Buscar

APOL 2 DE ASSESSORIA E CONSULTORIA

Prévia do material em texto

EDNALVA DE OLIVEIRA SARMENTO DOS SANTOS - RU: 1008148 Nota: 100 PROTOCOLO: 20190627100814829E8A6C
Disciplina(s):
Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Data de início:	27/06/2019 21:49
Prazo máximo entrega:	27/06/2019 23:19
Data de entrega:	28/06/2019 22:33
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Uma das definições essenciais para nosso aprendizado na presente disciplina se evidencia no conhecimento sobre “programas”. Temos como pressuposto básico o conhecimento, que os programas tais como os projetos são estratégias e instrumentos de qualquer bom planejamento. No entanto, o conceito “programas” é uma concepção maior, ampliada que congrega projetos e ações com objetivos e finalidade similares que se vinculam com uma complementaridade. (difícil)
Nesta perspectiva análise as afirmativas que seguem e indique a sentença que expressa veracidade total e relação correta entre a 1ª e a 2ª . 
1ª - Programas também são ferramentas de planejamento, mas são mais abrangentes. Um único programa pode compreender uma diversidade de projetos, serviços e benefícios.
2ª - Os programas estão relacionados à operacionalização de políticas públicas. São estratégias que congregam uma diversidade de ações voltadas ao alcance de um mesmo objetivo. 
Nota: 20.0
	A	A primeira afirmativa é verdadeira, mais claramente nega a segunda, que, por conseguinte é falsa.
	B	A primeira afirmativa é falsa, pois, a segunda, torna clarividente o conceito correto.
	C	A primeira afirmativa é verdadeira e não tem relação nenhuma com a segunda afirmativa que também está correta.
	D	A primeira afirmativa é incorreta, e por isso, reafirma a afirmativa seguinte, que está incorreta.
	E	A primeira afirmativa é verdadeira, e a relação entre elas é de complementaridade, por isso a segunda também se evidencia como verdade.
Você acertou!
R: e) A primeira afirmativa é verdadeira, e a relação entre elas é de complementaridade, por isso a segunda também se evidencia como verdade. 
Questão 2/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Sempre que trabalhamos com “projeto” precisamos pensar em características específicas que definem o mesmo, atribuem identidade e diretrizes. Praticamente são características que se desenvolvem como etapas que constituem e fazem um projeto. Dentre as características abaixo constituem a identidade e as etapas de um projeto segundo a rota de aprendizagem.
Nota: 20.0
	A	Objetivos; prazo indeterminado, questões norteadoras e resultados obtidos.
	B	Objetivos; prazo determinado para sua execução; público alvo; abrangência territorial e avaliação de resultados.
Você acertou!
R: b) Objetivos; prazo determinado para sua execução; público alvo; abrangência territorial e avaliação de resultados.
	C	Objetivos; público alvo; fundamentação teórica; revisão bibliográfica e problematizarão.
	D	Público alvo; Avaliação dos resultados, indicadores, diretrizes perambulares e problematizarão.
	E	Finalidade; Justificativa; pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa.
Questão 3/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Na rotas de aprendizagem uma das primeira temáticas da aula dois (2), é trabalhar com o conceito de PROJETOS, na presente aula se desenvolvem alguns fundamentos básicos para está compreensão. Inicialmente entendemos que “A raiz da palavra projeto é latina: projectus. Guarda relação com o verbo projetar” (HACK,2019). Neste sentido é de suma importância que se evidencie qual conceito mesurado abaixo define corretamente a definição de “Projetos”. 
Nota: 20.0
	A	Pode-se dizer que o termo projeto “expressa à intenção de fazer algo e a maneira pela qual se pretende fazê-lo.” Se trata do planejamento, a antecipação da realidade e a busca de relativa previsibilidade das ações futuras.
Você acertou!
R: a) Pode-se dizer que o termo projeto “expressa à intenção de fazer algo e a maneira pela qual se pretende fazê-lo.” Se trata do planejamento, a antecipação da realidade e a busca de relativa previsibilidade das ações futuras.
	B	Podemos compreender o termo projetos de forma usual, a partir da perspectiva holística, nela se entende projetos por tudo que não precisa de planejamento, pois, com o sem intervenção do ser humano tais mudanças já aconteceriam.
	C	Pode-se dizer que o termo projeto expressa a desatenção de fazer algo e a maneira pela qual se pretende não fazê-lo. Trata-se do não planejamento, a antecipação da realidade e a busca de relativa previsibilidade das ações futuras.
	D	Podemos compreender o termo projetos de forma complexa, a partir da perspectiva inovadora, nela se entende projeto tudo que conseguimos prever ante ao planejamento, pois, processualidade que se projeta é mera burocracia.
	E	Todas as alternativas supracitadas expressam corretamente o conceito e a definição de projetos apresentada na rota de aprendizagem.
Questão 4/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Quando falamos em projetos sociais estamos claramente nos apropriando dos conceitos utilizados para entender o preâmbulo “projetos”, neste sentido, percebemos que quando utilizamos a terminologia “projeto social” estamos qualificando o conceito projetos, ao passo que fazemos a imposição adjetiva que indica uma finalidade, projetasse para fins de intervir ou mudar a realidade social ou problemática diagnosticada. (Média)
Neste contexto indique nas afirmativas abaixo as corretas e incorretas quando pensamos em projetos sociais. 
I – Quando se pensa em projetos sociais, estamos tratando de uma forma extinguir o planejamento desnecessário que implementa uma série de ações tecnicistas e burocráticas.
II – Quando pensamos em projetos sociais, estamos tratando de uma forma de planejar um conjunto de ações, cujo objetivo é a solução ou atenção a determinada problemática previamente identificada como relevante. Para tanto, são estabelecidos objetivos, metas, métodos, processos, recursos e um cronograma.
III - No caso dos projetos sociais, um conceito que se aplica com propriedade é o seguinte: projeto é um “empreendimento único que deve apresentar um início e um fim claramente definidos e que, conduzido por pessoas, possa atingir seus objetivos, respeitando os parâmetros de prazo, custo e qualidade.”
Nota: 20.0
	A	I e II estão corretas.
	B	III e I estão corretas.
	C	II e III estão corretas.
Você acertou!
R: c) II e III estão corretas.
	D	Somente a I está correta.
	E	Somente III é uma afirmativa assertiva.
Questão 5/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
 A compreensão assertiva sobre a concepção de “programas” é premente para o processo desenvolvimento do profissional de Serviço Social nas mais diversas, especialmente quando trabalhamos com Assessoria e Consultoria. E algumas das características basilares são essenciais para a evolução do aprendizado disciplina no que diz respeito a “PROGRAMAS”. Neste sentido avalie as alternativas abaixo e aplique sentenças (V) Verdadeira e (F) Falsa. (Média)
 
( ) Os programas estão relacionados à operacionalização de políticas públicas. São estratégias que congregam uma diversidade de ações voltadas ao alcance de um mesmo objetivo
( ) As diferentes ações compreendidas dentro de um programa são agrupadas pela similaridade dos problemas que se pretende enfrentar/solucionar e dos objetivos que se pretende alcançar.
( ) Os programas de governo são elementos essenciaispara a elaboração de políticas públicas, pois materializam, nas leis orçamentárias, as decisões políticas fundamentais com base nas quais agirá o Poder Público
Nota: 20.0
	A	F F F
	B	V F V
	C	F V F
	D	V V V
Você acertou!
R: d) V V V
	E	F V V

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes