A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Apol 4

Pré-visualização | Página 1 de 1

APOL 4 – NOTA 100
Questão 1/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 “É necessária uma conscientização coletiva para que todos passem a entender a necessidade de ações sustentáveis, uma nova lógica de consumo e produção. A maneira mais simples de fazer com que a sustentabilidade e responsabilidade social se integrem na cultura organizacional de uma empresa e no dia a dia dos colaboradores é eleger uma equipe diversificada (com funcionários de diversas áreas de atuação para ficar responsável por implementar as práticas sustentáveis com todos os públicos-chave da empresa”. 
NAKAGAWA, Marcus. 101 Dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo. São Paulo: Editora Labrador, 2018. (#100) Adaptado. (https://books.google.com.br/books?isbn=8593058876) 
De acordo com os conteúdos abordados no material de apoio e o texto acima, sobre cultura organizacional, é necessário criar um Comitê de Sustentabilidade
	
	A
	para desenvolver ações de capacitação, conscientização, comportamentos e práticas socioambientais adequadas, dentro e fora da empresa.
	
	B
	para tratar das questões legais e certificações ambientais, dentro e fora da empresa.
	
	C
	para tratar exclusivamente das questões sociais e filantropia, dentro e fora da empresa.
	
	D
	para desenvolver ações e práticas ambientais, dentro e fora da empresa.
	
	E
	para desenvolver ações e comportamentos sociais, dentro e fora da empresa.
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
A ciência busca o conhecimento de forma sistemática e segura para que seus resultados possam ser considerados conclusões certas sobre condições amplas e uniformes sob as quais ocorrem os vários tipos de fenômenos. Contudo, o senso comum também é sistemático, mas não tem caráter científico. 
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta o principal elemento que diferencia o conhecimento científico do senso comum.
	
	A
	A principal diferença entre os dois tipos de conhecimento é que o científico é sistemático e o senso comum não.
	
	B
	A principal diferença entre os dois tipos de conhecimento é que o senso comum busca explicações dos princípios que estão por trás de suas verdades.
	
	C
	A principal diferença entre os dois tipos de conhecimento é que o científico utiliza o método científico.
	
	D
	A principal diferença entre os dois tipos de conhecimento é que o senso comum busca explicações sistemáticas e controláveis sobre os fenômenos.
Questão 3/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
(https://comediabrasil.files.wordpress.com/2011/10/crime-organizado-ong.png)
Segundo o Ministério do Planejamento (2010), o Governo Federal contabilizou um montante de 3 (três) bilhões de reais transferidos para organizações não governamentais, mediante convênio e termos de parceria. Sob a forma de renúncia fiscal, as entidades do terceiro setor, especialmente as filantrópicas, recebem do Estado Brasileiro montante anual superior a 16 bilhões de reais.
Analisando as informações e a figura que faz uma crítica ao terceiro setor, observam-se que os principais desafios se referem a: 
I - O modelo de parceria entre a administração pública e organizações do terceiro setor necessita de correções e transparência na gestão dos recursos e processos.
II - O terceiro setor deve evitar o corporativismo do setor público e privado.
III. O Estado sempre tem feito o repasse de recursos com total transparência.
IV - A filantropia se caracteriza pelo planejamento, monitoramento e apresentação de resultados e impactos alcançados quando recebe recursos da administração pública. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativa I, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I,II e IV apenas.
Questão 4/5 - Sociologia Organizacional
Fatos são fenômenos que acontecem constantemente na realidade objetiva, leis cientificas estabelecem relações entre dois fenômenos, teorias científicas são conjuntos de proposições que permitem a coordenação entre fatos e leis. Contudo, a história da ciência não resulta da mera acumulação de fatos, dados e teorias, mas dos paradigmas. 
Sobre esse assunto analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I - Paradigma é uma visão peculiar, uma maneira de ver e observar o mundo.
II - A mudança de paradigma é algo sutil, quase imperceptível.
III - Cada paradigma possui suas teorias, fatos, noções científicas aceitas.
IV - Diversos paradigmas coexistem, há uma sobreposição entre eles.
V - O paradigma funciona como um guia que direciona o trabalho do cientista.
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	B
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas IV e V estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas
Questão 5/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) representam um importante segmento de trabalhadores(as) para o bem coletivo, como demonstra a tabela.  Por outro lado, nas últimas décadas, têm sofrido ameaças à sua legitimidade e autonomia, decorrentes, do cenário de insegurança jurídica na relação com o Estado, da baixa capacidade de geração de recursos próprios e da fragilidade dos mecanismos de financiamento para o terceiro setor. Para a Rede GIFE, é preciso “fortalecer a sociedade civil como condição essencial para a consolidação da democracia, construção de um ambiente institucional favorável e incorporação dos anseios e demandas da sociedade”.
(https://gife.org.br/agendas-estrategicas/fortalecimento-das-organizacoes-da-sociedade-civil/)
O número aproximado de empregos formais nas OCSs por região no Brasil é de aproximadamente: 1.700 mil no Sudeste; 513 mil no Sul; 382 mil no Nordeste, 220 mil no Centro-Oeste e 91 mil no Norte, segundo dados da tabela: 
(https://mapaosc.ipea.gov.br/dados-indicadores.html)
Considerando o texto e dados da tabela, analise as afirmações a seguir: 
I - As OSCs desempenham importante papel social e no mercado de trabalho, principalmente, nas regiões sudeste, sul e nordeste do Brasil.
II - A força de trabalho das OSCs não é representativa para o desenvolvimento social do país.
III - As OSCs enfrentam um cenário de insegurança jurídica na relação com o Estado, baixa capacidade de geração de recursos e mecanismos de financiamento.
IV - Para a Rede GIFE, organização sem fins lucrativos que trabalha para o desenvolvimento do terceiro setor e investimento social privado, as OSCs não se adequam às premissas de consolidação democrática do país. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativa I, apenas.
	
	B
	Afirmativa III, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, III e IV, apenas.