Buscar

Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior

Prévia do material em texto

Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A razão era vista como luz e esclarecimento, enquanto que na ótica frankfurtiana, teria se tornado ferramenta nas mãos dos detentores que controlavam a ciência e a técnica. Em qual movimento alcançou-se o ápice da confiança no poder emancipatório da razão?
Escolha uma:
a. Histórico-social. 
b. Iluminismo. 
c. Positivismo. 
d. Social. 
e. Progressista. 
Feedback
A resposta correta é: Iluminismo..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O termo competência é polissêmico e engendra uma multiplicidade de entendimentos, esquemas e diferenciações. No que se refere a competência profissional, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O trinômio excelência, competência e qualidade é substituído, ou seja, são expressões que não fazem mais sentido, principalmente se tratando da educação. 
b. A competência profissional quando se fala na educação superior não se diferencia das outras modalidades da educação, ou seja, os desafios são os mesmos. 
c. A competência profissional é entendida como uma maneira produtiva de saberes semelhantes. 
d. O professor em sua profissão busca a competência profissional por meio da sua primeira formação, isto é, apenas sua graduação, sem dar continuidade para aperfeiçoamento. 
e. Mobilização de forma particular pelo profissional na sua ação produtiva de um conjunto de saberes de natureza diferenciados de maneira a gerar resultados reconhecidos individual, coletivo e socialmente. 
Feedback
A resposta correta é: Mobilização de forma particular pelo profissional na sua ação produtiva de um conjunto de saberes de natureza diferenciados de maneira a gerar resultados reconhecidos individual, coletivo e socialmente..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A transmissão de conteúdos por parte do professor , autoridade máxima e inquestionável no processo de ensino-aprendizagem que leva o educando a desenvolver suas potencialidades e se realizar plenamente como pessoa é uma tendência tradicional realçado no ensino. No entanto outras características são presentes nessa tendência realçado também no ensino. Marque a alternativa que corresponde essas características.
Escolha uma:
a. progressista e universitária. 
b. humanista e desenvolmentistas. 
c. progressista e desenvolmentistas. 
d. liberalista e tradicionalita. 
e. humanista e universalista. 
Feedback
A resposta correta é: humanista e universalista..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para Araújo (2012) de maneira geral as tendências libertadora e libertária possuem em comum o antiautoritarismo. Ficam explícitas nessas tendências pedagógicas, as críticas feitas ao modelo de educação implantado sob o viés ideológico do capitalismo liberal, sobretudo em sua versão atual, ou seja, neoliberal. A importância de um conhecimento vinculado à realidade social e, por isso, capaz de fomentar transformações nas formas como todo o sistema de vida está organizado. Escolha a assertiva abaixo que, segundo Frigotto apud Araújo (2012) são os requisitos necessários para a luta contra-hegemônica, as organizações políticas e sindicais que se articulam com os interesses de classe trabalhadora:
Escolha uma:
a. conhecimento científico e a informação crítica são algo fundamental para suas lutas; 
b. conhecimento filosófico e a informação crítica são algo fundamental para suas conquistas; 
c. conhecimento científico e a pensamento crítico são algo secundarias para suas reinvindicações. 
d. conhecimento científico e a informação dada pelo senso comum são algo fundamental para suas reinvindicações; 
e. conhecimento técnico e a informação crítica são algo secundarias para suas lutas; 
Feedback
A resposta correta é: conhecimento científico e a informação crítica são algo fundamental para suas lutas;.
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Araújo (2012) afirma que, no cenário da educação brasileira três são as tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. De maneira geral as tendências libertadora e libertária possuem em comum o antiautoritarismo, a valorização da experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica. Escolha entre as assertivas abaixo, a que melhor represente o pensamento das tendências libertadora e libertária segundo Araújo:
Escolha uma:
a. O ensino é formal é extremamente desvalorizado, surgindo daí toda uma reflexão acerca dos conteúdos de ensino a serem ofertados, dos métodos de ensino utilizados, bem como da relação entre docentes e discentes; 
b. O ensino não formal é extremamente valorizado, surgindo daí toda uma reflexão acerca dos conteúdos de ensino a serem ofertados, dos métodos de ensino utilizados, bem como da relação entre docentes e discentes. 
c. O ensino é formal é extremamente valorizado, surgindo daí toda uma reflexão acerca dos conteúdos de ensino a serem ofertados, das avaliações do ensino a serem utilizados, bem como da relação entre docentes e familiares dos discentes; 
d. O ensino é formal é extremamente valorizado, surgindo daí toda uma reflexão acerca dos conteúdos de ensino a serem ofertados, dos métodos de ensino utilizados, bem como da relação entre escola e sociedade; 
e. O ensino não formal é extremamente desvalorizado, surgindo daí toda uma reflexão acerca dos conteúdos de ensino a serem ofertados, dos métodos de ensino utilizados, bem como da relação entre docentes e discentes; 
Feedback
A resposta correta é: O ensino não formal é extremamente valorizado, surgindo daí toda uma reflexão acerca dos conteúdos de ensino a serem ofertados, dos métodos de ensino utilizados, bem como da relação entre docentes e discentes..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Araújo (2012) afirma que o trinômio excelência, competência e qualidade constitui algo de natureza insubstituível para qualquer empreendimento e, na educação superior, tais noções adquirem um valor ainda maior. O próprio termo competência é polissêmico e engendra uma multiplicidade de entendimentos, esquemas e diferenciações. Paiva, citado por Araújo, define o que vem a ser competência. Escolha a assertiva abaixo que apresenta essa definição:
Escolha uma:
a. Mobilização de forma coletiva pelo profissional na sua ação produtiva de um conjunto de saberes de natureza única. 
b. Mobilização de forma particular pelo profissional na sua ação produtiva de um conjunto de saberes de natureza diferenciados; 
c. construção de forma única pelo profissional na sua ação produtiva de um conjunto de experiências próprias; 
d. união de forma coletiva pelo profissional na sua ação produtiva de um conjunto de saberes de natureza diferenciados; 
e. Mobilização de forma particular pelo profissional na sua ação especulativa de um conjunto de saberes de natureza diferenciados; 
Feedback
A resposta correta é: Mobilização de forma particular pelo profissional na sua ação produtiva de um conjunto de saberes de natureza diferenciados;.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Araújo (2012) a formação do indivíduo no ensino superior precisa possuir como premissa básica a noção de sistema, de integração, de complexidade, ou seja, o que se quer ao estabelecer um ciclo básico (cultura humanística, cultura artística e cultura científica) é uma formação integral, uma preparação que forme intelectualmente, tecnicamente e possibilite a excelência naquilo que se faz e no que se é. Assim sendo, essas propostas e mudanças ocorridas no sistema educacional apontam, sobretudo, para novas perspectivas quanto ao futuro da educação brasileira. Araújo aponta algumas formas de buscar construir o futuro da educação. Escolha a assertiva abaixo que apresenta essas formas sugeridas por Araújo:
Escolha uma:
a. Evidentemente que esse futuro, e em qualquer projeção que se faça do mesmo, a educação deve merecer destaque, deve ser antecedido por debates, encontros,seminários, simpósios, enfim, discussões onde todos os cidadãos, especialmente educadores e educadoras, tentem responder a indagações fundamentais; 
b. a previsão desse futuro, e em qualquer projeção que se faça do mesmo, a educação deve merecer destaque, deve ser antecedido por debates, encontros, seminários, simpósios, enfim, discussões onde o governo, especialmente o MEC, tentem responder a indagações fundamentais; 
c. prevendo esse futuro, e em qualquer projeção que se faça do mesmo, a educação deve ser secundaria, deve ser antecedido por debates, encontros, seminários, simpósios, enfim, discussões onde todos os cidadãos, especialmente educadores e educadoras, tentem responder a indagações fundamentais; 
d. possivelmente que esse futuro, e em qualquer projeção que se faça do mesmo, a educação deve merecer destaque, deve ser antecedido por decisões governamentais, enfim, discussões onde todos os cidadãos, especialmente educadores e educadoras, aceitem as decisões do governo; 
e. Evidentemente que esse futuro, e em qualquer projeção que se faça do mesmo, a educação desse ser tratada como secundaria, deve ser antecedido por debates, encontros, seminários, simpósios, enfim, discussões onde todos os cidadãos, especialmente educadores e educadoras, determinem os caminhos a serem seguidos. 
Feedback
A resposta correta é: Evidentemente que esse futuro, e em qualquer projeção que se faça do mesmo, a educação deve merecer destaque, deve ser antecedido por debates, encontros, seminários, simpósios, enfim, discussões onde todos os cidadãos, especialmente educadores e educadoras, tentem responder a indagações fundamentais;.
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O capítulo IV da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96) trata da educação superior e suas especificidades. É importante destacar que por educação superior se deve entender, do ponto de vista da legislação brasileira, não apenas os conhecidos cursos de graduação. Segundo o Art. 44, inciso III, ela abrangerá os seguintes cursos e programas:
Escolha uma:
a. de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado, doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de segundo grau e que atendam às exigências das instituições de ensino; 
b. de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado, doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino; 
c. de pós-graduação, compreendendo programas de graduação, mestrado, doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos livres e que atendam às exigências das instituições de ensino; 
d. de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado, doutorado, cursos de especialização, extensão, cursos livres e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino; 
e. de graduação, compreendendo programas de mestrado, doutorado, cursos de especialização, extensão, abertos a candidatos diplomados em cursos de pós-graduação e que atendam às exigências do MEC. 
Feedback
A resposta correta é: de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado, doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino;.
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O capítulo IV da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB trata da educação superior e suas especificidades. É importante destacar que por educação superior se deve entender, do ponto de vista da legislação brasileira, não apenas os conhecidos cursos de graduação. Segundo o Art. 44, ela abrangerá os seguintes cursos e programas. Escolha a assertiva abaixo que relaciona os cursos e programas previstos no Art. 44:
Escolha uma:
a. não sequenciais por campo de saber; de graduação; de pós-graduação e de Doutorado; 
b. sequenciais por disciplina; de graduação; de pós-graduação e de extensão; 
c. sequenciais por campo de saber; de graduação; de pós-graduação e de extensão; 
d. sequenciais por disciplina; de graduação; de pós-graduação e de cursos livres. 
e. sequenciais por campo de saber; de graduação; de pós-graduação e de Mestrado; 
Feedback
A resposta correta é: sequenciais por campo de saber; de graduação; de pós-graduação e de extensão;.
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Araújo (2012) a Escola de Frankfurt é responsável pela produção da chamada Teoria Crítica, que, congregando a partir do início do século XX pensadores com origens intelectuais e influências teóricas distintas, passaram a analisar os efeitos para a humanidade do projeto emancipador da filosofia iluminista. A razão, que na perspectiva iluminista, era vista como luz e esclarecimento, na ótica frankfurtiana, teria se obscurecido e se tornado ferramenta nas mãos dos detentores do capital que, por sua vez, controlavam a ciência e a técnica. Escolha a assertiva abaixo que melhor represente no que se transformou a filosofia iluminista a partir da Escola de Frankfurt:
Escolha uma:
a. o projeto emancipatório da filosofia das luzes se transformou em uma ideologia, em uma forma de dominação do capital sobre o homem. 
b. o projeto emancipatório da filosofia das luzes se transformou em uma ideologia, em uma forma de instrumentalização do homem pelo homem; 
c. o projeto emancipatório da filosofia das luzes se transformou em uma contra-ideologia, em uma forma de instrumentalização do homem pelo homem; 
d. o projeto emancipatório da filosofia das luzes se transformou em uma mitologia, em uma forma de dominação do homem pelo homem; 
e. o projeto emancipatório da filosofia das luzes se transformou em uma prática, em uma forma de instrumentalização da opressão do homem; 
Feedback
A resposta correta é: o projeto emancipatório da filosofia das luzes se transformou em uma ideologia, em uma forma de instrumentalização do homem pelo homem;.

Outros materiais