Buscar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO BIANKA (5)Educaçao infantil bianka nronha

Prévia do material em texto

6
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
BIANKA NORONHA OLIVEIRA RODRIGUES, RU: 1031072,
TURMA: 07/2017
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÂO INFANTIL
 CURITIBA
 2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
BIANKA NORONHA OLIVEIRA RODRIGUES, RU: 1031072,
TURMA: 07/2017
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Educação Infantil
 Relatório de Estágio Supervisionado: Educação Infantil apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
 CURITIBA
 2019
7.4 ELABORAÇÃO DO MEMORIAL REFLEXIVO 
a. Introdução: contextualização do local de estágio
 	O estágio de Educação Infantil contribui significativamente para minha formação acadêmica, ampliando meus conhecimentos. 
O estágio proporciona a possibilidade de conhecer e interagir com as normas educacionais que regem cada instituição de acordo com o seu PPP, e assim podemos refletir a realidade com os estudos. 
No estágio apresenta dados da escola e da turma, relatos em sala de aula, planos de aula. O memorial reflexivo visa descrever a prática docente na instituição de ensino, com base nos ensinamentos ao longo do estágio.
Em primeira instância apresentei me com a carta de apresentação à direção escolar que me atendeu com muita atenção e assim me apresentou toda a escola, para a observação estrutural da escola, após ser apresentada aos professores e ao professor João scatolino quem me ajudou muito na sala de aula.
A prática na sala de aula me levou a refletir como seria o dia a dia como professor e entender que o papel do professor que é ensinar, tive acesso a secretária e aos tramites legais da mesma, assim o coordenador pedagógico me ofereceu como material de leitura o PPP da instituição. Que através da leitura vou conseguir fazer o memorial reflexivo, através de rodas as informações exigidas para a proposta do estágio supervisionado que foi feito na Escola Municipal Carmen Rocha Peres na cidade de Campo do Meio MG, situada na Avenida Noé Azevedo,560 no bairro São José I. Portanto o estágio tem uma carga horária obrigatória de 100 horas sendo 2 horas de atividades com apoio na qual deverá com apoio agendar, 08 horas de entrevistas e de informações pertinentes ao estágio (projeto pedagógico), 50 horas de visitas a escola para observação participativa nas aulas da educação infantil , participação em atividades de planejamentos, em conselhos de classe de professores , palestras, eventos ,plano de aula(02 horas/aula), 40 horas das demais atividades incluindo a elaboração do memorial reflexivo , elaboração do plano de aula.
 O estágio me proporciona a possibilidade de interagir com as aplicações pedagógicas da educação Infantil, onde conheci normas educacionais, relacionando a teoria e a prática em si. Tudo dentro do regimento da instituição e de acordo com o PPP, diante disto fica mais eficaz o estágio sendo assim podemos refletir a realidade através dos estudos feitos. O estágio de educação infantil foi realizado na Escola Municipal Carmen Rocha Peres, situado a Rua Noé Azevedo, 560 no bairro São José I, Cep 37165-000 localizada na cidades de Campo do meio, no estado de Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (35) 3857 – 2424, e do E-mail: carmemrochaperes13@gmail.com
A escola oferta atendimento ao ensino de Educação infantil no período matutino, vespertino e noturno, sendo O pré escolar no período vespertino, educação infantil da rede pública de ensino (4 a 5 anos) das 13:00 até 17:00 e tem no período matutino, vespertino. A instituição atende um total de 119 alunos, e desse total 01 aluno está em processo de inclusão. Estagiei na sala do Professor joão Scatolino que dá aula para crianças do pré escolar de 8 anos.
 O estágio foi realizado no período de 10 de maio de 2019 a 31 de maio 2019, período vespertino, sendo observada a turma de Educação Infantil do pré escolar. A Escola Municipal, está localizada e Mantida pela Prefeitura Municipal de Campo do Meio e administrada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
	A escola oferece as seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil – Pré-escolar, Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º anos), período matutino e vespertino, Educação de Jovens e Adultos (EJA) – anos iniciais do Ensino Fundamental, período noturno. Na escola tem salas de diretoria, secretaria, sala de professores, sala de TV, vídeo e biblioteca, cozinha, deposito de alimentos e material de limpeza, sanitários, sendo 1 masculino, 1 feminino e sanitário para os funcionários, refeitório, quadra de esporte coberta. O memorial reflexivo na Escola De Educação Infantil na Escola Carmen Rocha foi muito importante e tem me mostrado o quanto é importante ter feito este estágio, me capacitando e graduando em licenciatura em pedagogia na instituição UNINTER. O presente Memorial Reflexivo busca apresentar a importância do estágio para o licenciando em pedagogia, que é a de complementar a aprendizagem acadêmica, que além de capacitar, integra a teoria à prática em sala de aula, entrada com rampa e grade para alunos com deficiência , sendo que tem somente 1 aluno com deficiência auditiva e tem 1 professora de apoio onde não está totalmente pronta para ajudar a criança ,mais todos os professores estão dispostos a ajudar e interagem bem com a criança que está cursando a 5 série . O prédio onde funciona a escola encontra-se em bom estado, pois vem sendo reformado com recursos. As salas de aula são amplas ajudando assim a boa distribuição. A relação educador, educando, diretor, serviçais e famílias é primordial a qualquer tipo de educação. A sala em que estagiei foi a do professor João scatolino regente de sala do pré de 5 anos, relato que os alunos que integram o pré possuem idades iniciais diferentes, hoje todos possuem 6 anos, cabe a saber que iniciam-se com idade de 04 a 05 anos como segue o PPP.Existem apenas 2 sala desta idade na escola, a cidade é pequena e apenas com 4 escolas. A sala de aula é bem organizada e consta dois armários e 25 carteiras quadradas azul, 01 lousa, 01 ventilador e é decorada com muitos desenhos com as letras do alfabeto e vogais, uma sala super. bonitinha.
. 
 
 
b. Atividades desenvolvidas durante o período de observação participativa:
Durante o período de observação participativa teve como objetivo principal a investigação da metodologia usada pelo professor .
 A diretora da escola foi muito atenciosa comigo , onde me explicou tudo e me pediu para acompanhar o Professor João onde a rotina começou quando as crianças que chegam por volta de 12:40 e começam a chegar muitos vem acompanhados por familiares ou por vans Os alunos escolares, a sala que estagiei tem 20 crianças, onde chegam fazendo filas no pátio da escola para cantar o Hino Nacional e fazer a oração pelo dia e após são encaminhada juntamente com o professor regente para suas respectivas salas , o professor ao chegar na sala ,organiza carteiras caso necessário e pede para que todos se assentem-se. Recebe os alunos com muito carinho e amor, fazemos uma rotina no fundo da sala uma roda, onde todos se assentam ao chão, ali começamos o dia como musicalidade, após este momento dá-se as atividades normais de registros e aprendizagem. Fui apresentada como estagiaria, fiquei espantada e eufórica com o carinho das crianças, em seguida fiquei responsável pela escolha do amigo do dia e iniciamos uma aula de contos para crianças. Os materiais didáticos utilizados foram pequenos livros para recortes de gravuras em seus caderninhos onde a professora já tinha imprimido desenhos sobre a história dos três porquinhos e o lobo para eles colorir. Observa-se o desenvolvimento de cada aluno do 3 ano, comcrianças de 8 anos. As 13:40 as crianças saem para o refeitório, onde todos fazem o uso do mesmo ambiente sentadas a mesa, sempre são oferecidos leite com bolacha ou saladas de frutas, após estar alimentados voltam para sala, onde na sala tem 14 meninas e 6 meninos, todos muito bonitinhos e educadinhos.
As 15:00 é feito o recreio para eles é separados , ao voltarem para a sala de aula as crianças tem alguns minutos para se organizarem e restabelecerem. A professora inicia a aula de matemática , com a matéria sobre números , depois exploram a aula usando jogos interagindo bastante . Quando faltava 10 minutos para acabar a aula e a professora pede para todos recolherem seus materiais e os guardam na mochila e logo seus familiares vem pegando de um a um , Foi meu primeiro dia de estagio onde aprendi muito e amei tudo q vivenciei.
Na escola os professores realizam duas horas semanais em reuniões pedagógicas para discutirem o planejamento e os resultados das mesmas de acordo com as orientações repassadas em varginha . 
O espaço bibliotecário é de uso geral para todos os funcionários e alunos da escola com grande acervo literário de uso dos mesmos , sala de direção para atendimento geral de uso , a quantia é de uso do aluno , a sala de professores de uso dos mesmos , sala de direção para o atendimento geral da escola , fiquei no segundo dia observando tudo e todos os espaços da escola.
Já em meu terceiro dia de estágio cheguei na escola ansiosa para aprender mais com as crianças e poder ajudar a professora . Observei os alunos neste dia que chegaram um por um e vão a sala , guarda suas mochilas e voltam para o pátio pra a oração que foi dirigida pla coordenadora onde aproveita para dar recados . Ao entrarem na sala todos já pegam os materiais conforme o horário que é entregue no começo do ano. . As atividades são divididas entre o uso do livro didáticos e as atividades passadas na lousa , logo saem para tomar a sopa que hoje foi arroz com frango e alface , e logo já voltam para sala . Foi observado que o livro didático não sugere bastante experiências e reflexões e com isso os alunos tem muitas atividades extra – classe como pequenos trabalhos . Hora do recreio as crianças brincam de pega a pega, fico observando e eles sempre interagem uns com os outros coleguinhas de sala, lembrei da minha infância de como era boa , mas são só 20 minutos e logo é hora de voltar para a sala . Bom voltando para a sala de aula a Professora olhou os cadernos dos alunos e logo passou a tarefa (dever de casa) é dada a segunda a quinta – feira, de acordo com a matéria dada em classe. 
Bom hoje é meu 4 dia onde cheguei e fomos ao pátio rezar e cantar o hino Nacional , as crianças voltam para a sala e pegam seus materiais e será aplicada hoje aula de Artes e a tarefa segue as mesmas orientações dos demais dias , recreio nos mesmo horários e serve a merenda da escola e recreio junto pois na reunião decidiram que merenda e o recreio seriam juntos. 
Bom os demais dias de estágios foi igual como os outros , a mesmo rotina quando chegamos a escola , vamos para o pátio fazer a oração e voltamos para a sala de aula , onde tem o recreio e a merenda das crianças que é sempre entregues com muito amor pelas serventes que são amáveis por demais com todas a s crianças , que apesar de terem 8 anos de idade são ainda muito dependentes do professor . Saimos para o pátia para a aula de educação física , teve brincadeiras de bolas , bambolês ,obstáculos com pneus , brincadeiras gostosas e divertidas para descontrair as crianças onde acabei brincando tbm , e as crianças interagem com os outros e isso favorece um maior conhecimento do corpo como coordenação motora , foi uma experiência maravilhosa estou cada dia amando mais tudo isso.
No início a acolhida da aula é feita pela professora onde é feita a contagem dos alunos e a chamada, depois disso foi dado massinha de modelar com palitinhos e forminhas. Por volta das 14:20 é servido o lanche no refeitório, as professoras é quem serve o lanche, nesse momento também tive participação. Após o lanche as crianças são levadas ao banheiro e depois tem um momento de recreação no pátio onde participam e logo volta para sala onde a professora pede para eu ir fazer copias de desenhos para as crianças colorir, fiz o que o professor me pediu e ele contou a história do patinho feio e as crianças queria ajudar a professora a contar e assim logo após foi colorir o desenho do Patinho feio.
Já caminhando pra meus últimos dias na escola a professor trouxe uma temática sobre Higiene pessoal, como prática de sua intervenção o professor através da musicalidade fez-nos dançar a música Chuã que banho gostoso,exemplificando as partes do corpo e como é saudável o banho. 
No outro dia teve um projeto de alunas de faculdade de odontologia da Escola unifal da cidade de Alfenas onde explicaram a importância a Higiene bucal e ensinou as crianças escovar os dentes e ficou na sala o dia todo com o projeto cheio de brincadeiras onde deram Uma escova de dente e fio dental para cada aluno da sala e tinha faltado os gêmeos por estarem resfriados , mas a professora pegou as escovinhas com o fio dental para eles ,para poder entregar no de seguintes .Esta intervenção foi prazerosa pois ensinou a escovação diária e a prática foi prazerosa de efetuar.
No meu último dia foi bem legal pois me despedi das crianças e eles ficaram triste, pediu para não ir embora. Trabalhamos no último dia as atividades propostas previamente pelo planejamento, cantigas de roda . 
``O estimulo palavras, ensina a garotada a pensar e analisar diferentes situações. 
Acontece a partir de diferentes ações como a imaginação, falar criar, representar tudo por meio de desenhos ou textos onde vai chamar atenção das crianças. A prática lúdica permite que a criança tenha contato com regras, enfrente desafios, monte estratégias, explore ambientes e pratique a concentração. Tudo isso ajuda no desenvolvimento global: motor, físico, emocional brincadeiras com as crianças de forma lúdica tem muito i
Importância no crescimento, cognitivo e intelectual. Os objetivos da educação infantil é descobrir e conhecer progressivamente suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar onde estabelecemos vinculo afetivos com as crianças, fortalecendo e ampliando as comunicação e o aprendizado.
 Para o aluno estudar, o professor precisa estudar.
 Para o aluno ler, o professor precisa ler.
 Para o aluno pesquisar, o professor precisa pesquisar.
 	 Para aluno elaborar, professor precisa elaborar.
 Não há aluno autor sem professor autor. (DEMO, 2008)
Através do Projeto Político Pedagógico a concepção pedagógica da escola 
	De mundo: o mundo é o local onde ocorrem as interações homem-homem e homem-meio social, caracterizadas pelas diversas culturas e pelo conhecimento. Devido à rapidez os meios de comunicação e tecnológicos e pela globalização, torna-se necessário proporcionar igualmente ao homem o alcance dos objetivos materiais, políticos, culturais e espirituais para que sejam superadas as injustiças sociais, diferenças, distinções e divisões na tentativa de se formar o ser humano. Isto será possível se a escola for um espaço que contribua para a efetiva mudança social.
	De sociedade: pertencente a uma sociedade capitalista, competitiva, baseada nas ações e resultados, por isso faz-se necessário construir uma sociedade libertadora, crítica, reflexiva, igualitária, democrática e integradora, fruto das relações entre as pessoas, caracterizadas pela interação de diversas culturas em que cada cidadão constrói a sua existência e a do coletivo.
De Homem: O ser humano, na atualidade, é competitivo e individualista, resultado das relações impostaspelo modelo de sociedade em vigor. No entanto, a luta deve ser por um homem social, voltado para o seu bem próprio, mas acima de tudo, para o bem estar do grupo do qual faz parte. O homem, que modifica a si mesmo pela apropriação dos conhecimentos, modifica também a sociedade por meio do movimento dialético “do social para o individual para o social”. Desta maneira, torna-se sujeito da historia.
De Educação: O processo educacional deve contemplar um tipo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a mera reprodução de saberes “cristalizados” e desemboque em um processo de produção e de apropriação de conhecimento e transformá-lo, possibilitando, assim, que o cidadão torne-se crítico e que exerça a sua cidadania, refletindo sobre as questões sociais e buscando alternativas de superação da realidade. 
Objetivos da Educação Infantil, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 1:
Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar; Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social; Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e cooperação, Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação. 
Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades
 DIREITOS DOS ALUNOS:
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
Aquisição do conhecimento prático necessário;
Tomar conhecimento das disposições do Regimento Escolar e funcionamento da escola;
Receber informações sobre os diversos serviços oferecidos pela escola;
Fazer uso dos serviços e dependências escolares de acordo com as normas estabelecidas neste Projeto Político Pedagógico e ou estabelecidos pela direção;
Tomar conhecimento do seu rendimento escolar e de sua frequência, através do boletim;
Bom o que mais me chamou mais atenção em relação à postura profissional do professor com a turma foi que na sala existe duas crianças gêmeas e a professora se dedica muito a menina pois ela ainda não entende bem o que os outros coleguinhas faz e acaba que a professora acaba se preocupando mais ,pois as demais crianças raciocina bem rápido e faz tudo direitinho .Os gêmeos são fofos eu achei uma gracinha pois com a dificuldade da irmãzinha o irmão dela tenta ajudar , na hora do recreio eles brincavam juntos. 
A importância do estágio tem sido gratificante por demais, fui capaz de aprender muito em sala de aula e sei que escolhi a profissão certa pois muitas dúvidas e vivenciei , trazendo novas bagagens e experiências que juntamente com a teoria aprendida vem acrescentar para um futuro que ainda ei de vivenciar nas salas de aula.
Escola Municipal Carmen Rocha Peres
Função Social da Escola é promover ao aluno, acesso ao conhecimento sistematizado e, a partir deste, a produção de novos conhecimentos. Preocupar-se com a formação de um cidadão reflexivo, consciente e participativo na sociedade em que está inserido.
realizar a lei t ura do li vro “T udo B em S er D i fe re nte ” . 
c. A realização da docência: os desafios de aprender a ser professor(a)
 
 Neste item, você irá descrever como foi a experiência de realização da docência na educação infantil. Explique como foi este processo, desde a seleção do tema/conteúdo para a aula, a realização do plano de aula, o estudo do conteúdo abordado, a escolha da metodologia de ensino até a aula propriamente dita. Alguns pontos sobre os quais você pode escrever: quais foram as dificuldades encontradas para colocar o plano de aula em prática? Quais foram os pontos positivos da sua docência? Como foi a interação com os alunos? Os recursos didáticos utilizados foram condizentes com a proposta inicial?
 
 
 
 
 d. Conclusões: dificuldades e superações
Conclui-se, que é o estágio é base para futura professora, educadora, pois precisamos conviver com a realidade escolar. Visto que é durante o estágio que descobrimos a realidade da educação. Assim o período em que conclui o estágio serve de eixo entre o que é visto na teoria e o que se aplica na prática. É nesse momento em que eu descobri como professora um momento importante em minha vida onde me senti muito feliz como o que quero para minha profissão como uma profissional de educação. Esse trabalho contribui muito para o desenvolvimento do crescimento como futura educadora e me mostrou que o papel do educador tem que ser profissional e responsável. Portanto de uma forma geral o estágio foi gratificante, prazeroso, satisfatório e os objetivos de aprendizado foram alcançados dentro do que foi proposto, contribuiu muito para meu crescimento como aluna e futura educadora.
e. Referências
Texto retirado da internet:
Disponível em: https://educacaoinfantil.aix.com.br/atividades-para-educacao-infantil/
Livro:
LOPES, Amanda Cristina Teagno. Educação infantil e registro de práticas. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção docência em formação. Série educação Infantil).
 
7.5 MODELO DO PLANO DE AULA
MODELO PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO INFANTIL 
 IDENTIFICAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO Estagiário (a): Bianka Noronha Oliveira Rodrigues 
Escola: Carmen Rocha Peres 
Componente curricular: Pedagogia 
Turma: Educação Infantil 
 Conteúdo
O tema para a execução da oficina pedagógica na Educação Infantil foi escolhido, elaboração de brincar com as mãozinhas, a arte das mãos, pois chama muito atenção onde fazemos a criança interagir com toda sua turma. Algo legal para ganharmos a confiança de nossos alunos brincando. Pintar é tudo de bom! Além de estimular a criatividade e a imaginação, ainda ajuda as crianças a expressarem seus sentimentos e pontos de vista. Duração foi das 13:00 horas até 16:45
Objetivos 
Escolhi este tema a arte das mãozinhas por ser algo bem interessante, pois podemos explorar a criatividade, brincar do construir, é brincando q se aprende, é uma forma de realizar atividades de artes em educação infantil.
 MATERIAIS UTILIZADOS/RECURSOS	
Tinta guache diluída em um pouco de água, folhas sulfite.
 SÍNTESE DO ASSUNTO
Tintas incentiva o imaginário infantil é uma prática artística, educativa onde deixaremos a imaginação da criança fluir, Após o término da pintura, deixamos secar ao ar livre para as criança possa levar para casa sua obra de arte! A pintura estimula a criatividade das crianças, aumentando nelas sua capacidade de concentração, expressão e relacionamento com as demais crianças.
A atividade de artes para educação infantil com tinta guache e muito divertida e faz com que as crianças se sintam bem, alegres, afinal se sujar faz muito bem.
 
 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
As crianças adoram pintar, então resolvi fazer algo prazeroso em sala de aula pois elas iriam adorar, Não existem restrições de idade para esta atividade, apenas ficaremos atenta para que os pequenos não levem a tinta à boca!
Cada criança fez duas mãozinhas cada, pois 1 elas levaram para casa a outra fizemos um mural pra deixar exposto na sala, foi gratificante ver a alegria das crianças, achei que faria muita bagunça e na verdade as crianças foram bem disciplinadas. Os resultados foram bem colorido. Minha experiência na sala foi gratificante, mas saber que proporcionei algo na sala que foi em que pesquisei e decidi levar, foi muito gratificantee com a ajuda do professor João.
REFERÊNCIAS
https://www.soescola.com/2016/01/50-ideias-de-pintura-com-as-maos-para.html
https://www.espacoeducar.net/2009/06/mil-ideias-para-fazer-arte-carimbando.html
ANEXOS
12

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes