A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO BIANKA (5)Educaçao infantil bianka nronha

Pré-visualização | Página 3 de 4

pelo modelo de sociedade em vigor. No entanto, a luta deve ser por um homem social, voltado para o seu bem próprio, mas acima de tudo, para o bem estar do grupo do qual faz parte. O homem, que modifica a si mesmo pela apropriação dos conhecimentos, modifica também a sociedade por meio do movimento dialético “do social para o individual para o social”. Desta maneira, torna-se sujeito da historia.
De Educação: O processo educacional deve contemplar um tipo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a mera reprodução de saberes “cristalizados” e desemboque em um processo de produção e de apropriação de conhecimento e transformá-lo, possibilitando, assim, que o cidadão torne-se crítico e que exerça a sua cidadania, refletindo sobre as questões sociais e buscando alternativas de superação da realidade. 
Objetivos da Educação Infantil, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 1:
Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar; Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social; Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e cooperação, Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação. 
Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades
 DIREITOS DOS ALUNOS:
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
Aquisição do conhecimento prático necessário;
Tomar conhecimento das disposições do Regimento Escolar e funcionamento da escola;
Receber informações sobre os diversos serviços oferecidos pela escola;
Fazer uso dos serviços e dependências escolares de acordo com as normas estabelecidas neste Projeto Político Pedagógico e ou estabelecidos pela direção;
Tomar conhecimento do seu rendimento escolar e de sua frequência, através do boletim;
Bom o que mais me chamou mais atenção em relação à postura profissional do professor com a turma foi que na sala existe duas crianças gêmeas e a professora se dedica muito a menina pois ela ainda não entende bem o que os outros coleguinhas faz e acaba que a professora acaba se preocupando mais ,pois as demais crianças raciocina bem rápido e faz tudo direitinho .Os gêmeos são fofos eu achei uma gracinha pois com a dificuldade da irmãzinha o irmão dela tenta ajudar , na hora do recreio eles brincavam juntos. 
A importância do estágio tem sido gratificante por demais, fui capaz de aprender muito em sala de aula e sei que escolhi a profissão certa pois muitas dúvidas e vivenciei , trazendo novas bagagens e experiências que juntamente com a teoria aprendida vem acrescentar para um futuro que ainda ei de vivenciar nas salas de aula.
Escola Municipal Carmen Rocha Peres
Função Social da Escola é promover ao aluno, acesso ao conhecimento sistematizado e, a partir deste, a produção de novos conhecimentos. Preocupar-se com a formação de um cidadão reflexivo, consciente e participativo na sociedade em que está inserido.
realizar a lei t ura do li vro “T udo B em S er D i fe re nte ” . 
c. A realização da docência: os desafios de aprender a ser professor(a)
 
 Neste item, você irá descrever como foi a experiência de realização da docência na educação infantil. Explique como foi este processo, desde a seleção do tema/conteúdo para a aula, a realização do plano de aula, o estudo do conteúdo abordado, a escolha da metodologia de ensino até a aula propriamente dita. Alguns pontos sobre os quais você pode escrever: quais foram as dificuldades encontradas para colocar o plano de aula em prática? Quais foram os pontos positivos da sua docência? Como foi a interação com os alunos? Os recursos didáticos utilizados foram condizentes com a proposta inicial?
 
 
 
 
 d. Conclusões: dificuldades e superações
Conclui-se, que é o estágio é base para futura professora, educadora, pois precisamos conviver com a realidade escolar. Visto que é durante o estágio que descobrimos a realidade da educação. Assim o período em que conclui o estágio serve de eixo entre o que é visto na teoria e o que se aplica na prática. É nesse momento em que eu descobri como professora um momento importante em minha vida onde me senti muito feliz como o que quero para minha profissão como uma profissional de educação. Esse trabalho contribui muito para o desenvolvimento do crescimento como futura educadora e me mostrou que o papel do educador tem que ser profissional e responsável. Portanto de uma forma geral o estágio foi gratificante, prazeroso, satisfatório e os objetivos de aprendizado foram alcançados dentro do que foi proposto, contribuiu muito para meu crescimento como aluna e futura educadora.
e. Referências
Texto retirado da internet:
Disponível em: https://educacaoinfantil.aix.com.br/atividades-para-educacao-infantil/
Livro:
LOPES, Amanda Cristina Teagno. Educação infantil e registro de práticas. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção docência em formação. Série educação Infantil).
 
7.5 MODELO DO PLANO DE AULA
MODELO PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO INFANTIL 
 IDENTIFICAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO Estagiário (a): Bianka Noronha Oliveira Rodrigues 
Escola: Carmen Rocha Peres 
Componente curricular: Pedagogia 
Turma: Educação Infantil 
 Conteúdo
O tema para a execução da oficina pedagógica na Educação Infantil foi escolhido, elaboração de brincar com as mãozinhas, a arte das mãos, pois chama muito atenção onde fazemos a criança interagir com toda sua turma. Algo legal para ganharmos a confiança de nossos alunos brincando. Pintar é tudo de bom! Além de estimular a criatividade e a imaginação, ainda ajuda as crianças a expressarem seus sentimentos e pontos de vista. Duração foi das 13:00 horas até 16:45
Objetivos 
Escolhi este tema a arte das mãozinhas por ser algo bem interessante, pois podemos explorar a criatividade, brincar do construir, é brincando q se aprende, é uma forma de realizar atividades de artes em educação infantil.
 MATERIAIS UTILIZADOS/RECURSOS	
Tinta guache diluída em um pouco de água, folhas sulfite.
 SÍNTESE DO ASSUNTO
Tintas incentiva o imaginário infantil é uma prática artística, educativa onde deixaremos a imaginação da criança fluir, Após o término da pintura, deixamos secar ao ar livre para as criança possa levar para casa sua obra de arte! A pintura estimula a criatividade das crianças, aumentando nelas sua capacidade de concentração, expressão e relacionamento com as demais crianças.
A atividade de artes para educação infantil com tinta guache e muito divertida e faz com que as crianças se sintam bem, alegres, afinal se sujar faz muito bem.
 
 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
As crianças adoram pintar, então resolvi fazer algo prazeroso em sala de aula pois elas iriam adorar, Não existem restrições de idade para esta atividade, apenas ficaremos atenta para que os pequenos não levem a tinta à boca!
Cada criança fez duas mãozinhas cada, pois 1 elas levaram para casa a outra fizemos um mural pra deixar exposto na sala, foi gratificante ver a alegria das crianças, achei que faria muita bagunça e na verdade as crianças foram bem disciplinadas. Os resultados foram bem colorido. Minha experiência na sala foi gratificante, mas saber que proporcionei algo na sala que foi em que pesquisei e decidi levar, foi muito gratificante

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.