Buscar

prova DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS

Prévia do material em texto

Prova Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
O IBGE, com base no censo de 2001, estima que a população indígena compõe 0,4% da população brasileira, com um total de 740 mil indivíduos. Essa população é composta por
a )
 220 etnias distribuídas em todos os estados do país, à exceção de Paraná e Santa Catarina.
b )
 143 etnias distribuídas em todo o país.
 
c )
 220 etnias distribuídas em todos os estados do país, à exceção de Piauí e Rio Grande do Norte.
d )
 162 etnias distribuídas em todo o país, principalmente na Amazônia.
QUESTÃO 2
Quem foi o intelectual angolano que, mesmo preso em 1955 pela Polícia Internacional em Defesa do Estado, obteve apoio internacional para sua liberdade e apoiou a criação do Movimento Popular de Libertação de Angola?
 
a )
 Agostinho Neto.
b )
 Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos (Pepetela).
c )
 Joaquim Dias Cordeiro da Matta.
d )
 José Luandino Vieira.
QUESTÃO 3
Durante o século XIX começam a surgir obras literárias que enfatizam a condição do negro escravo, do alforriado ou do mulato discriminado socialmente. Entre os escritores que ao longo do século XIX produziram essas reflexões em suas obras, podemos citar:
a )
 Castro Alves, Lima Barreto, Machado de Assis.
b )
 Lima Barreto, Cruz e Sousa, Mário de Andrade.
 
c )
 Bernardo Guimarães, Álvares de Azevedo, Castro Alves.
d )
 Bernardo Guimarães, Machado de Assis, Oswald de Andrade.
QUESTÃO 4
"Seguindo as diretrizes do PNDH-3, o Governo Federal criou, através da Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, a Comissão Nacional da Verdade, no âmbito da Casa Civil da Presidência da República. No mesmo dia, a Presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.527, que garante o acesso à informação. A Comissão Nacional da Verdade se destina a investigar as violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. Já a Lei de Acesso à Informação assegura e facilita aos cidadãos brasileiros o acesso a documentos públicos de órgãos federais, estaduais, distritais e municipais, dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)."
(MARCHINI NETO, Dirceu. A Constituição Brasileira de 1988 e os direitos humanos:
garantias fundamentais e políticas de memória. Revista Científica FacMais,
v. 2, n. 1, p. 81-96, 2.° sem. 2012. p. 93.)
Sobre os Programas Nacionais de Direitos Humanos (PNDH), assinale a alternativa correta.
 
a )
O PNDH-2, aprovado pelo Decreto 4.229/2002, possuía como ênfase os direitos sociais em sentido amplo e de grupos vulneráveis, como os direitos dos afrodescendentes, dos povos indígenas, de orientação sexual, consagrando o multiculturalismo.
b )
 A aprovação dos PNDHs não passaram do âmbito federal, sendo que não houve a efetiva participação dos entes estaduais nesses programas.
c )
Embora o Governo Federal tenha aprovado o PNDH-3, este não passou de um mero documento, pois nenhuma medida efetiva foi tomada para a implementação de suas diretrizes
d )
O PNDH-3 tinha como único objetivo o direito à memória e à verdade, voltando-se exclusivamente a investigar as violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988.
e )
 O PNDH-1, criado em 1996, tinha como objetivo salvaguardar os direitos sociais, em especial o direito à saúde e à educação em âmbito nacional.
QUESTÃO 5
Qual a alternativa que mais bem resume a situação curricular da educação nacional?
 
a )
O governo brasileiro descentralizou completamente as questões educacionais desobrigando-se a determinar sequer os parâmetros mínimos da educação no Brasil.
 
b )
 Os PCNs atuais são muito parecidos com a educação do século XIX em que a preocupação principal é o conteúdo científico factual e repetitivo.
c )
A educação nacional atrela obrigatoriamente o currículo a uma lista de conteúdos que devem ser passados aos alunos, não interessando as realidades locais ou nível dos alunos.
d )
Os Parâmetros Curriculares Nacionais definem valores mais gerais que devem ser seguidos pela escola e pelo professor dando a este a liberdade para adaptar, atrasar, adiantar e unir problemas, conteúdos e discussões de acordo com a turma.
QUESTÃO 6
O indianismo é uma expressão
 
a )
 artístico-literária criada por Oswald de Andrade na década de 1920.
b )
 literária iniciada pela sociedade civil em defesa dos direitos indígenas.
 
c )
 literária do século XIX que idealizou o índio enquanto símbolo de nacionalidade.
d )
 política em que o Estado dá assistência aos povos indígenas.
QUESTÃO 7
A maior parte dos povos indígenas não tem uma palavra para designar o que nós chamamos de arte. Por que tal situação acontece?
a )
 Porque a arte é algo inexistente na cultura indígena.
b )
 Porque para eles não se trata de uma especialidade separada do resto da vida.
c )
 Porque eles entendem arte como trabalho mecânico.
 
d )
 Porque esse é um conceito muito abstrato para eles.
QUESTÃO 8
Após a extinção do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), em 1967 - a partir das denúncias de corrupção que recaíam sobre esse órgão - o governo federal criou a Fundação Nacional do Índio (Funai) e se comprometeu a elaborar uma nova legislação indigenista. Isso se concretizou em 1973, quando entrou em vigor a Lei 6.001, o Estatuto do Índio. O artigo 19 desse Estatuto determinou que as terras indígenas, por iniciativa e sob orientação da Funai, deviam ser demarcadas, de acordo com o procedimento estabelecido em decreto do Poder Executivo. Contudo, essa legislação não foi respeitada na época porque
a )
 as organizações de apoio ao índio eram contrárias às medidas e procedimentos estabelecidos pela Lei.
 
b )
 faltava a regulamentação de vários dispositivos importantes para a sua aplicação.
c )
 imperava uma política desenvolvimentista e as terras indígenas eram alvo de projetos de construção de rodovias, hidrelétricas, entre outros.
d )
 não existiam recursos financeiros para demarcar as terras indígenas.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Outros materiais