Buscar

QUESTIONÁRIO II- PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO II – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
A Psicologia da Aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança.
Resposta Marcada : Verdadeiro
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA  2
A aprendizagem é parte de um processo social de comunicação – a educação – e apresenta os seguintes elementos:
I. Comunicador: professor, enquanto transmissor de informações ou agente do conhecimento.
II. Meio ambiente: meio escolar, familiar e social, onde se efetiva o processo de ensino-aprendizagem.
III. Mensagem: conteúdo educativo, conhecimentos e informações a serem transmitidas.
IV. Receptor da mensagem: O receptor não tem um papel passivo; deve ser um construtor crítico dos conhecimentos e informações que lhe são transmitidos.
Podemos afirmar que:
 Resposta Marcada: Todos estão corretos 
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA  2
Vejamos os conceitos seguintes:
I. Aprendizagem Formal: processo que é de natureza incidental, não-dirigido, e carente de controle. Resultam da experiência no ambiente de vida (fora da escola); advém do ensino.
II. Aprendizagem Informal: processo que é direcionado, orientado e previamente planejado e organizado (sala de aula); advém da instrução.
Podemos afirmar que:
Resposta Marcada : Nenhuma das afirmativas acima.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA  2
A psicologia é a ciência que estuda o ___________________________ e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.
Resposta Marcada : Comportamento humano
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA  2
A psicologia também, aplica à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados. Por tanto papel do professor nesse processo, é dispensável. 
Resposta Marcada : Falso
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA  2
A Psicologia no âmbito da escolar deve também contribuir para:Marque a alternativa correta.
Resposta Marcada : Otimizar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente. 
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA  2
Sobre o Grupo de papéis autoritários, podemos dizer que:
I. Substituto da autoridade paterna: professor que se coloca como líder. Pode assumir a liderança de 2 formas: autocrática ou democrática, ambas envolvem o sistema de status no grupo.
II. Fonte de informações: sua função é transferir conhecimentos para os alunos; é aquele que sabe. Se orienta em termos acadêmicos em sua abordagem. Forja uma concepção passiva do aluno quando se vê como o único que sabe tudo.
III. Líder de grupo: assume o papel de orientador dos alunos, orientando a todos de igual maneira. Não é nem paternalista demais, nem rígido demais. Mantém um bom e equilibrado nível de relações afetuosas com todos.
Marque a alternativa correta:
Resposta Marcada : Apenas I e II.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA  0
Ocorre quando o aluno apresenta dificuldade na elaboração da linguagem escrita. A criança pode encontrar dificuldades para desenvolver suas habilidades na área mencionada. Esta é a descrição de um dos principais distúrbios de aprendizagem, qual é?
Resposta Marcada : Disgrafia
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA  2
Vale salientar que o professor, não é o único responsável, e sim toda a instituição escolar, pois caberá a esta preparar e capacitar professores, supervisores e orientadores educacionais e dispor de uma equipe multiprofissional, composta por ________________, para que se obtenha de forma mais rápida e eficaz o diagnóstico precoce de alunos com Transtorno de Conduta, para que só assim inclua esse aluno em suas atividades. Exceto:
Resposta Marcada : Clínico Geral
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
É importante o diálogo entre professor – aluno – família, mesmo que o apoio familiar soa de total irrelevância para o desenvolvimento da criança.
 Resposta Marcada : Falso
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
Total 18 / 20

Outros materiais

Outros materiais