Buscar

APOL Educação Física 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL Educação Física: Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental
QUESTÃO 1
Atente para o seguinte trecho de texto: 
“O conteúdo jogo no cenário da Educação Física escolar, nos apresenta muitas possibilidades de reflexão, principalmente quando articulado ao esporte, na qual várias possibilidades de ensino são utilizadas como possibilidades de compreender o fenômeno esportivo de forma mais ampla e heterogênea”.
De acordo com esse trecho de texto e com os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre os jogos pré-desportivos, próprios para as aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir:
I. Os jogos pré-desportivos têm características muito distintas dos esportes.
II. A execução dos movimentos dos jogos pré-desportivos é semelhante à das modalidades esportivas.
III. Os jogos pré-desportivos contribuem para a familiarização da criança com as peculiaridades de diferentes esportes. 
Está correto apenas o que se afirma em:
B II e III
A alternativa b) está certa. I é errada, pois, “os jogos pré-desportivos têm características muito próximas dos esportes” (livro-base, p. 160). II está correta, porque, uma característica dos jogos pré-desportivos “está na execução dos movimentos, como deslocamentos, lançamentos, dribles com a bola e outros, muito próprios das modalidades esportivas” (livro-base, p. 161). A III está certa, uma vez que, “a experiência da criança cem jogos pré-desportivos leva-as a uma familiarização com as peculiaridades de diferentes esportes, contribuindo para que aprendam a forma de jogar característica de cada modalidade” (livro-base, p. 161).
QUESTÃO 2
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Considera-se a relação das concepções com a prática cotidiana, onde nem sempre a teoria acontece na mesma velocidade da prática, ou seja, só se efetiva quando a concepção já não é hegemônica, assim como, a aceitação e a incorporação das novas ideias pelos já atuantes professores de Educação Física, que quase sempre oferecem resistência às mudanças na prática pedagógica”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre as tendências educacionais em Educação Física escolar, em relação à concepção de escola, relacione corretamente a segunda coluna com a primeira: 
(1) Higienista
(2) Militarista
(3) Pedagogicista
(4) Competitivista
(5) Popular
 
( ) O atleta será formado, na escola, para competições de alto nível.
( ) A escola é um ambiente doutrinador.
( ) A escola é semelhante a um quartel.
( ) O ambiente da escola é determinador.
( ) A escola é local onde são desenvolvidos movimentos organizados pelos proletários.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
C: 4-1-2-3-5
A sequência correta é a letra c) 4 – 1 – 2 – 3 – 5. De acordo com o livro-base, consulte p. 78, as tendências em educação física são: higienista, cujo ambiente é doutrinador; militarista, cujo ambiente “detém características do quartel”; pedagogicista, que tem o ambiente como “determinador dessa abordagem”; competitivista, que tem a escola como um “celeiro onde o atleta é identificado e formado para competições futuras de alto nível; popular, que considera a escola como “espaço onde se desenvolvem os movimentos populares, advindos da camada social do proletariado”.
QUESTÃO 3
Considere a seguinte afirmação: 
“Acreditamos que as referidas abordagens [críticas] apontam perspectivas para o ensino de forma crítica, reflexiva e comprometida e que podem contribuir para a formação integral dos alunos, a fim de que possam vir a usufruir do conhecimento vivenciado na escola”.
Levando em consideração a afirmação e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre a tendência histórico-crítica, de acordo com Castellani Filho, é correto afirmar que:
D: Considera o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem, a fim de desenvolver sua autonomia.
A alternativa correta é a letra d), pois a tendência histórico-crítica, conforme Castellani Filho, considera “o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem para que ele conquiste sua autonomia social e cultural”. A letra a) está errada, pois a assertiva apresenta as características da tendência denominada biologização. A b) está errada, uma vez que a afirmativa considera as características da tendência chamada psicopedagogização. A c) é incorreta pelo fato de que a asserção leva em consideração características da tendência militarista e popular. A e) está incorreta, porque, o centro do processo voltado ao professor e método refere-se a uma característica da Educação Física higienista (livro-base, p. 78-79).
QUESTÃO 4
Leia a seguinte afirmação: 
“O brincar e os brinquedos têm suas constituições históricas e sociais [...], bem como correspondem a culturas certamente diferentes entre si [...]. Para Bujes [...], ‘o que torna o brinquedo parte de nossa cultura são as práticas sociais às quais ele vai ser associado”.
De acordo com a afirmação dada e com os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre o brinquedo e sua ressignificação, analise as afirmativas a seguir:
I. A brincadeira é uma forma da criança se comunicar e expressar seus desejos.
II. Para que a criança possa explorar o brinquedo, ele deve estar submetido a regras de utilização.
III. É importante combinar o tipo do brinquedo às condições da criança, como faixa etária e maturidade, para adequá-lo à maneira como ela o utiliza.
IV. Qualquer objeto pode virar um brinquedo na visão de uma criança. 
Está correto apenas o que se afirma em:
D: I, III e IV
A alternativa d) está correta. I está correta, pois, a “brincadeira é também uma forma de ela [a criança] se comunicar, de expressar seus desejos” (livro-base, p. 208). II é incorreta, porque, “para que a criança possa explorar o brinquedo, ele não pode estar à mercê de regras ou princípios de utilização” (livro-base, p. 209). A III é correta, uma vez que, é importante “combinar o tipo do brinquedo [...] às condições da criança, como idade e maturidade, para adequá-lo ao modo como ela o vê e o utiliza (livro-base, p. 210). A IV está certa, já que, “qualquer objeto pode virar brinquedo na visão de uma criança” (livro-base, p. 210).
QUESTÃO 5 
Leia o seguinte trecho de texto: 
“De acordo com Soares et. al. [...], a ginástica como uma forma de exercitação, provoca ‘valiosas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal das crianças, em particular e, do homem, em geral’. Dessa forma, torna-se necessária, pois é uma prática permeada por um significado cultural por abarcar a ‘tradição histórica do mundo ginástico’, permitindo aos alunos darem sentido às suas exercitações ginásticas”.
Conforme o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre a ginástica nas aulas de Educação Física, analise as asserções a seguir:
I. As atividades ginásticas ocorrem em disputas nas quais um aluno deve vencer o outro, por meio de técnicas de força e agilidade.
II. A ginástica pode ser realizada individualmente, em duplas ou em grupos.
III. Correr, marchar e saltar são atividades ginásticas.
IV. Os exercícios de ginástica podem ser feitos em momentos de aquecimento. 
Está correto apenas o que se afirma em:
A: II, III e IV
A alternativa a) está correta. A afirmativa I está errada, pois a assertiva apresenta características das lutas e não da ginástica (livro-base, p. 121). A II está certa, uma vez que, as atividades ginásticas “podem ser realizadas de forma individual, em duplas ou em grupos” (livro-base, p. 122). A asserção III está certa, porque, “são atividades de ginástica: saltar, correr, marchar, girar, assim como exercícios de força, flexibilidade e relaxamento” (livro-base, p. 122). A IV está correta, visto que, “os exercícios podem ser realizados como aquecimento para a participaçãoem atividades mais intensas” (livro-base, p. 122).

Outros materiais