A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO BIANKA (5)Educaçao infantil bianka nronha

Pré-visualização | Página 2 de 4

crianças de 8 anos. As 13:40 as crianças saem para o refeitório, onde todos fazem o uso do mesmo ambiente sentadas a mesa, sempre são oferecidos leite com bolacha ou saladas de frutas, após estar alimentados voltam para sala, onde na sala tem 14 meninas e 6 meninos, todos muito bonitinhos e educadinhos.
As 15:00 é feito o recreio para eles é separados , ao voltarem para a sala de aula as crianças tem alguns minutos para se organizarem e restabelecerem. A professora inicia a aula de matemática , com a matéria sobre números , depois exploram a aula usando jogos interagindo bastante . Quando faltava 10 minutos para acabar a aula e a professora pede para todos recolherem seus materiais e os guardam na mochila e logo seus familiares vem pegando de um a um , Foi meu primeiro dia de estagio onde aprendi muito e amei tudo q vivenciei.
Na escola os professores realizam duas horas semanais em reuniões pedagógicas para discutirem o planejamento e os resultados das mesmas de acordo com as orientações repassadas em varginha . 
O espaço bibliotecário é de uso geral para todos os funcionários e alunos da escola com grande acervo literário de uso dos mesmos , sala de direção para atendimento geral de uso , a quantia é de uso do aluno , a sala de professores de uso dos mesmos , sala de direção para o atendimento geral da escola , fiquei no segundo dia observando tudo e todos os espaços da escola.
Já em meu terceiro dia de estágio cheguei na escola ansiosa para aprender mais com as crianças e poder ajudar a professora . Observei os alunos neste dia que chegaram um por um e vão a sala , guarda suas mochilas e voltam para o pátio pra a oração que foi dirigida pla coordenadora onde aproveita para dar recados . Ao entrarem na sala todos já pegam os materiais conforme o horário que é entregue no começo do ano. . As atividades são divididas entre o uso do livro didáticos e as atividades passadas na lousa , logo saem para tomar a sopa que hoje foi arroz com frango e alface , e logo já voltam para sala . Foi observado que o livro didático não sugere bastante experiências e reflexões e com isso os alunos tem muitas atividades extra – classe como pequenos trabalhos . Hora do recreio as crianças brincam de pega a pega, fico observando e eles sempre interagem uns com os outros coleguinhas de sala, lembrei da minha infância de como era boa , mas são só 20 minutos e logo é hora de voltar para a sala . Bom voltando para a sala de aula a Professora olhou os cadernos dos alunos e logo passou a tarefa (dever de casa) é dada a segunda a quinta – feira, de acordo com a matéria dada em classe. 
Bom hoje é meu 4 dia onde cheguei e fomos ao pátio rezar e cantar o hino Nacional , as crianças voltam para a sala e pegam seus materiais e será aplicada hoje aula de Artes e a tarefa segue as mesmas orientações dos demais dias , recreio nos mesmo horários e serve a merenda da escola e recreio junto pois na reunião decidiram que merenda e o recreio seriam juntos. 
Bom os demais dias de estágios foi igual como os outros , a mesmo rotina quando chegamos a escola , vamos para o pátio fazer a oração e voltamos para a sala de aula , onde tem o recreio e a merenda das crianças que é sempre entregues com muito amor pelas serventes que são amáveis por demais com todas a s crianças , que apesar de terem 8 anos de idade são ainda muito dependentes do professor . Saimos para o pátia para a aula de educação física , teve brincadeiras de bolas , bambolês ,obstáculos com pneus , brincadeiras gostosas e divertidas para descontrair as crianças onde acabei brincando tbm , e as crianças interagem com os outros e isso favorece um maior conhecimento do corpo como coordenação motora , foi uma experiência maravilhosa estou cada dia amando mais tudo isso.
No início a acolhida da aula é feita pela professora onde é feita a contagem dos alunos e a chamada, depois disso foi dado massinha de modelar com palitinhos e forminhas. Por volta das 14:20 é servido o lanche no refeitório, as professoras é quem serve o lanche, nesse momento também tive participação. Após o lanche as crianças são levadas ao banheiro e depois tem um momento de recreação no pátio onde participam e logo volta para sala onde a professora pede para eu ir fazer copias de desenhos para as crianças colorir, fiz o que o professor me pediu e ele contou a história do patinho feio e as crianças queria ajudar a professora a contar e assim logo após foi colorir o desenho do Patinho feio.
Já caminhando pra meus últimos dias na escola a professor trouxe uma temática sobre Higiene pessoal, como prática de sua intervenção o professor através da musicalidade fez-nos dançar a música Chuã que banho gostoso,exemplificando as partes do corpo e como é saudável o banho. 
No outro dia teve um projeto de alunas de faculdade de odontologia da Escola unifal da cidade de Alfenas onde explicaram a importância a Higiene bucal e ensinou as crianças escovar os dentes e ficou na sala o dia todo com o projeto cheio de brincadeiras onde deram Uma escova de dente e fio dental para cada aluno da sala e tinha faltado os gêmeos por estarem resfriados , mas a professora pegou as escovinhas com o fio dental para eles ,para poder entregar no de seguintes .Esta intervenção foi prazerosa pois ensinou a escovação diária e a prática foi prazerosa de efetuar.
No meu último dia foi bem legal pois me despedi das crianças e eles ficaram triste, pediu para não ir embora. Trabalhamos no último dia as atividades propostas previamente pelo planejamento, cantigas de roda . 
``O estimulo palavras, ensina a garotada a pensar e analisar diferentes situações. 
Acontece a partir de diferentes ações como a imaginação, falar criar, representar tudo por meio de desenhos ou textos onde vai chamar atenção das crianças. A prática lúdica permite que a criança tenha contato com regras, enfrente desafios, monte estratégias, explore ambientes e pratique a concentração. Tudo isso ajuda no desenvolvimento global: motor, físico, emocional brincadeiras com as crianças de forma lúdica tem muito i
Importância no crescimento, cognitivo e intelectual. Os objetivos da educação infantil é descobrir e conhecer progressivamente suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar onde estabelecemos vinculo afetivos com as crianças, fortalecendo e ampliando as comunicação e o aprendizado.
 Para o aluno estudar, o professor precisa estudar.
 Para o aluno ler, o professor precisa ler.
 Para o aluno pesquisar, o professor precisa pesquisar.
 	 Para aluno elaborar, professor precisa elaborar.
 Não há aluno autor sem professor autor. (DEMO, 2008)
Através do Projeto Político Pedagógico a concepção pedagógica da escola 
	De mundo: o mundo é o local onde ocorrem as interações homem-homem e homem-meio social, caracterizadas pelas diversas culturas e pelo conhecimento. Devido à rapidez os meios de comunicação e tecnológicos e pela globalização, torna-se necessário proporcionar igualmente ao homem o alcance dos objetivos materiais, políticos, culturais e espirituais para que sejam superadas as injustiças sociais, diferenças, distinções e divisões na tentativa de se formar o ser humano. Isto será possível se a escola for um espaço que contribua para a efetiva mudança social.
	De sociedade: pertencente a uma sociedade capitalista, competitiva, baseada nas ações e resultados, por isso faz-se necessário construir uma sociedade libertadora, crítica, reflexiva, igualitária, democrática e integradora, fruto das relações entre as pessoas, caracterizadas pela interação de diversas culturas em que cada cidadão constrói a sua existência e a do coletivo.
De Homem: O ser humano, na atualidade, é competitivo e individualista, resultado das relações impostas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.