Buscar

Mediação e Arbitragem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que significa mediação? Resolução de conflitos 
Mediação significa a resolução de conflitos, em casos nos quais não existe a condição de adversários, em que o profissional neutro e devidamente capacitado auxilia as partes a encontrarem seus verdadeiros interesses e a preservá-los.
O que NÃO existe na mediação? Imposição de sentenças.
Na mediação, não existe imposição de sentenças ou laudo. Nesse acordo, feito de uma maneira criativa, as duas partes ganham.
O que os preceitos da mediação envolvem? Conhecimentos e ensinamentos.
Os preceitos da mediação envolvem conhecimentos e ensinamentos multidisciplinares.
O que o mediador deve fazer? Ter ciência de que a necessidade da mediação é fruto da incapacidade das duas partes resolverem seus conflitos.
O mediador deve ter ciência de que a necessidade da mediação é fruto da incapacidade das duas partes resolverem seus conflitos sem a ajuda de um terceiro.
Quem é o cliente da mediação? Um indivíduo capaz de decidir e que deseja preservar seu relacionamento com a outra parte.
O cliente da mediação é um indivíduo capaz de decidir e que deseja preservar seu relacionamento com a outra parte. O que prevalece é o desejo de tomar decisões que contemplem e satisfaçam os interessados.
Com relação aos procedimentos da mediação, analise e escolha alternativa correta: Dentre os princípios da mediação, nenhum dos participantes será obrigado a continuar em procedimento de mediação.
Nenhum dos participantes, ou seja, nenhuma das partes envolvidas, poderá ser obrigado a permanecer em procedimento de mediação.
Analise as alternativas apresentadas e escolha, entre elas, a correta: O convite para o processo de mediação será recusado ou rejeitado se não retornar dentro do prazo estipulado de até 30 dias a partir da data do seu recebimento.
Leia com atenção as afirmativas referentes à previsão contratual de mediação exposta no art. 22 da Lei nº 13.140/2015 e indique a alternativa correta: A previsão contratual de mediação apresentará as punições para situações de não comparecimento da parte convidada para a primeira reunião de mediação.
Sobre os procedimentos de arbitragem, analise e aponte a alternativa correta: A sentença arbitral está dentre as etapas da arbitragem. É a última fase da arbitragem. 
Analise as afirmativas que são apresentadas a seguir sobre a convenção de arbitragem e seus efeitos e escolha a correta: Os reflexos da convenção de arbitragem poderão ser positivos ou negativos.
Referente à aplicação da perícia arbitral, analise as afirmativas e indique a opção correta: A arbitragem corresponde a um processo que possui todas as garantias do procedimento judicial.
Analise as questões apresentadas e assinale a alternativa correta: No atendimento da carta arbitral, será analisado o segredo de justiça, desde que confirmada à confidencialidade prevista na arbitragem.
Com relação às práticas da convenção de arbitragem, analise as questões e assinale a alternativa correta: Através do art. 3º da Lei nº 9.307/96, os envolvidos podem sujeitar-se à solução de seus conflitos ao juízo arbitral por meio da convenção de arbitragem, assim entendida a cláusula compromissória e o compromisso arbitral.
Sobre a arbitragem, assinale a alternativa correta: A sentença que julgar lógico o pedido valerá como compromisso arbitral.
Assinale a alternativa correta sobre a diferença entre mediação e arbitragem: Uma das diferenças entre as partes é que a mediação pode ser iniciada em qualquer momento. Já, na arbitragem, só poderá ocorrer se a mesma tiver sido prevista em contrato inicial.
Pode-se afirmar que a mediação é um processo formal em que as partes conflitantes recebem o auxílio de um terceiro. Existe a possibilidade de substituição desse terceiro por uma outra figura legal. Qual seria? Um painel de pessoas. 
A mediação é regida por alguns princípios básicos estabelecidos pela Lei nº 13.140/2015. Assinale a alternativa que apresenta tais princípios. Imparcialidade do mediador, isonomia entre as partes, oralidade, informalidade, autonomia da vontade das partes, busca do consenso, confidencialidade e boa-fé.
Em alguns casos, a arbitragem pode ter como parte a Administração Pública, seja ela Direta ou Indireta. Nesses casos, de forma adicional, qual outro princípio deverá ser respeitado? Princípio da publicidade.
O processo arbitral, quando instaurado, é composto de diferentes etapas. Para que ele seja finalizado, é preciso que o relatório contenha o nome de todas as partes, o resumo da lide e os fundamentos para a decisão tomada. Além disso, como pode ser caracterizada a finalização do processo arbitral? Com a emissão da sentença.
No Brasil, existe normatização relativa tanto à arbitragem quanto à mediação. Ambas são consideradas como uma revolução na cultura brasileira, permitindo maior acesso à Justiça pela população em geral. Considerando que a arbitragem possui um caráter bem mais amplo, já que trata de relações entre particulares, qual é a sua forma mais comum de utilização? Âmbito comercial.
A audiência de conciliação não será realizada quando: ambas as partes não quiserem.
O não comparecimento injustificado à audiência de conciliação acarreta em: multa de até 2% do valor pretendido ou do valor da causa.
O réu deve ser citado com no mínimo quantos dias antes da audiência de conciliação? 20 dias.
Caso já tenha sido citado no processo, a comunicação para o autor sobre a audiência deve ser feita por meio de: intimação dirigida a seu advogado.
Onde autor e réu, respectivamente, devem informar caso não tenham interesse na audiência de conciliação? Petição Inicial e Petição Avulsa.

Outros materiais