A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
avaliação final politica contemporanea

Pré-visualização | Página 1 de 7

Iniciado em
	segunda, 27 mai 2019, 16:22
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 27 mai 2019, 17:49
	Tempo empregado
	1 hora 27 minutos
	Avaliar
	88,20 de um máximo de 100,00
	Comentários
	Parabéns!
Você concluiu a Avaliação Final obtendo nota suficiente para aprovação!
O seu ‘Certificado de Conclusão’ poderá ser emitido assim que se completarem 21 dias de curso, contados desde a data de sua inscrição.
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
A Nova Ordem Constitucional, pós-1988, é marcada pela exuberância de partidos políticos registrados e muitos posicionamentos em favor e contra o multipartidarismo. Sobre a visão mais crítica, julgue as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas:
	Há falta de consistência programática dos partidos, ou uma linha mestra que guie o comportamento de seus membros: o que vale nas eleições é o indivíduo, não a organização partidária. A única vantagem é que reduz a competição intrapartidária – os candidatos tornam-se mais solidários, já que não podem contar com partidos.
	Resposta 1
	O excessivo número de partidos confunde os eleitores, mas esse efeito é reduzido pelas coligações, e a volatilidade eleitoral é baixa.
	Resposta 2
	O sistema é ingovernável e pode sofrer rupturas pelo excesso de partidos, pela excessiva fragmentação partidária, o que leva a governos minoritários (nenhum governo desde 1988 teve mais do que 20% das cadeiras no Congresso);
	Resposta 3
	Os governos de coalizão, apesar de heterogêneos, não  enfrentam muitas disputas internas. Portanto, embora haja conflitos, é dispensável haver coordenação nos governos.
	Resposta 4
Feedback
A resposta correta é:
Há falta de consistência programática dos partidos, ou uma linha mestra que guie o comportamento de seus membros: o que vale nas eleições é o indivíduo, não a organização partidária. A única vantagem é que reduz a competição intrapartidária – os candidatos tornam-se mais solidários, já que não podem contar com partidos. → Falsa.,
O excessivo número de partidos confunde os eleitores, mas esse efeito é reduzido pelas coligações, e a volatilidade eleitoral é baixa. → Falsa.,
O sistema é ingovernável e pode sofrer rupturas pelo excesso de partidos, pela excessiva fragmentação partidária, o que leva a governos minoritários (nenhum governo desde 1988 teve mais do que 20% das cadeiras no Congresso); → Verdadeira.,
Os governos de coalizão, apesar de heterogêneos, não  enfrentam muitas disputas internas. Portanto, embora haja conflitos, é dispensável haver coordenação nos governos. → Falsa..
Questão 2
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Acerca das características mais importantes associadas à alternativa bicameral, julgue as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas:
	Países mais populosos.
	Resposta 1 
	Países com áreas pouco extensas.
	Resposta 2 
	Democracia sólida.
	Resposta 3 
	Heterogeneidade da população.
	Resposta 4 
	Organização federativa.
	Resposta 5 
Feedback
A resposta correta é: Países mais populosos. → Verdadeira., Países com áreas pouco extensas. → Falsa., Democracia sólida. → Verdadeira., Heterogeneidade da população. → Verdadeira., Organização federativa. → Verdadeira..
Questão 3
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
A Democracia Majoritária tem afinidades, considerando o plano da relação entre o Poder Executivo, partidos políticos e grupos de interesse. Assim sendo, julgue as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas:
	Grupos de interesse organizados de forma corporativa.
	Resposta 1 
	Predomínio do Poder Executivo. 
	Resposta 2 
	Sistemas bipartidários. 
	Resposta 3 
	Voto majoritário. 
	Resposta 4 
	Ministérios de ampla coalizão.
	Resposta 5 
Feedback
A resposta correta é: Grupos de interesse organizados de forma corporativa. → Falso., Predomínio do Poder Executivo.  → Verdadeiro., Sistemas bipartidários.  → Verdadeiro., Voto majoritário.  → Verdadeiro., Ministérios de ampla coalizão. → Falso..
Questão 4
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Acerca das definições de democracia direta e democracia representativa julgue as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas:
	 A seleção de mandatários por meio de sorteio, frequente na Antiguidade e na Idade Média, não tem por objetivo dar a todo cidadão uma oportunidade de participar na gestão dos negócios públicos.
	Resposta 1
	Democracia representativa é aquela na qual todas as decisões são tomadas por mandatários eleitos.
	Resposta 2
	Democracia direta é toda forma de governo na qual o povo reunido em assembleia é responsável por alguma decisão.
	Resposta 3
Feedback
A resposta correta é:
 A seleção de mandatários por meio de sorteio, frequente na Antiguidade e na Idade Média, não tem por objetivo dar a todo cidadão uma oportunidade de participar na gestão dos negócios públicos. → Falsa.,
Democracia representativa é aquela na qual todas as decisões são tomadas por mandatários eleitos. → Verdadeira.,
Democracia direta é toda forma de governo na qual o povo reunido em assembleia é responsável por alguma decisão. → Verdadeira..
Questão 5
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a corrente mais otimista quanto aos partidos políticos no atual contexto, julgue as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas:
	As trocas partidárias atravessam radicalmente o espectro ideológico  e promovem uma traição da vontade do eleitor.
	Resposta 1
	Das duas correntes avaliativas do sistema brasileiro (pessimista e otimista), a corrente "otimista", acredita ser o sistema estável e estar se institucionalizando.
	Resposta 2
	O princípio da proporcionalidade partidária na distribuição de cargos dentro do parlamento prejudicam a organização partidária e multiplicam ainda mais os partidos.
	Resposta 3
	Os partidos organizam a vida dentro do parlamento e existe disciplina partidária no voto. Ou seja, quando o líder de um determinado partido orienta sua bancada em uma votação, ele é, em geral, seguido. Alguns partidos chegam a ter 100% de fidelidade partidária no Congresso.
	Resposta 4
Feedback
A resposta correta é:
As trocas partidárias atravessam radicalmente o espectro ideológico  e promovem uma traição da vontade do eleitor. → Falsa.,
Das duas correntes avaliativas do sistema brasileiro (pessimista e otimista), a corrente "otimista", acredita ser o sistema estável e estar se institucionalizando.→ Verdadeira.,
O princípio da proporcionalidade partidária na distribuição de cargos dentro do parlamento prejudicam a organização partidária e multiplicam ainda mais os partidos. → Falsa.,
Os partidos organizam a vida dentro do parlamento e existe disciplina partidária no voto. Ou seja, quando o líder de um determinado partido orienta sua bancada em uma votação, ele é, em geral, seguido. Alguns partidos chegam a ter 100% de fidelidade partidária no Congresso. → Verdadeira..
Questão 6
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
No quesito eixo de Comissões, fundamental para a eficiência dos trabalhos no Congresso, como o sistema bicameral funciona no Brasil? julgue as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas:
	Enquanto nos Estados Unidos, o papel decisório preponderante é claramente das comissões, muitos estudos indicam que, no legislativo brasileiro, existem instrumentos que esvaziam o trabalho das Comissões e centralizam as atividades no plenário, especialmente a apresentação de medidas provisórias e os pedidos de urgência solicitados pelo/a presidente ou pelos líderes.
	Resposta 1
	A Comissão de Constituição, Cidadania, Justiça e Redação, da Câmara, é uma espécie de filtro: todas as matérias passam por ela, assim como no Senado. Disso decorre a centralidade dessa Comissão.
	Resposta 2
	É uma forma de divisão do trabalho: os parlamentares se dividem em grupos menores, especializados tematicamente, que redigirá