um transtorno e vê-lo como uma manifestação de necessidades psicológicas da criança. 
	
	B
	Apoiar e incentivar o uso de medicamentos, afinal, o aluno medicado se comporta como o esperado e a aprendizagem dele será satisfatório. 
	
	C
	Ter uma visão equilibrada sobre o quadro e analisar cada caso como único, não negando as subjetividades da criança e nem suas necessidades biológicas. 
Você acertou!
Comentário: Entender o TDAH de uma forma equilibrada e racional, provavelmente seja o melhor percurso a ser seguido. Sem radicalismos ou extremismos, é sempre importante ver cada indivíduo como único, com suas próprias especificidades, sua bagagem e história, suas necessidades e sua forma de viver a realidade e interagir com o mundo. Não nos cabe julgamentos ou rotulações, assim como também, não podemos impor condições e padronizações a alguém. A questão não é a negação do transtorno, mas a forma como podemos ressignificar tal condição, ajudando o aluno com o diagnóstico de TDAH a desenvolver resiliência para aprender a superar suas próprias adversidades. A parceria com a família e pensar em estratégias juntamente com os pais e/ou responsáveis, é o melhor caminho a ser percorrido. (AULA 4, TEMA 4).
	
	D
	Não discutir e questionar a decisão dos pais. Como professores, devemos acatar a decisão da família. 
Questão 1/5 - Dificuldades de aprendizagem na alfabetização e letramento
Ao estudarmos sobre memória, vimos que, podemos pensar que a mesma é um grande banco de dados onde estão armazenadas diversas lembranças e informações ao longo das nossas vidas.
Sobre esse assunto, julgue as afirmações abaixo: 
I - A memória é um evento que pode ser dividido em três fases: aquisição, consolidação (formação) e evocação (resgate) de informações.
II - As memórias, uma vez registradas, se tornam imutáveis, não modificando nem um mínimo detalhe. As memórias podem ser apagadas, mas não modificadas.
III - Ao lembrarmos de algo, acessamos a memória e nela aplicamos um pequeno recorte, representando o momento atual. Nesse processo, é possível