Buscar

A OFICINA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A OFICINA
Jocemar Da Rosa Dos Reis
Acadêmico do Curso de Direito - UNIJUÍ
No vídeo “A oficina”, em referência ao local onde se originou o conflito, a partir de um conserto de veiculo orçado inicialmente em seiscentos reais, e cobrado, após o serviço, o dobro desse valor, o que fez com que a cliente se recusasse a pagar bem como proferiu impropérios ao funcionário que lhe atendeu. Havendo uma relação antiga de amizade entre a família da cliente e o dono da oficina -que prosperou muito em função das indicações de um tio da cliente- Dra. Telma exigia maior atenção e consideração do Plinio, proprietário da oficina. O mediador chama-se André.
Na sala de mediação, André inicia dá início explicando de que forma se dará a sessão, que será um facilitador imparcial da negociação, sendo a mediação um processo informal, quais os direitos das partes e quais as expectativas, de diálogo sobre o ocorrido e possíveis soluções. Trata-se de uma mediação pré-processual. 
A mesa é redonda, mediandos acomodados em confortáveis cadeiras azuis, mediador vestindo um traje bem cortado com uma gravata vermelha destacando-se sobre uma camisa branca. Todos tem papéis e caneta à mão e há um copo d’agua para cada participante. O mediador dá ciência da confidencialidade, observando a exceção no caso de se acontecer um crime na sessão, “isso nunca aconteceu, mas eu preciso explicitar isso”, comenta André. Isto atende o disposto no § 3º do Art. 30 da Lei de Mediação. E desta forma tem-se contemplada a primeira etapa da mediação, que consiste em apresentações, esclarecimentos e o termo inicial de abertura.
O mediador dá seguimento a sessão de mediação partindo para a fase das narrativas iniciais dos mediandos, onde, após combinar a ordem das falas, ouve de cada parte a exposição do problema, seus interesses e necessidades. O mediador observa para que a parte oposta não faça interrupções.
A terceira etapa está demonstrada na contextualização que o mediador faz do fato, compartilhando um resumo do acontecido, e indagando, de forma fraterna, é isto? Usa expressões como: “me parece que..., sua fala é em tom moderado, seus gestos são cordiais, eventualmente sorri demonstrando satisfação ao ser compreendido, enfatiza que “já estamos fazendo progressos” no que as partes concordam e a sessão prossegue.
Na etapa seguinte o mediador faz sessões individuais, de cerca de 10 minutos com cada um, e pede que o outro aguarde fora da sala., conversa individualmente buscando mais ouvir do que falar e só faz observações no sentindo de compreender o que a parte quer e reforçar a importância dos elementos trazidos a baila. Pede que a parte faça uma análise de sua conduta e de que forma poderia ter agido diferente. Assim se dá a 4º etapa, que consiste na busca de identificação das reais necessidades. Observa que a primeira sessão individual deve ser breve, e pergunta se há algo do que foi dito que a parte não quer que seja comentada com a outra. Assim age, em cada sessão, com ambas as partes, dando um tratamento o mais igualitário possível, sempre solicito e agradecendo pela colaboração. Intercala novas sessões individuais.
Com as partes reunidas novamente o Mediador, já prevendo um desfecho satisfatório parte para a 5º fase, de criação de opções com base em critérios objetivos. Como o imbróglio é por conta do valor do conserto, ele dá acartada certeira: vamos falar de valores? Plinio faz um relato detalhado do serviço prestado e de como chegou ao valor final, citando peças trocadas e procedimentos, a Dra. Telma faz algumas indagações acerca da garantia do serviço, André intervém se no passado os consertos que Plinio fizera a Dra. Telma foram a contento e Dra. Telma diz sim, “só faltou o café”, observa. A conversa ganha tom amistoso, a tensão inicial fora completamente dissolvida, ambos já se olham com cortesia. É proposta uma forma de pagamento parcelada, que após justa e acertada em duas vezes, as partes já brincam entre si em torno do cafezinho, abrem ligeiros sorrisos, Dra. Telma até pergunta sobre qual familiar de Plinio estaria doente e promete fazer-lhe uma visita.
Feito isso André, o Mediador, pergunta se pode registrar o acordo e redigir o termo, e, que voltará em alguns minutos para colher assinaturas e encaminhar a homologação do juiz. Pede se há algum ponto ainda que gostariam de ser discutidos, há um pedido de desculpas de Dra. Telma que foi quem cometeu excessos na relação. Plínio promete voltar a trata-la da melhor forma como “nos velhos tempos”, com um atendimento familiar. André encerra agradecendo-lhes pelo esforço.
Ao longo de uma hora, numa sessão moderada e tranquila graças ao poder de controle exercido pelo mediador, que obedece rigorosamente aos quesitos da mediação, tem-se um final feliz, graças as técnicas utilizadas de forma eficaz por um mediador experiente e preparado para tal. Como esse vídeo é tido como um exemplo perfeito de uma mediação bem sucedida, acredito que as técnicas utilizadas foram plenamente adequadas, e percebi que muito desse sucesso tem a ver com a postura do mediador, que tem que ter acima de tudo uma empatia e uma psicologia comportamental no sentido de ser muito humano com as pessoas, mostrando-se firme sem ser rude, simpático, e demonstrando e gerando confiança nas pessoas. A atuação dos atores é perfeita e muito convincente, inicialmente até pensei que fosse real, mas o principio da confidencialidade não permite a gravação e transcrição do que foi dito, bem como levar ao conhecimento de outros o que foi exposto. A oficina é uma aula de mediação e uma referência importante no estudo da mesma.
Ijuí, 29 de novembro de 2018

Outros materiais