A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO BIANKA (5)Educaçao infantil bianka nronha

Pré-visualização | Página 1 de 4

6
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
BIANKA NORONHA OLIVEIRA RODRIGUES, RU: 1031072,
TURMA: 07/2017
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÂO INFANTIL
 CURITIBA
 2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
BIANKA NORONHA OLIVEIRA RODRIGUES, RU: 1031072,
TURMA: 07/2017
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Educação Infantil
 Relatório de Estágio Supervisionado: Educação Infantil apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
 CURITIBA
 2019
7.4 ELABORAÇÃO DO MEMORIAL REFLEXIVO 
a. Introdução: contextualização do local de estágio
 	O estágio de Educação Infantil contribui significativamente para minha formação acadêmica, ampliando meus conhecimentos. 
O estágio proporciona a possibilidade de conhecer e interagir com as normas educacionais que regem cada instituição de acordo com o seu PPP, e assim podemos refletir a realidade com os estudos. 
No estágio apresenta dados da escola e da turma, relatos em sala de aula, planos de aula. O memorial reflexivo visa descrever a prática docente na instituição de ensino, com base nos ensinamentos ao longo do estágio.
Em primeira instância apresentei me com a carta de apresentação à direção escolar que me atendeu com muita atenção e assim me apresentou toda a escola, para a observação estrutural da escola, após ser apresentada aos professores e ao professor João scatolino quem me ajudou muito na sala de aula.
A prática na sala de aula me levou a refletir como seria o dia a dia como professor e entender que o papel do professor que é ensinar, tive acesso a secretária e aos tramites legais da mesma, assim o coordenador pedagógico me ofereceu como material de leitura o PPP da instituição. Que através da leitura vou conseguir fazer o memorial reflexivo, através de rodas as informações exigidas para a proposta do estágio supervisionado que foi feito na Escola Municipal Carmen Rocha Peres na cidade de Campo do Meio MG, situada na Avenida Noé Azevedo,560 no bairro São José I. Portanto o estágio tem uma carga horária obrigatória de 100 horas sendo 2 horas de atividades com apoio na qual deverá com apoio agendar, 08 horas de entrevistas e de informações pertinentes ao estágio (projeto pedagógico), 50 horas de visitas a escola para observação participativa nas aulas da educação infantil , participação em atividades de planejamentos, em conselhos de classe de professores , palestras, eventos ,plano de aula(02 horas/aula), 40 horas das demais atividades incluindo a elaboração do memorial reflexivo , elaboração do plano de aula.
 O estágio me proporciona a possibilidade de interagir com as aplicações pedagógicas da educação Infantil, onde conheci normas educacionais, relacionando a teoria e a prática em si. Tudo dentro do regimento da instituição e de acordo com o PPP, diante disto fica mais eficaz o estágio sendo assim podemos refletir a realidade através dos estudos feitos. O estágio de educação infantil foi realizado na Escola Municipal Carmen Rocha Peres, situado a Rua Noé Azevedo, 560 no bairro São José I, Cep 37165-000 localizada na cidades de Campo do meio, no estado de Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (35) 3857 – 2424, e do E-mail: carmemrochaperes13@gmail.com
A escola oferta atendimento ao ensino de Educação infantil no período matutino, vespertino e noturno, sendo O pré escolar no período vespertino, educação infantil da rede pública de ensino (4 a 5 anos) das 13:00 até 17:00 e tem no período matutino, vespertino. A instituição atende um total de 119 alunos, e desse total 01 aluno está em processo de inclusão. Estagiei na sala do Professor joão Scatolino que dá aula para crianças do pré escolar de 8 anos.
 O estágio foi realizado no período de 10 de maio de 2019 a 31 de maio 2019, período vespertino, sendo observada a turma de Educação Infantil do pré escolar. A Escola Municipal, está localizada e Mantida pela Prefeitura Municipal de Campo do Meio e administrada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
	A escola oferece as seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil – Pré-escolar, Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º anos), período matutino e vespertino, Educação de Jovens e Adultos (EJA) – anos iniciais do Ensino Fundamental, período noturno. Na escola tem salas de diretoria, secretaria, sala de professores, sala de TV, vídeo e biblioteca, cozinha, deposito de alimentos e material de limpeza, sanitários, sendo 1 masculino, 1 feminino e sanitário para os funcionários, refeitório, quadra de esporte coberta. O memorial reflexivo na Escola De Educação Infantil na Escola Carmen Rocha foi muito importante e tem me mostrado o quanto é importante ter feito este estágio, me capacitando e graduando em licenciatura em pedagogia na instituição UNINTER. O presente Memorial Reflexivo busca apresentar a importância do estágio para o licenciando em pedagogia, que é a de complementar a aprendizagem acadêmica, que além de capacitar, integra a teoria à prática em sala de aula, entrada com rampa e grade para alunos com deficiência , sendo que tem somente 1 aluno com deficiência auditiva e tem 1 professora de apoio onde não está totalmente pronta para ajudar a criança ,mais todos os professores estão dispostos a ajudar e interagem bem com a criança que está cursando a 5 série . O prédio onde funciona a escola encontra-se em bom estado, pois vem sendo reformado com recursos. As salas de aula são amplas ajudando assim a boa distribuição. A relação educador, educando, diretor, serviçais e famílias é primordial a qualquer tipo de educação. A sala em que estagiei foi a do professor João scatolino regente de sala do pré de 5 anos, relato que os alunos que integram o pré possuem idades iniciais diferentes, hoje todos possuem 6 anos, cabe a saber que iniciam-se com idade de 04 a 05 anos como segue o PPP.Existem apenas 2 sala desta idade na escola, a cidade é pequena e apenas com 4 escolas. A sala de aula é bem organizada e consta dois armários e 25 carteiras quadradas azul, 01 lousa, 01 ventilador e é decorada com muitos desenhos com as letras do alfabeto e vogais, uma sala super. bonitinha.
. 
 
 
b. Atividades desenvolvidas durante o período de observação participativa:
Durante o período de observação participativa teve como objetivo principal a investigação da metodologia usada pelo professor .
 A diretora da escola foi muito atenciosa comigo , onde me explicou tudo e me pediu para acompanhar o Professor João onde a rotina começou quando as crianças que chegam por volta de 12:40 e começam a chegar muitos vem acompanhados por familiares ou por vans Os alunos escolares, a sala que estagiei tem 20 crianças, onde chegam fazendo filas no pátio da escola para cantar o Hino Nacional e fazer a oração pelo dia e após são encaminhada juntamente com o professor regente para suas respectivas salas , o professor ao chegar na sala ,organiza carteiras caso necessário e pede para que todos se assentem-se. Recebe os alunos com muito carinho e amor, fazemos uma rotina no fundo da sala uma roda, onde todos se assentam ao chão, ali começamos o dia como musicalidade, após este momento dá-se as atividades normais de registros e aprendizagem. Fui apresentada como estagiaria, fiquei espantada e eufórica com o carinho das crianças, em seguida fiquei responsável pela escolha do amigo do dia e iniciamos uma aula de contos para crianças. Os materiais didáticos utilizados foram pequenos livros para recortes de gravuras em seus caderninhos onde a professora já tinha imprimido desenhos sobre a história dos três porquinhos e o lobo para eles colorir. Observa-se o desenvolvimento de cada aluno do 3 ano, com