Buscar

Resenha critica da obra Voltar para Casa - Toni Morrison

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MORRISON, Toni. Voltar para casa. Tradução José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
Maria Eduarda Regis Pinto
Graduanda de Letras com habilitação em Língua Inglesa/UFERSA. 
E-mail: eduardaregis@hotmail.com
Toni Morrison nasceu em 1931, na cidade de Lorain, Ohio, nos Estados Unidos. É uma escritora famosa por suas obras profundas e emocionantes. Seus livros são marcados por temas recorrentes, retratando personagens que apresentam histórias de vida semelhantes à sua; o da mulher negra de origem humilde que vive em um país conhecido por sua tradição racista. A partir dessa natureza literária, Morrison ficou consagrada como sendo uma das maiores escritoras norte-americana dos últimos anos. Com o livro Amada (1987), ganhou o Prémio Pulitzer de melhor ficção e foi agraciada no ano de 1993, como a primeira mulher negra a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. Com várias obras publicadas, Morrison é considerada uma referência literária, uma grande escritora contemporânea.
A escritora possui mais de dez livros publicados. Um do seu mais recente e grande trabalho é a obra Voltar para Casa. Voltar para casa é marcado com a forte presença de uma sociedade racista e machista nos anos 50, em pleno regime de segregação racial nos Estados Unidos; ligado a esse contexto, várias perspectivas críticas são explanadas. Toni Morrison mostra a traumática realidade do pós-guerra e de uma cruel e sombria sociedade, evidenciando a história de uma família negra que vive naquela época. 
A obra relata a história de dois irmãos: Frank Money e Ycidra, também conhecida por Ci. Viveram a infância transtornada na cidade natal, Lotus, na Geórgia, mas apesar das dificuldades construíram uma forte ligação e compartilharam histórias e lembranças preciosas em meio à vida difícil que tiveram. Os dois viram os sofrimentos que tiveram que passar, junto com os pais, na luta pela sobrevivência. Alguns acontecimentos os separam. Frank se alista no exército, vendo a guerra como única saída da vida miserável que vive. E Ycidra, sofrendo com as regras que lhe são impostas pela sociedade machista e racista desde que nasceu, e diante do sofrimento e da infelicidade, encontrou na fuga com o namorado uma possibilidade de ser livre e feliz. 
Os dois sofrem longe um do outro, mas o destino se manifesta através de más noticias e faz com que o caminho dos dois se cruze para que possam voltar para casa. O retorno para casa não é fácil. O que seria uma simples tarefa se torna em uma jornada cruel e cheia de sofrimento; regressar para o lar significa remexer em assuntos do passado, que ainda os atormenta e que ficaram enterrados há muitos anos atrás e é preciso força para superá-los. Nesse mundo desfigurado, ao se reencontrarem, os irmãos Frank e Ci, enfim poderão ressignificar o passado e voltar a ter esperança no futuro.
O ambiente nos Estados Unidos dos anos 50 era hostil. Os negros não tinham oportunidade de ter uma vida que não fosse miserável, em meio à pobreza e privação: de comida, de um lar, de afeto, de compreensão, de amor, de liberdade. Morrison expande seu olhar sobre a história que evidencia todo o sofrimento dos negros dessa época. Ela expõe através de seus personagens como as pessoas viviam em uma sociedade enfatizando as circunstâncias de opressões, racismo e escravidão. A autora mostra sob a personagem Ci, como a sociedade era opressora e machista – para as mulheres eram como se estivessem em um campo de batalha e fossem soldados – ela é influenciada a fazer o que lhe mandam, que por serem mulheres são inferiores aos homens. Mostra também, que Ycidra não é uma pessoa forte, que vive sobre a proteção do irmão, até que após tanto sofrimento, traumas, decepções e até sofrer danos físicos, consegue sobreviver e ter a sua independência e liberdade, e passa a fazer as coisas por ela mesma. Os negros nos Estados Unidos eram obrigados a obedecer a diversas leis: eram proibidos de entrarem em algumas lojas, restaurantes, eram proibidos de comprarem casas, e até lugares nos trens, por exemplo, eram marcados. Inúmeras eram as formas de discriminações. Contudo, não são apenas realçados os sofrimentos que as personagens viveram. Morrison, além de tudo, evidencia sobre a necessidade de ter força e coragem, para sobreviver à sociedade machista e racista, encontrar a felicidade e superar todas as mágoas e os dizeres que os fizeram pensar serem menos do que realmente são; assim como fizeram os irmãos Frank e Ycidra.
A autora explora o romance de uma forma um “cruel”, mas que carrega uma sutileza enorme, muitas vezes podemos sentir o sofrimento que as personagens passam e sentir as decisões que foram tomadas, seus tormentos, pesadelos. A narrativa é apresentada em uma estrutura não linear dos fatos, passando a ser narrada de duas formas; há uma intercalação na voz narrativa, em alguns momentos pelo próprio personagem Frank, que em flashbacks resgata suas memórias, seguindo em primeira pessoa com seus próprios pensamentos e palavras. É apresentada também em outro modo, na qual a narração não é mediada por nenhum narrador e sim por ela mesma, contendo apenas a leve impressão que há uma presença ao contar a história, que explica os acontecimentos, sob o ponto de vista dos envolvidos com o personagem principal, Frank: Ycidra, sua irmã; Lily, a namorada e Lenore, a avó.
Na obra, percebemos que em momento algum ela se refere a seus personagens por suas características físicas, usando termos como pretos, negros ou afro-americanos. Eles são poucos descritos e não há informações suficientes para podermos caracterizá-los fisicamente. O que podemos ver são fortes particularidades psicológicas que os marcam profundamente. Morrison deixa a cargo do leitor a construção das características dos personagens e dos locais onde vivem também, de acordo com as pistas que são apresentadas e o contexto da época. Além disso, é como uma rede de relações, que interligam as personagens ao tempo e ao espaço da narrativa, mostrando uma melhor compreensão de quem eles são, pelo que lutam, suas emoções e sofrimentos, as suas ações no decorrer da trama. [1: Segundo os autores Bourneuf & Ouellet, no livro O universo do romance (1976, cap. V. p. 199), as personagens são uma rede de relações.]
A trama se passa em um tempo não cronológico, entrelaçado em um fluxo de consciência, com memórias e atos passados, procedendo em um espiral psicológico. A escritora molda o tempo, usa uma intercalação, na qual podemos ver marcações de cenas em tempos diferentes, recortes voltando ao passado; cenas que são narradas e posteriormente são relatadas carregando um novo sentido à história. Percebe-se a falta de descrição dos espaços na narrativa, que é feita propositalmente em que o ponto principal é conectar tudo aos personagens, fazendo sentido somente quando pensamos no significado que aquele espaço tem para o personagem e para a narração. O espaço que norteia a trama é composto por várias unidades ambientais. Dentre eles, a cidade natal de Frank, Lotus, onde os irmãos nasceram, fugiram e para onde estão retornando, o lugar traz consigo lembranças boas e ruins. O manicômio é onde Frank começa sua jornada à volta para casa, mas é também um lugar que se assemelha com ele próprio, sofrimentos, perturbações. A paróquia da igreja é onde Frank pede ajuda, serve como um lugar de apoio e segurança. A casa do médico, que para Ci é o lugar onde lhe foi tirado à chance de ser mãe. 
É com o apreço e a estima de uma escrita bela e cheia de significados, com mensagens escondidas, cheias de metáforas e de simbologia em suas linhas, cenas, que somos levados para a busca de um irmão e o desejo de voltar para casa. Voltar para casa mostra uma realidade que não é tão distante da nossa, onde pessoas passam por todo sofrimento de uma sociedade cheia de preconceito e descriminação, com as consequências dos atos, decepções, arrependimentos e que o único desejo é estar em casa, é estar seguro, acolhido “em casa”. Morrison, ainda nos faz refletir o que seria essa volta para casa; e esseretorno é muito subjetivo, como foi no caso de Frank e Ycidra que encontraram o acolhimento um nos braços do outro, mostrando também que em meio a todo caos, ainda assim, é preciso valorizar o amor fraternal. 
Toni Morrison consegue, em 136 páginas, construir um romance maravilhoso, envolvente, que desperta o interesse chamando atenção para a narrativa e a tudo aquilo que é mantido na obra, mas que transborda quando viramos a primeira página. E que foi construída de uma forma densa, com tanto sofrimento e ao mesmo tempo leve e com uma sutileza gigantesca, com um poder de arrancar lágrimas. Uma leitura profunda e reflexiva. 
REFERÊNCIAS 
BOURNEUF, Roland; OUELLET, Réal. O Universo Do Romance. Trad. José Carlos Seabra Pereira. 32 ed. Coimbra: Livraria Medina, 1976.
REUTER, Yves. Introdução à análise do romance. Trad. Angela Bergamini et al. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes,2004.
SANTANA, Ana Lucia. Toni Morrison. In: InfoEscola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/biografias/toni-morrison/>. Último acesso em 03 de outubro de 2016.
BEL, Ryoko. Resenha: Voltar Para Casa. In: Estante Diagonal. 2016. Disponível em: <http://www.estantediagonal.com.br/2016/08/resenha-voltar-para-casa.html>. Último acesso em 05 de outubro de 2016.

Outros materiais